estoque parado

6 dicas de como acabar com o estoque parado de armarinhos e confeccionistas!

16 março, 2021


11 min (tempo estimado de leitura)

Contar com o estoque parado de produtos é deixar de ganhar dinheiro. Para evitar isso, confira nossas dicas específicas para armarinhos e confeccionistas!

Algo muito comum, indiferente do setor de trabalho, é o estoque parado de produtos. Gerenciar uma empresa, sendo ela grande, média ou pequena, é algo desafiador. 

Uma boa gestão é refletida nos mais diversos setores da empresa, inclusive no estoque. Não estamos dizendo que você está fazendo errado, ou que não faz uma boa gestão do seu negócio, muito pelo contrário! 

Estamos aqui para te dar dicas de como evitar ficar com estoques desnecessários, como acabar com o estoque parado de produtos que já estão na sua loja e, consequentemente, ganhar mais dinheiro!

Para isso, separamos algumas observações bem importantes para que você possa levar em consideração na hora de efetuar uma nova compra e até mesmo fazer a gestão de estoque atual do seu armarinho ou da sua confecção. Confira!

1- Compre para o seu público alvo, não para você!

Comprar porque você gosta, ou faz o seu estilo, com certeza não é uma boa prática quando o assunto é reduzir o estoque. O que acontece frequentemente nas empresas, é a pessoa responsável pelas compras adquirir determinadas peças para vender porque ela se identificou ou até mesmo gostou do produto.

Mas isso não é uma prática saudável. Reflita: é isso que o seu público quer? É isso que ele busca quando chega a sua loja? O produto que essa pessoa comprou, tem saída? Se sim, ok! Mas se não, esta é uma possível lacuna de porque o produto não vende. 

estoque parado

Para resolver isso, há duas formas bem práticas:

  1. Analise o comportamento do seu público quando ele está na loja
    • O que ele mais procura? 
    • Quais são as cores que ele mais compra? 
    • Ele procura por estampas?
    • Ele tem preferências? Quais são?
    • Quais são os produtos mais vendidos?
    • Qual a frequência de compra?
    • O que deveria ter que hoje não tem?
    • Entre outras
  2. Fale com o seu cliente através de pesquisas:
    • Você pode fazer todas as perguntas listadas anteriormente ao seu cliente. É importante fazer as suas observações, mas peça a ele também, pois o cliente falando abre novas possibilidades de entendimento, coisa que talvez você não tenha apenas analisando sozinho.

Essas respostas vão lhe ajudar a mapear, entender e identificar o que o seu público mais deseja da sua empresa. Quais são as coisas legais que você tem, e quais são os itens que você precisa adquirir para que ele compre mais.

Além disso, identificar os gostos do seu cliente vai fazer com que o seu time realize compras muito mais assertivas, tanto no visual quanto em quantidade.

2- Comprar sem estratégia pode ser um caos e gerar um estoque parado!

Antes de sair comprando tudo o que vê, preste atenção ao seu público! Sim, o seu público vai ser sempre a base para as suas compras, e é imprescindível entender isso. 

Comprar novidades e tendências é super bacana, é importante para a sua empresa também. Mas, até que ponto? Qual deve ser a frequência dessas compras? O seu público gosta de vestir ou aderir peças de tendências só porque são tendências, ou ele prioriza o conforto, a usabilidade, a versatilidade, etc?

Analise o seu público e compre somente com uma estratégia em vista, observando as entradas e saídas desses materiais. Lembre-se de experiências anteriores e estabeleça um padrão de porcentagem adequado ao seu mix de produtos.

Afinal, para ter uma saúde financeira adequada, sem precisar “pagar para trabalhar”, é fundamental que se tenha uma estratégia. Caso contrário, cria-se um ciclo vicioso de compras sem vendas, e, cá entre nós, para pequenas empresas isso é péssimo, podendo causar até falência!

3- Controle de entrada e saída de produtos é essencial

Para evitar ter um estoque parado, antes de qualquer compra, faça uma análise de estoque: 

  • Quais são os produtos que mais vendem? 
  • Quais são os produtos que vendem menos? 
  • Quais desses tenho em estoque? 
  • Quais já estão obsoletos e são “um resto”? 
  • Quais foram as experiências com os produtos que estão em estoque hoje? 
  • Por que eles permanecem no estoque e não foram vendidos?

Fazer esses questionamentos antes de comprar novos produtos, é fundamental para acertar em uma nova compra. Ter essa noção do que entra e o que sai é muito importante. E para fazer isso, conte novamente com o seu perfil de cliente. 

Ajuste suas compras às necessidades dos clientes. Faça uma lista com base no que eles mais usam (e que você precisa ter uma quantidade segura a pronta entrega), retire o que eles não usam, e dê atenção aos produtos que eles gostariam que você tivesse que hoje não tem.

Estoque parado

4- Cuidado com as novidades e descontos em excesso

Ter novidades e poder proporcionar um desconto especial ao cliente é ótimo, e deve sim fazer parte do seu processo de vendas. No entanto, ter aquele cliente que só compra com você quando tem novidades e ainda mais quando essas novidades vêm acompanhadas de um bom desconto, não é um cliente muito saudável.

É preciso ter cuidado com esse tipo de atitude, pois ela pode comprometer o seu financeiro, acabando muitas vezes com a sua margem de lucratividade. Além disso, vender apenas o que é novidade não é o ideal, pois o que hoje é novidade amanhã pode não ser mais. E o que fazer com todo o estoque que não foi vendido?

Por isso, atenção! Novidades precisam ter e ganhar um espaço especial na sua loja, sim. Descontos podem ser dados? Sim. No entanto, esse tipo de artimanha não pode ser argumento de venda, e nem serem os principais motivos para que a venda aconteça! 

Afinal, ter esses princípios como principal estratégia de venda pode interferir e muito na sua quantidade de estoque parado, pois, caso você não dê descontos, você não vende, e caso não tenha novidades, você também não vende.

Portanto, descontos precisam ser esporádicos, pontuais, ou então como uma promoção para realizar mais vendas. Mas, jamais, os descontos em peças de novidade, ou somente as novidades em si devem ser a sua principal estratégia de venda. 

5- Falta de divulgação também aumenta o estoque parado!

A internet hoje é um dos maiores e melhores meios de contato, além de ser um aliado quando o assunto é proporcionar vendas. Deixar de divulgar seus produtos/serviços nela, é perder dinheiro.

Uma estratégia muito bacana e que gera bons resultados, principalmente em armarinhos ou lojas de confecção, é divulgar nas redes sociais fotos criativas dos produtos. Ter um link direcionando para a compra, é indispensável. Você pode direcionar para o site (caso tiver) ou para um WhatsApp da loja.

Com essa ação de divulgar os produtos que você tem à disposição, fica muito mais fácil de as pessoas encontrarem a sua loja. Além disso, é possível divulgar as novidades, convidar para uma visita a loja, e até mesmo vender aqueles produtos que estão parados no estoque há algum tempo com uma promoção especial.

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6- Trabalhe com inovação e personalização

Inove e personalize! Essa é a dica de ouro para evitar ficar com estoque parado. Os confeccionistas podem aderir à personalização de produtos de modo que vão agregar valor aos produtos. 

Mas não é uma simples personalização de um bordado, por exemplo. Hoje em dia ficou muito em alta as grifes dentro das empresas e um exemplo claro disso são os consultórios odontológicos. 

Muitos consultórios estão aderindo às suas próprias grifes, criando modelos, cores, bordados, detalhes, gorros, entre outros itens, personalizados única e exclusivamente para eles. 

Fazendo esse tipo de trabalho, a empresa consegue trabalhar com vendas antecipadas e garantidas. Além disso, é possível desenvolver um trabalho único para cada empresa, o que valoriza e muito na precificação também.

Para realizar esse tipo de venda, é preciso estar aberto ao mercado, buscar inspirações e inovar. É preciso “sair da zona de conforto” e ir além.

Estoque parado

Agora que você já sabe algumas formas para evitar ficar com o estoque parado, veja dicas do que fazer para vender o que já está aí estocado!

1- Considere fazer combos

As pessoas adoram combos com preços especiais! Para isso, monte kits com maior e menor quantidade de itens. Misture peças/itens novos com aqueles que estão parados em estoque. 

Você pode fazer aquela jogada “De R$ XX – Por R$ XX”, e pra isso não precisa jogar o valor lá embaixo. Agregue valor aos seus produtos e certamente eles sairão do seu estoque!

2- Faça divulgações em formatos diferentes

Quando um produto está parado no estoque, busque uma forma de divulgar ele de maneira diferente. Faça novas fotos, em lugares diferentes, com aplicações diferentes, com outras peças combinando. 

Para fazer uma foto diferenciada de armarinho, combine itens que estão no estoque e que podem ser usados para fazer uma mesma confecção. Use itens que combinam entre si, com alguns itens decorativos ao lado. Dê vida, torne a foto real. 

3- Invista em uma campanha de vendas

Por fim, se você não destinar todas as ações realizadas para as vendas, de nada adianta. Utilize todas as ferramentas possíveis para divulgar as criações que você fez nos últimos passos. 

Dedique tempo para realizar as publicações, dar retornos e responder as pessoas que entrarem em contato com a sua empresa. Caso seja possível, destine uma pessoa para que cuide disso!

 

E então, gostou das nossas dicas? Elas fazem sentido para evitar e acabar com o estoque parado?! Continue acompanhando nossas redes sociais para ver mais conteúdos como este!


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