Concjunto de calcinha e sutiã em renda na cor cinza

Como usar sutiã: dicas para acertar na escolha da peça

14 julho, 2022


13 min (tempo estimado de leitura)

Você tem dúvida de como usar sutiã com determinadas peças de roupas? Confira as dicas nesse conteúdo!

Por ser algo tão natural, normalmente nem pensamos ou nos questionamos se estamos vestindo o sutiã de forma correta. O padrão é deixar a peça justa o suficiente para garantir a sustentação, mas nem sempre isso é feito da forma certa. 

Por isso, preparamos esse conteúdo com várias dicas – desde a escolha do sutiã até a forma de utilização. Continue a leitura! 

Mas afinal, como usar sutiã da forma certa?

A principal função de um sutiã é sustentar os seios, oferecendo conforto, segurança e aspecto harmônico com o restante do corpo.  Mas isso não quer dizer apenas que você deve encontrar o tamanho certo, é preciso prestar atenção a alguns detalhes fundamentais e que fazem toda a diferença no resultado final, e que podem inclusive prejudicar a saúde mais tarde.

Existem algumas dicas básicas, como nunca apertar demais o fecho de um sutiã novo, pois com o tempo o tecido pode ceder. Também o cuidado com o ajuste das hastes, para que não fiquem sobrando, nem apertem os seios. 

Mas, nesse conteúdo, nos aprofundamos no assunto e trouxemos em detalhes dicas que vão desde a compra da peça até a melhor maneira de vesti-la. 

Mulher no conforto do quarto usando calcinha e sutiã preto

Escolha o tamanho correto do sutiã

O momento de escolher o sutiã correto é bem delicado, porque nem sempre o tamanho do bojo é o mesmo número do resto do corpo da peça. Por exemplo, você pode ter um corpo um pouco maior e os seios menores, ou ao contrário. 

Então é importante saber esta definição na hora de comprar. Usar um sutiã errado pode mudar a anatomia dos seios, e também não garantir sustentação necessária, trazendo dores nas costas, nos ombros e outros incômodos indesejáveis. 

A primeira coisa que você precisa determinar é o número do sutiã e da taça. A numeração varia de 38 a 60 e a taça vai da letra A até a D. Se você comprar uma taça menor que o seu tamanho, consequentemente aparentará que o sutiã é menor que seus seios.

Se for um tamanho maior, não vai ter a função a que se propõe, pois pode ficar sobrando peça na parte da frente, de forma desajustada. 

Faça o ajuste nas alças

A regulagem das alças do sutiã precisa estar simétrica, ou seja, igual dos dois lados. Além disso, é ideal deixar um espaço de cerca de dois dedos entre a alça e o ombro. Teste a melhor regulagem para que não fique nem apertado e nem frouxo no seu corpo.  

Além disso, entender qual a largura da alça para seu corpo é muito importante. Como as alças são responsáveis por parte da sustentação adequada, se for muito estreita vai ficar marcado e machucando no ombro. Se for muito larga, vai ficar desproporcional ao seu tamanho. 

As alças mais largas são ideais para quem tem seios maiores e, por isso, precisa de peças que ofereçam mais sustentação. Enquanto que as alças mais estreitas podem ser usadas por quem tem seios pequenos ou médios, e também em peças com detalhes diferenciados. 

O natural é fazer o ajuste final das alças do sutiã com ele no corpo, mas o ideal é que antes de vestir, você faça as adequações que achar necessárias para o seu corpo.

Mulher loura usando calcinha e sutiã branco de alça larga

Ajuste os seios no sutiã

Quando a peça é pequena demais, normalmente sobra nas laterais e, se for muito grande, não faz com eficiência o seu papel que é de sustentação. Então, para ajustar os seios no tamanho do sutiã correto, encaixe eles no bojo. Você deverá puxar para cima de forma que fiquem justamente dentro dos bojos. 

Tenha cuidado para que o aro do sutiã não fique no meio dos seios, se isso acontecer, é sinal que este número está pequeno demais para você.  Se a peça for muito grande, fica sobrando e saindo do lugar quando a mulher se movimenta. Além de desconfortável, também marca a roupa.

Os sutiãs com aro servem para sustentar e marcar a posição correta onde começa o seio. É importante que o aro seja bem localizado, sem apertar as laterais. O conforto e a sustentação devem andar juntos.

Já para saber se o sutiã está dando a sustentação necessária aos seios, observe se a base está reta nas costas. Quando fica subindo na lateral ou no centro, é porque o tamanho está errado ou este não é o melhor modelo para você.

As laterais do sutiã também são muito importantes, principalmente para quem tem seios grandes. As bases mais largas e firmes dão maior sustentação, assim como o fecho, que deve ter dois a três ganchos. 

Mulher jovem e negra usando calcinha e sutiã na cor nude

Vista o sutiã da melhor maneira

Cada pessoa tem uma maneira particular de vestir o sutiã. Há quem coloque ele virado para abotoar na frente e depois, gire para pôr no lugar certo. E também há quem vista ele com o bojo quase no pescoço para ficar mais fácil de fechar atrás e depois colocar no lugar, ou ainda quem deixe ele perfeitamente no lugar e consiga fechar atrás.

Para ter certeza se o sutiã é apropriado para você, faça o seguinte: vista ele, curve-se para a frente e coloque os seios dentro do sutiã. Fique reta novamente e ajuste o sutiã verificando a altura correta das alças. 

Mulher magra jovem vestindo calcinha e sutiã vermelho

Como escolher bons sutiãs?

Criado em 1914, o sutiã nunca mais saiu do guarda roupa das mulheres. É uma peça universal, por isso tem vários formatos, tamanhos e modelos que se adaptam aos mais diversos looks.  É correto afirmar que para cada roupa, existe um sutiã ideal e também um sutiã ideal para cada corpo.

A peça precisa vestir bem, assim como as roupas. Tanto nas medidas das costas quanto na medida do peito, porque existe uma grande variação de biotipos e você precisa escolher o melhor modelo de acordo com o seu tipo de corpo.  Uma pessoa com as costas largas e pouco peito não pode usar o mesmo tamanho de sutiã de alguém que tenha as costas estreitas, mas seios grandes. 

Para acertar na compra, o ideal é medir as costas, logo abaixo dos seios, e o peito, na altura do bico, isso vai indicar o tamanho do sutiã. Desta forma, a numeração vai identificar o tamanho das costas e a letra, o tamanho dos seios. 

Com relação aos melhores tecidos para sutiã, os mais indicados são os de algodão ou microfibra, porque o tecido mamário precisa respirar. Se você usar o sutiã de forma errada por um longo tempo, a pele vai perdendo o tônus muscular e pode acelerar o processo de flacidez.

Já a peça que oferece a melhor sustentação é aquela que tem a base mais forte, as laterais mais largas e um cós reforçado. Além disso, a alça larga também garante mais sustentação e evita que marque ou machuque os ombros. 

Evite peças com costuras sobre os seios, para não marcar ou cortar as mamas, causando uma parada de circulação linfática. Você deve ter uma atenção especial aos sutiãs tomara que caia, pois alguns tem uma marcação muito forte no acabamento superior, forçando os seios para baixo.

Mulher jovem bonita usando calcinha e sutiã amarelo

Cuidado com o sutiã apertado

Se você é daquelas mulheres que adoram o sutiã mais apertado no dia a dia, precisa saber de alguns problemas que esta prática pode causar para a saúde.

A peça é muito mais do que um item de moda, o sutiã deve trazer conforto e segurança, além da beleza e charme que já é tradicional. Ele deve servir perfeitamente para quem veste.

Para identificar se você errou no tamanho da peça existem alguns indícios:  

  • O sutiã fica subindo nas costas
  • A peça tem deixado marcas
  • Está machucando os ombros

Se você se identificou com algum destes problemas, é hora de ligar o alerta. Um sutiã apertado traz vários problemas, principalmente para quem faz uso há muito tempo. Entre eles:

  • Postura errada
  • Movimentos limitados
  • Alteração no movimento natural da coluna

mulher bonita deitada na cama usando conjunto de calcinha e sutiã vermelho

Os cuidados ao usar sutiã com bojo

Depois que surgiu o sutiã com bojo, a grande maioria das mulheres, especialmente as que tem seios menores, aderiu a esse tipo de peça e usa diariamente. Mas existem alguns cuidados que precisamos ter a usar diariamente. 

Este tipo de peça acaba esquentando demais a mama, por conta de sua espessura. E, com o passar do tempo, essa transpiração excessiva dos seios, pode fazer com que eles percam o tônus muscular, causando a flacidez da mama. Por isso, a orientação é que bojo e enchimento devem ser usados com moderação.

Materiais de qualidade fazem as melhores peças

Independente do modelo de sutiã mais adequado para você, o diferencial sempre será na qualidade dos aviamentos usados na sua confecção. 

O conforto das peças é uma tendência que está sempre na moda. A chave neste aspecto é apostar em produtos e aviamentos que proporcionam a sustentação necessária de forma confortável. 

As alças do sutiã são responsáveis pela sustentação dos seios e, por isso, devem ser muito resistentes, não desfiar nem esgaçar. Para peças que exigem boa elasticidade e durabilidade, a alça Cactus da Zanotti é a mais indicada. Sua composição é de poliamida e elastano e está disponível em quatro larguras, 7, 10, 13 e 18 mm, e uma ampla variedade de cores.

Já a Papiro é uma ótima opção para as peças mais básicas que exigem conforto.  Esta alça elástica é feita de poliéster e elastodieno, o que garante um bom acabamento. A alça Papiro está disponível nas larguras 10 e 13 mm e possui uma cartela de cores diversificada, permitindo uma maior variedade na hora de confeccionar suas peças.

Para evitar que os tecidos desfiem, são utilizados bicos, que podem ser lisos ou cheios de detalhes, para trazer um toque diferenciado e charme às peças. 

Nas coleções de sutiãs ou bodys, a indicação é usar o bico Primavera 12.  Ele é ideal para dar aquele acabamento discreto, delicado e diferenciado nas bases. Temos mais de 50 cores para você escolher.

Outro produto indicado para sua confecção de sutiãs, é o Sagrado 12. Com os detalhes arredondados nas bordas, ele cria um visual diferenciado nas peças. Este produto está disponível em mais de 25 cores.

Você também precisa contar com os elásticos de base para garantir a sustentação na parte inferior das peças. Em nosso mix você encontra opções como a Agave 11 e a Coiote 13, além das diversas possibilidades dos nossos elásticos de domínio público

Mulher dona de casa bonita sentada na mesa vestindo sutiã e calcinha preta

O que achou das nossas dicas? Saber como usar sutiã e também os principais materiais usados na sua confecção é fundamental para acertar na escolha, seja você uma profissional da indústria têxtil ou uma consumidora. 

Em nosso blog você tem acesso a muitos outros materiais relacionados a tendências e dicas e confecção. E no nosso catálogo digital, confere nosso mix de produtos completo!

montagem para anunciar o catálogo 2022, com o novo mix de produtos da Zanotti


Deixe um comentário