Mulher jovem ruiva usando um sutiã de renda preta mostrando como usar a lingerie certa

Como escolher a lingerie certa para cada look

12 julho, 2022


15 min (tempo estimado de leitura)

Cada vez mais as tendências de moda estão apostando em peças diferentes, com decotes e recortes diversificados. Confira no conteúdo qual é a lingerie certa para cada look. 

Qual a mulher que nunca ousou com um vestido mais decotado, blusas com recortes nas laterais ou nas costas, rendas, ou uma calça branca justa? É esse o momento de buscar uma lingerie certa que combine ou seja discreta, e que muitas vezes não se encontra na sua gaveta. O que fazer nesses casos?

Neste conteúdo, vamos trazer dicas para você entender quais lingeries usar com cada modelo de roupa e não errar na produção. Esse cuidado evita que as peças fiquem marcadas na roupa ou a alça do sutiã apareça, por exemplo. Continue a leitura! 

O papel da lingerie no look

A lingerie certa é a parte importante dentro do look que você vai vestir. Em algumas situações, elas vão ficar discretas, imperceptíveis, mas em outros momentos, elas serão a cereja do bolo, a peça destaque do seu look. Além disso, cada vez mais as mulheres estão apostando em lingeries para compor looks de festa, ressaltando essas peças.

Enquanto algumas sentem mais vontade em evidenciar as peças de moda íntima nas composições, outras preferem usá-las de forma mais discreta. Outro ponto que está em alta é o uso de camisetas, blusas e vestidos sem sutiã.

Muitas mulheres preferem sair sem sutiã para não ficar aparente no look que escolheram. O conforto também faz parte dessa decisão, pois não usar sutiãs pode ressaltar o sentimento de liberdade e leveza nos looks. Mas há quem não consiga sair de casa sem as peças. 

A maioria dos casos é por questão de hábito. Algumas mulheres não conseguem se sentir bem sem lingerie, seja porque essa peça garante mais sustentação ao peito ou pelo uso de roupas que marcam demais. O motivo de você optar por não abrir mão da lingerie não importa, o importante é se sentir bem com o que está usando.

Atualmente existem inúmeros modelos de lingeries, com diversas formas, tecidos e cores que cada vez mais se adaptam às diversas modelagens e estilos de roupas justamente para que você não precise abrir mão desse item ao se vestir.

Ainda existem tamanhos e formatos de moda íntima que combinam melhor para cada biotipo. É importante saber o que mais se adapta ao seu corpo, ao seu estilo e, claro, que faça você se sentir bem e se adeque com a roupa que você está usando. 

Pensando neste sentido de bemestar, vamos descrever algumas opções de lingerie para usar com looks do dia a dia ou especiais, sem prejudicar o resultado final.

Calça ou saia de cintura alta

Como os modelos cintura alta voltaram com força total, é importante também saber qual lingerie usar para não marcar o look. E isso vai depender principalmente do tecido usado na confecção da peça. O jeans, por exemplo, é um tecido mais encorpado e não costuma exigir muita preocupação, exceto se for bem justo.

Para este look, o ideal é usar calcinhas de cintura alta para ajudar a afinar a cintura. No caso das calças mais justas, a calcinha de cintura alta feita com um elástico apropriado e com maior sustentação ajuda a modelar a peça no corpo e proporcionar mais conforto.

Já para peças com tecidos mais leves, a calcinha de cintura alta não deixa que a lingerie marque sob a roupa. Nestes casos, também é interessante optar por uma cor nude, independentemente da cor da saia ou calça, pois sempre acaba ficando mais discreto.

Ainda há casos em que o body pode ser usado, pois, por ser uma peça clássica, dependendo da composição também pode ser usado com roupas de cintura alta.

menina de mini saia de couro mostrando como usar a lingerie certa com o look

A lingerie certa para looks com top cropped, blusas de alcinhas e tomara que caia

Quando chega o verão, é natural que optemos por roupas mais curtas, que deixem as pernas, braços e barriga aparentes. Por exemplo, no verão 2021/22 você certamente reparou que os croppeds estão com tudo, não é mesmo?

Para usar com regatas, blusinha nula mangas, vestidos ou blusas de alcinha ou mesmo blusas tomara que caia, a melhor opção são os sutiãs denominados tomara que caia. Opte em não sair por aí com a alça do sutiã aparecendo, a menos que o objetivo seja dar destaque a uma peça com detalhes diferenciados!

Os sutiãs sem alça não podem faltar no nosso guarda roupa, já que principalmente no verão usamos mais este tipo de peça. 

Já os tops cropped, podem ser usados com sutiãs normais, se a peça não possuir muitos recortes e decote nas costas, por exemplo. Apenas é preciso ter cuidado para que o sutiã não seja maior que a peça principal, como no caso dos bralettes. Geralmente o cropped é mais curto, decotado e precisa de uma atenção na hora de escolher o sutiã. 

Se ficar insegura, use o sutiã tomara que caia. No caso do sutiã sem alça, tenha cuidado de estar bem fechado atrás e bem seguro, para não precisar ficar puxando para cima a qualquer movimento. 

Para os sutiãs tomara que caia, preste atenção no elástico de base: nesses casos, esse é o elástico responsável por garantir que a peça fique no lugar adequado. Por isso é importante que esse artigo seja de extrema qualidade.

O tamanho do bojo deve ser adequado ao seu busto, para que fique confortável e seguro. Tudo isso começa pela escolha de peças que tenham sido confeccionadas com aviamentos de qualidade, do tecido, as rendas, o elástico, o bojo e ganchos para fechar. 

Para a confecção, um elástico ideal para usar na base deste modelo de sutiã, que garanta o conforto e a segurança, é o Ágave 11. Tem largura de 11 mm e oferece sustentação necessária para que a peça não fique caindo. 

Jovem usando cropped a beira do lago com a lingerie certa para o look

Blusas ou vestidos com as costas nuas

Você foi convidada para aquela festa maravilhosa, seja casamento, formatura ou aniversário e pretende usar um vestido com decote profundo nas costas. Nesse caso, qual é a melhor lingerie?

Existe uma solução que tem sido o “salvador da pátria” nestes casos. O sutiã adesivo. Ele funciona muito bem, desde que seja feito com material de qualidade e que cumpra com o seu propósito de sustentação.

Mas alguns cuidados precisam ser tomados antes de usar este modelo de sutiã. O primeiro é preparar a pele para receber o adesivo. Com isso, além de aumentar a durabilidade da peça, também garante que fique fixo ao corpo, pelo tempo que precisar. 

Lave, seque bem e não passe nenhum tipo de produto na região dos seios.  

Uma forma de ter maior segurança na hora de usar este sutiã, é escolher o modelo certo. Procure por uma peça de qualidade e que seja hipoalergênica, para evitar problemas futuros com a cola. 

Outro detalhe importante é estudar o seu biotipo, como o tamanho dos seios. Os mais avantajados se adaptam melhor aos sutiãs que são prolongados até as costelas. Já os seios pequenos se adequam a modelos que oferecem uma sustentação menor. 

mulher jovem andando rumo ao forte da praia com vestido aberto nas costas most6rando como usar a lingerie certa para o look

 Qual sutiã usar com decote profundo?

Seja no verão ou inverno, os decotes profundos sempre estão em alta. Eles aparecem em vestidos, blusas, macacões, entre outras peças. Sozinhos no verão ou acompanhados de blazer no inverno, os decotes avantajados oferecem sensualidade às mulheres, mas sempre vem acompanhados de uma preocupação: que modelo de sutiã usar?

As confecções já têm se atentado a estas questões e criaram modelos que se adaptam tranquilamente a estes decotes mais profundos. São sutiãs que também possuem decotes mais avantajados, para mulheres que não abrem mão do sutiã, ou também para os casos em que a roupa não tem bojo. 

Geralmente as blusas e vestidos valorizam mais o colo feminino e os modelos tradicionais de sutiã acabam ficando à vista, prejudicando a imagem do look no geral. 

Já se você não quiser cometer este erro, tenha em seu guarda-roupa pelo menos um sutiã com decote profundo para usar com estas roupas. No entanto, dê preferência para a cor nude, que pode ser usada com roupas de qualquer outra cor, sem chamar a atenção.

Outro cuidado que você deve ter na hora de comprar é observar a sustentação e o conforto da peça, pois de nada adianta ter um look lindo se estiver desconfortável.

Mulher jovem com vestido verde com uma rosa na boca mostrando como usar a lingerie certa

Qual a lingerie certa para usar com vestido?

Na hora de escolher a lingerie perfeita para o seu vestido, é importante considerar o modelo da peça. É mais justo? Ou feito de um tecido leve e fino? Para evitar que a calcinha marque no look, por exemplo, temos algumas dicas. 

Para a mulher que tem uma silhueta alongada e o corpo retangular, deve apostar em uma dental, de cintura alta. Desta forma ficará sem marcação nenhuma na região da cintura, permitindo que você use roupas justas sem ficar indiscreto.

Já para mulheres com curvas mais acentuadas, a indicação é usar um body. Além de definir melhor o corpo, de maneira elegante e uniforme, ainda valoriza os seios, dando sustentação.

Os vestidos decotados pedem peças mais discretas que não interfiram no recorte. Para isso, existem modelos de sutiã que supervalorizam este detalhe, o ponto alto da sua produção.

Outra peça de lingerie que valoriza o vestido com decote, é a bermuda de cintura alta, como a calcinha, mas em um tamanho maior. Ela esconde pequenas imperfeições no bumbum e nas coxas e não marca o culote.  

Para confeccionar este tipo de peça, a indicação são os elásticos modeladores, como a Galena da Zanotti, que tem uma largura de 180 a 250mm. Esse elástico é aplicado sobre o abdômen para ajudar a modelar e deixar o corpo mais curvilíneo.

Para os vestidos transparentes, o ideal é vestir um conjunto básico para aparecer por baixo dos vestidos com bordados e pedrarias, como calcinhas, hot pants por exemplo, e sutiãs de bojo liso.

Já se o vestido for transparente, porém sem nenhum detalhe, a indicação é usar um sutiã de bojo estruturado, de renda, mais comprido, estilo cropped. Este tipo de sutiã pode ser produzido com a renda Olívia 18 da Zanotti, com as alças do elástico Primavera 12. 

Mulher jovem magra usando um vestido discreto mostrando como usar a lingerie certa com esta peça

Blusa transparente ou cavada

Estes tipos de blusa, assim como os vestidos transparentes, devem ser usados em eventos informais. Assim, é possível caprichar no sutiã, com renda, bordado e bem estruturado.

Vale apostar em peças com estampas, com contraste de cor e nas rendas.  A indicação é usar a mesma estrutura de sutiã para camisetas mais cavadas na lateral. Use e abuse das rendas mais largas, em cores ou com bordados diferentes. Se é para aparecer, que seja com estilo e charme.

Menina moça de chapéu e blusa transparente usando a lingerie certa para este look

Roupas justas

Qualquer que seja a peça que você vai usar, seja vestido, saia ou calça, a opção de lingerie é sempre a mais discreta possível, que não marque e não fique à mostra. Nestes casos, escolha sempre lingeries de microfibra, como a calcinha fio dental sem costuras, babados ou muitos detalhes.

O elástico debrum também tem um papel importante para que as peças não marquem. Na confecção, procure priorizar modelos como o Malva 16 e o Flamboyant 16, que não deixam a peça marcar na roupa.

O sutiã deve ser com bojo e sem detalhes que criem volume sobre a blusa. Enfim, se você não quiser chamar a atenção, opte por peças discretas e leves, na cor nude, que com certeza, vai oferecer segurança e conforto no seu look. 

Mulher com vestido vermelho justo usando a lingerie certa para esta roupa

Qual a lingerie certa para usar com roupa branca?

Roupas brancas sempre causam dúvida na hora de montar o look. Nesse caso, o ideal é optar por lingeries de cores lisas e bem discretas. 

A solução apontada é sempre apostar na cor nude, mas tomando cuidado com as peças da cor da pele. Lingeries na cor lilás também são discretas e têm a função de não aparecerem sob o branco.

Outra sugestão são as peças sem bordados, que não marcam e não ficam aparentes por cima da roupa

linda jovem em frente a uma parede de vidro com roupa branca usando a lingerie certa para o look

Nesse material, você viu ótimas dicas para acertar na escolha da lingerie para sua produção. É claro que a sua escolha vai depender do ambiente em que você estará, da formalidade do momento e também do seu estilo. 

As confecções estão cada vez mais antenadas com relação às peças que estão produzindo, para que possam ser usadas com os mais variados modelos de roupas. 

Uma forma de atender todos os públicos, é investir na versatilidade das peças através de insumos de qualidade para a confecção.

Neste momento é que entram os produtos da Zanotti, especialista em elásticos para a fabricação de todo tipo de lingerie, dos básicos aos mais ousados.

Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando nosso blog e saiba tudo sobre tendências de moda.


Deixe um comentário