conteúdo com os passos chave para abrir uma loja de armarinho e aviamentos

Passos chave para abrir uma loja de armarinho e aviamentos

13 maio, 2021


7 min (tempo estimado de leitura)

Ter uma loja de armarinho e aviamentos é uma ótima opção para investir no ramo têxtil. Confira neste conteúdo os passos chave para abrir a sua loja!

Empreender é a chave para realizar o sonho de ter o próprio negócio e trabalhar com aquilo que se ama. E, no mundo têxtil, existem muitas possibilidades para empreender

Um ramo de atividades que vem se adaptando às mudanças aceleradas que estamos passando é o de armarinho e aviamentos. Muito tradicional, é uma atividade comercial antiga, da época em que as pessoas faziam suas roupas em casa.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre o mercado de armarinho e aviamentos, e também dos passos chaves para abrir sua própria loja. Continue a leitura!

Como é o mercado de armarinho e aviamentos?

Naturalmente, com as muitas mudanças que vivenciamos nos últimos anos, este mercado também precisou se adaptar. Se antes era comum que as mulheres da família costurassem e fizessem pequenos ajustes em casa, agora as roupas são compradas em lojas, já prontas. Mas a diversificação dos produtos oferecidos foi uma das saídas encontradas, que faz o setor se manter forte.

Hoje, é possível encontrar produtos para confecção e ajustes, artesanato, patchwork, bijuterias, crochê, tricô, bordado e todo tipo de customização. E, se você se interessa por esse mercado, confira os principais pontos chave para investir no setor e abrir a sua própria loja.

itens disponiveis em uma loja de armarinho e aviamentos

Passos chave para abrir uma loja de armarinho e aviamentos

O mercado de aviamentos vem crescendo a cada dia. Toda semana são novidades e lançamentos que mantém o comércio aquecido.  Porém, é importante considerar alguns itens na hora da decisão do investimento. Saiba como montar um armarinho:

Analise a viabilidade do negócio

Como é o mercado e foco das indústrias na sua cidade? Você precisa entender se existe demanda pelos produtos e também como é a concorrência. E aqui não falo apenas de outras lojas do setor. Supermercados e papelarias, por exemplo, também costumam vender esse tipo de produto. 

Outro ponto importante é saber se, na cidade, existem cursos de corte e costura ou confecções menores e facções que podem se tornar clientes.

Escolha com atenção o seu ponto comercial

Aqui o grande segredo é abrir a sua loja em um local que esteja adequado ao seu mercado e ao público-alvo. Outro fator que deve ser considerado é a facilidade de acesso a loja, a disponibilidade de estacionamento e também a passagem de transporte público próximo ao local.

Além disso, o local escolhido deve atender as necessidades do negócio, com espaço adequado para o armazenamento, exposição dos produtos e o atendimento ao cliente. 

E, antes de decidir por alugar ou comprar um local, informe-se com os setores necessários sobre o prédio pretendido. Saiba se a construção é regularizada e se permite atividades comerciais, por exemplo.

Formalização de abertura da empresa

Este ponto também é de extrema importância se você pensa em empreender. Você pode optar por um MEI, microempreendedor individual, ou por um CNPJ. Em ambos os casos, informe-se sobre a legislação da cidade e do estado e entenda sobre os impostos que devem ser recolhidos. Neste momento, conte com um contador, profissional qualificado para te auxiliar no processo de constituição da empresa.

Estrutura da loja de armarinho e aviamentos

Agora que toda a parte burocrática está resolvida, e você já escolheu o seu ponto comercial, é hora de deixar a loja com a sua cara. É necessário considerar que toda a estrutura da loja pode influenciar numa decisão de compra.

Portanto, o ambiente deve ser agradável tanto para funcionários como para clientes, com produtos bem organizados e fáceis de encontrar. Busque inovar no layout para criar uma experiência diferenciada, isso surpreenderá o cliente e o fará lembrar da sua loja quando precisar comprar o produto novamente. 

Atendimento de qualidade é item obrigatório

Já se foi o tempo em que atender bem era um diferencial, hoje, isso é obrigação. Afinal, quando você vai em uma loja para comprar algo, com certeza quer ser bem atendido, não é? E assim também serão os seus clientes.

Tenha um atendimento de qualidade, com uma equipe disposta a ouvir e entender as necessidades dos clientes. Assim como a estrutura da loja será importante para criar a melhor experiência ao seus clientes, uma venda consultiva também fará toda a diferença no momento de fidelizar o seu cliente.  

Conte com fornecedores eficientes e gerencie o estoque 

Uma loja de armarinho e aviamentos deve fornecer uma ampla variedade de produtos. E, por isso, gerenciar o estoque pode ser um desafio. É preciso manter um equilíbrio entre a oferta e a demanda. 

Se os clientes não encontrarem o que procuram, isso pode afastá-los. Mas, ter muitos produtos em estoque pode significar uma grande quantia de dinheiro parado. Confira aqui nossas dicas para evitar o estoque parado.

Uma dica importante, é oferecer praticidade aos seus clientes para aumentar suas vendas. No momento da compra com seu fornecedor, faça seu pedido pensando em kits de aviamentos, adquirindo os modelos de produtos necessários para confeccionar uma peça completa. Assim o cliente encontrará tudo o que precisa na sua loja. 

Conte com fornecedores ágeis para que você consiga ter disponíveis os aviamentos necessários. Nós, da Zanotti trabalhamos com um mix completo de produtos que podem ser utilizados na confecção, no artesanato e até na indústria automotiva. No nosso catálogo 2021 você confere todos os produtos disponíveis.

banner do catalogo 2021 da zanotti com produtos de armarinho e aviamentos

Divulgue sua loja de armarinho e aviamentos

Você já abriu seu ponto de vendas, tem a estrutura da loja organizada, e conta com bons fornecedores, o que falta para conseguir clientes? A divulgação pode ser o segredo. As pessoas precisam saber que sua loja existe e que tipo de produtos fornece.

Você pode investir em divulgação nos meios de comunicação, como rádios e jornais locais. Mas também, aproveite as possibilidades da internet, com divulgação e anúncios nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, se você deseja expandir a sua área de vendas, pode investir em uma loja virtual de armarinho e aviamentos. Assim, consegue chegar a um número ainda maior de pessoas, que podem se transformar em clientes. 

 

Agora que você já tem um passo a passo para abrir o seu próprio negócio, é momento de arregaçar as mangas e fazer acontecer! Conte com a gente para o fornecimento de produtos de alta qualidade para o seu negócio, entre em contato conosco e saiba mais!


Deixe um comentário