
Craftcore: conheça a tendência artesanal que vai bombar em 2021
4 min (tempo estimado de leitura)
As peças artesanais voltaram com tudo! A tendência 2021 está muito ligada ao estilo craftcore. Leia o conteúdo e faça suas criações!
O ano de 2020 foi de muitas mudanças, em todos os sentidos. A moda, principalmente, sentiu bastante impacto com a mudança de comportamento do consumidor.
Durante o tempo de isolamento, vários conceitos foram alterados. As peças que antes precisavam estar na moda mesmo que não fossem gostosas de serem vestidas, hoje perdem espaço pelo conforto e a versatilidade.
Além disso, durante esse período muitas pessoas buscaram uma alternativa para passar o tempo e ocupar a cabeça. Foi assim que as peças artesanais e customizáveis voltaram e ganharam força.
As peças feitas à mão, com matéria prima sustentável e natural, se tornaram uma ótima opção para passatempo e fonte de renda extra. Elas são conhecidas como craftcore e estão chegando para ficar em 2021! Leia o conteúdo e saiba mais sobre essa tendência de moda!
Como e quando surgiu o craftcore?
Há alguns anos, poderíamos dizer que tricô, bordado e crochê eram coisas de vó. No entanto, a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) tornou a tendência do craftcore muito mais forte!
O tie dye, que explodiu em 2020, é um estilo de craftcore. As peças poderiam ser customizadas em casa, tornando-se assim uma peça manual, feita à mão.
Mas não só o tie dye. O que era considerado coisas de vó, tornou-se o novo hobby da geração Z. A busca pelo estilo próprio e customizado aumentou muito em 2020, e agora em 2021, essa tendência vai permanecer.
Os bordados, detalhes em tricô e até novas peças em crochê, estão sendo criadas e comercializadas. A tendência está em alta nas passarelas de moda, adotando um novo estilo de vida e tornando as peças de artesanato muito mais conhecidas e admiradas.
A tendência do craftcore no dia a dia
A prática do craftcore vai muito além de uma renda extra. A sustentabilidade, o consumo consciente e a valorização artesanal são indiscutíveis.
Além disso, a técnica foi fundamental para redescobrir uma forma de acalmar o corpo, a mente e o coração. O trabalho artesanal serviu como fonte terapêutica para reduzir o estresse e a ansiedade causada pelo isolamento.
Outro fator que aumentou a procura por esse tipo de peça e incentivou a sua produção, é a possibilidade de ter uma peça única. Tanto a customização quanto a criação “do zero”, pode ser feita de maneira exclusiva para cada pessoa.
A tendência já está em alta também no Brasil
Se engana quem pensa que a tendência está “lá fora”, que isso não chegará tão depressa no Brasil. Muito pelo contrário, a moda baseada em craftcore já está aqui há algum tempo e vem tomando força neste último ano.
Um exemplo disso, é as roupas utilizadas pela Ritinha, personagem da novela da Globo “A força do querer”, de 2017. Nela, a personagem usa diversas vezes tops, blusas, saias e vestidos feitos em crochê, e a novela foi transmitida em 2017. Perceba que não é de hoje que a tendência está aqui!
Muitas gestantes também buscam por peças em tricô, pois são bastante confortáveis e se ajustam ao corpo. Ou seja, apostar nesse tipo de peça e ter a certeza de um possível aumento das vendas!
Exemplos de peças feitas em craftcore
As criações vão das mais simples e minimalistas, àquelas mais chamativas e coloridas. Tudo depende do gosto e da necessidade do consumidor.
Por isso, separamos abaixo alguns exemplos de peças que podem ajudar nas suas escolhas e criações. Confira:
- Tops
- Cropeds
- Blusas
- Regatas
- Casacos
- Coletes
- Golas
- Toucas
- Cardigans
- Saias
- Vestidos
- Bolsas
- E mais!
Além das peças em si, é possível também diversificar o estilo. Listras, quadrados, flores, formas geométricas, pompons, etc. O modelo também pode variar: peças oversized, mais justas, transpassadas… Tudo é possível de ser criado!
Quer embarcar nessa criação? Aposte em uma coleção cápsula e observe o retorno! Você pode acessar nosso Vídeo-book e conferir alguns modelos de peças e adaptá-las para a moda craftcore!
© 2025. Todos os direitos reservados.