7 dicas para detectar tendências de moda e aumentar as vendas!

16 dezembro, 2020


7 min (tempo estimado de leitura)

Desenvolver coleções inovadoras é o sonho de todo designer. Mas, como trabalhar com as tendências de moda? Leia e saiba como!

Criar novas coleções e que estejam à frente do que o consumidor espera, é o que fazem as grandes empresas. Pequenos empresários pensam que só é possível replicar uma tendência depois que ela já estourou, mas isso não é verdade!

Para que você possa criar uma coleção baseada em tendências sem que ela já tenha sido disseminada para as massas, basta seguir algumas dicas!

1- Entenda as mudanças no comportamento do consumidor

Saber esse ponto já é meio caminho andado! Isso é importante porque, além de você saber se deve ou não produzir tendências de moda, você saberá se o seu cliente irá comprar ou não.

Com a pandemia, o comportamento do consumidor mudou e muito. Dados da WGSN apontam que os consumidores preferem peças confortáveis e versáteis. 

Portanto, desenvolver coleções que atendam esses quesitos é fundamental. Logo, não basta ser tendência de moda: precisa ter conforto e versatilidade. Este é um exemplo de um momento de mudança de comportamento do consumidor. Prestar atenção e identificar estes momentos é muito importante. Entendendo isso, podemos ir para a próxima dica!

tendências de moda

2- Fique atento às passarelas

O título por si só já fala tudo, né?! Um dos maiores métodos de acompanhar as principais tendências de moda é ficar de olho nas passarelas.

Nelas, é possível verificar os conceitos, as cores em alta, as estampas, o tipo de modelo, comprimento, tecidos, design, e muito mais! Basta acompanhar e procurar as características que fazem mais sentido para o seu público.

tendências de moda

3- Acompanhe os sites de pesquisa e análises influentes

Estar presente no meio digital é fundamental para qualquer processo atualmente. Para ficar por dentro das tendências da moda não poderia ser diferente!

Portanto, acompanhar sites de pesquisa e realizar análises que vão influenciar a sua decisão por fazer ou não determinada peça, é fundamental no processo de conhecer as tendências de moda.

Atualmente, já existem diversos aplicativos de moda que ajudam você a ficar por dentro das tendências sem, de fato, fazer grandes esforços. Alguns deles, são: 

  • Vogue Runway
  • Stylebook
  • Trendstop
  • Moda it
  • e muitos outros.

Com esses aplicativos você pode fazer várias pesquisas e combinações, além de ficar por dentro das novidades e tendências do mundo lá fora.

tendências de moda

4- Conheça os influencers e personalidades do momento

Além de conhecer influencers, saber quais são os que o seu público segue ou admira é fundamental. Os influencers são pessoas que disseminam o que é tendência, seja no mundo da moda, da tecnologia, entre outros.

Acompanhar os passos deles fará com que você saiba o que estão usando, e se eles estão usando, é porque é tendência fresca!

Além do mais, seguir influencers que sejam o foco do seu público, é o ideal. Afinal, se o seu público segue, é porque ele gosta. E se ele gosta, ele acompanha e segue os mesmos passos. 

Portanto, nada melhor do que acompanhar o que seus clientes seguem e replicar nas suas coleções.

tendências de moda

5- Acompanhe as redes sociais

As redes sociais são incríveis aliadas dos criadores de coleção! Páginas como Pinterest e Instagram, trazem diversos insights para criar peças únicas e atemporais.

Mesmo que as peças estejam em ascensão, você não vai sair por aí “copiando” o que já foi criado, correto? Neste caso, seguir famosos e pessoas que têm poder de influenciar as outras, é uma maneira ótima de garantir boas ideias para as novas criações.

tendências de moda

6- Programas e eventos famosos também geram tendências de moda

Os programas e eventos sociais são ideais para quem busca tendências de moda. Isso porque, eventos como o Oscar, por exemplo, sempre estão recheados de pessoas que estão usando tendências que muitas vezes passam despercebidas.

Portanto, a partir desta leitura, veja com outros olhos esse tipo de programação, preste atenção aos looks desfilados no tapete vermelho. Acompanhe o que está acontecendo no mundo dos famosos, porque, certamente, eles estão por dentro das melhores tendências e estão disparando spoilers!

tendências de moda

7- Entenda o efeito cíclico da moda

Você se recorda do short de futebol da época do Pelé? Esse short é um exemplo muito prático do efeito cíclico da moda.

O efeito cíclico nada mais é do que um ciclo: o que foi tendência num dia, outro já não é mais, e depois torna a ser novamente. Além disso, ainda podemos citar três categorias dentro do efeito cíclico:

  • Clássico: é o que nunca sai de moda. Por exemplo, uma calça jeans, ou mesmo um vestido.
  • Passageiro: é o que possui um tempo de vida curto nas lojas. Está sempre se reinventando e por isso não há muitas peças disponíveis.
  • Ciclo entre ciclo: é o que vai e vem com pequenas diferenciações ou ajustes. Por exemplo, as estampas animal print, que vão e vem e sempre trazem consigo uma pegada um pouco diferente da tradicional.

Na moda praia masculina, por exemplo, o short da época do Pelé está voltando com tudo! O mesmo acontece com as calças jeans rasgadas. Há pouco tempo elas viraram febre, acalmaram um pouco e agora voltaram com tudo, inclusive com uma diferenciação de pegada mais boyfriend

tendências de moda

Aplicação das tendências x volume de vendas

Você viu que detectar as tendências de moda não funciona apenas para as grandes empresas, não é? Portanto, aplique nossas dicas no seu dia a dia, estude, busque, se informe e desenvolva.

Crie coleções incríveis com as tendências que o seu consumidor gosta, desenvolva uma estratégia de contato próximo e descubra tudo sobre ele. 

Só assim você poderá ter a certeza de que está no caminho certo para vender mais seguindo o perfil do seu cliente e as trends do momento.

 

Agora que você já sabe como acompanhar as tendências de moda, acesse nosso Vídeo-Book gratuitamente. Nele você tem acesso a moldes, moodboards, detalhes exclusivos das nossas peças e muitas inspirações para criar coleções incríveis!


Deixe um comentário