Linda modelo com lingerie confeccionada a partir de orçamento de coleção de moda íntima

Orçamento de coleção de moda íntima: como estruturar?

27 maio, 2022


11 min (tempo estimado de leitura)

Um orçamento de coleção de moda íntima inclui diversos itens, desde a estruturação, criação, até a comercialização da coleção. Saiba mais!

Não é novidade que os produtos de moda íntima são um sucesso de vendas, em todas as classes de consumidores. Afinal, essas peças são bens de uso diário e essenciais no guarda-roupa de qualquer pessoa. 

Atualmente, o universo fashion se voltou para o setor de lingerie. Este setor investe muito em criação de coleções que seguem tendências e alguns eventos são importantes. Por exemplo, feiras, semanas de moda e editoriais de revistas exclusivamente de moda íntima.

Com os investimentos do mercado em moda e tendências e as mudanças nos hábitos dos consumidores, é hora de planejar coleções incríveis para atender às novas necessidades e desejos. Mas, para uma coleção sair do papel e chegar às lojas, é preciso passar por uma série de processos. E todos eles estão relacionados com o orçamento. 

Continue a leitura e entenda quais são os fatores de maior impacto no orçamento de coleção de moda íntima.

 

Tudo começa com o planejamento

Independente do setor, qualquer planejamento deve ser muito bem pensado, calculado e avaliado – sob todos os aspectos! Esse processo é essencial para garantir a organização da produção, das vendas e que o seu negócio gere lucro.

Iniciar uma coleção de moda íntima é algo que deve ser planejado para gerar bons frutos. Mesmo neste ramo, a tendência muda com muita rapidez e por isso é preciso estar sempre de olho nas tendências antes de iniciar a produção.

É nesse momento também que deve ser avaliado o orçamento disponível para a produção da coleção. Assim é possível determinar, por exemplo, quantos modelos serão produzidos, em qual quantidade e com quais tipos de produtos. 

Para isso, é realizada a decisão do mix de produtos, que define o número de peças que serão elaboradas, assim como o estilo de cada uma. É necessário avaliar como foi a performance de vendas da sua coleção anterior, quais artigos venderam mais e porquê. Assim, você consegue ter maior assertividade na criação da nova coleção.

Além disso, é preciso investir em uma coleção que seja diversificada, tanto em estilos, cores e principalmente preços, pois quando pensamos em lingerie, abrangemos um público-alvo muito amplo que buscam todos esses critérios mencionados de acordo com sua classe social.

 

Quais são as atuais tendências?

Além de saber quanto se pode gastar na produção da nova coleção, você precisa realizar um estudo de tendências para saber quais são as necessidades do consumidor. Esse ponto é fundamental e deve estar em seu orçamento. 

Sabendo o que os consumidores esperam da marca, fica muito mais fácil produzir uma coleção alinhada com os desejos do público e que supra as necessidades do mercado. Consequentemente, esses pontos ajudam a aumentar as vendas.

Informações como a definição do público-alvo e o histórico de compras dos clientes podem ajudar muito no entendimento do seu perfil de compra. Para isso, as ferramentas de CRM podem ajudar com informações dos seus clientes e a personalizar os produtos e atendimentos de acordo com seus gostos.

A partir disso, será preciso unir as tendências com o comportamento que você observa nos consumidores da sua marca para definir por quais caminhos de produção você vai seguir e começar a pensar nos aviamentos, tecidos e elásticos necessários

Modelo com lingerie amarelo produzido através do orçamento de coleção de moda íntima

Determine como vai ser a coleção 

Esse é, sem dúvidas, um dos pontos que mais afeta o orçamento de coleção de moda íntima. Afinal, o valor necessário para a produção da coleção está diretamente relacionado aos tipos e quantidades de peças que serão produzidas. 

Você pode optar por lançar coleções menores, como as coleções cápsulas, que tem um número reduzido de modelos, disponíveis em vários tamanhos. Ou também lançar algumas peças mais básicas e deixar parte da coleção para explorar as novas tendências

Independente da sua escolha, é preciso fazer um levantamento de todo tipo de material e mão de obra que será utilizado nessa produção e assim quantificar quais serão os gastos previstos. 

Pense desde as matérias-primas necessárias até o custo da mão de obra, do marketing, do atendimento e do pós-vendas. É preciso ter cuidado para planejar o atendimento desde o primeiro passo até o último, quando as peças já estarão nas mãos do cliente.

casal de modelos usando lingeries dentro do orçamento de coleção de moda íntima

Quais materiais serão utilizados? 

Fazer uma lista com todos os materiais que serão necessários é um ótimo começo para o planejamento do seu orçamento. Mas antes disso é preciso tomar uma decisão muito importante: quais serão as características da sua coleção de lingeries, como cores, tecidos e elásticos.

Primeiro é preciso escolher tecidos em que deixem a pele respirar, que garantam o conforto e a sustentação necessária. Na mesma linha segue a questão do material utilizado como composição do tecido: os elásticos e aviamentos.

Quais são os elásticos necessários em uma lingerie? Alças, bases, debruns e vieses não podem faltar. Para agregar delicadeza e valor à peça, aposte também em bicos e rendas. Depois dos elásticos, pense nos aviamentos: aros, bojos e fechos.

É importante buscar por produtos de qualidade diante de uma diversidade de ofertas que há no mercado. Não se esqueça também de fazer uma pesquisa de preço. Ter uma variedade de orçamentos pode ajudar na composição do planejamento.

tecido floral para fabricação de peças dentro do orçamento da coleção de moda íntima

Quem são os melhores fornecedores?

Uma matéria-prima de qualidade e um fornecedor confiável, que cumpra os prazos definidos para entrega dos materiais são essenciais para o sucesso de uma coleção. Por isso é fundamental ter uma relação de fornecedores de matéria-prima de qualidade, com preços competitivos e pontualidade na entrega.

Depois de definir uma base de materiais que serão utilizados para a produção da coleção, faça um levantamento com seus fornecedores com antecedência. Identifique se será possível adquirir a quantidade necessária de material, dentro do prazo estabelecido.

 

Produtos da Zanotti para garantir o sucesso de sua coleção

Para você confeccionar sua coleção de moda íntima, é imprescindível que a matéria-prima seja de qualidade. A Zanotti se preocupa sempre com as tendências de mercado, estuda as necessidades dos consumidores para desenvolver elásticos de qualidade.

As alças dos sutiãs precisam ser resistentes, confortáveis, mas também bonitas, porque em muitos casos elas ficam aparentes. As alças podem ser tradicionais, como a Cactus, ou até mesmo produtos diferenciados, como a Rolotê 4

Se for o caso de sutiãs que precisam de uma maior sustentação, a opção são as alças de largura 18 mm, como a Vivaz 18 ou Cactus 18.

O viés como o Taquara 10, e o debrum como o Malva 16,  também são itens-chaves para garantir o sucesso da sua coleção. Quando de qualidade, proporcionam melhor acabamento e conforto aos modelos.

Quando se fala em rendas confortáveis, temos uma linha completa de rendas estreitas e largas, que podem trazer um toque de romantismo ou  sensualidade para as peças. 

Você também conta com uma linha completa de bicos, bases, cinturas e muitos outros produtos para deixar sua coleção ainda mais bonita. 

elástico da Zanotti que faz parte do orçamento de coleção de moda íntima

Não esqueça de considerar as despesas básicas

Além dos itens que mencionamos até aqui, existem outras despesas que não podem ser deixadas de fora. Por exemplo, os gastos com luz, água, aluguel, internet entre outras coisas do dia a dia que, mesmo não impactando diretamente na produção da coleção, também precisam entrar na conta. 

Tenha sempre muito bem exposto quais são seus gastos fixos mensais, como o salário dos colaboradores e as contas relacionadas à infraestrutura. Também não se esqueça da parte que envolve a entrega: transporte, embalagens, distribuição.

São pontos além da compra da matéria-prima que fazem parte dos processos e que não podem ser ignorados, pois afetam a margem de lucro que você terá após lançar a coleção.

 

Como será a divulgação da sua coleção?

Com a coleção pronta, é hora de botar as peças no mercado. E os gastos relacionados à divulgação da coleção de moda íntima também precisam estar no seu orçamento. 

Afinal, de nada adianta produzir uma coleção incrível, mas não divulgar, não é mesmo? E para isso você pode apostar em diversas estratégias. 

Desde a tradicional venda na loja, com uma vitrine especial para o lançamento. É possível optar por outras possibilidades, como a venda online. Para isso, é possível realizar parcerias com outras empresas, ou com influenciadores.

Portanto, esteja preparado para investir em marketing e em suas redes sociais para que você aumente seu desempenho nas vendas.

 

Na ponta da caneta 

Como citamos, um bom orçamento de coleção de moda íntima não deve mostrar apenas quanto uma peça custa. Ele precisa considerar todos os fatores envolvidos, desde o planejamento até a comercialização das peças. 

Com estas informações, você já pode começar a planejar sua nova coleção de moda íntima. Confira nosso catálogo completo de produtos e coloque a mão na massa!

 

banner catálogo 2022 da Zanotti


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