imagem d euma criança e de uma peça de moda íntima infantil com o título do conteúdo e a logo da Zanotti

Moda íntima infantil: tendências, pontos-chave e mais

25 maio, 2023


10 min (tempo estimado de leitura)

A moda íntima infantil é um ótimo mercado de atuação, mas precisa de alguns cuidados específicos para esse público. Saiba mais sobre a confecção dessas peças!

Nós falamos muito por aqui sobre a moda íntima feminina e masculina. Trazemos dicas de confecção, tendências e muito mais. Mas existe outro público que também merece atenção quando falamos de moda íntima: as crianças!

O mercado de roupas vem se desenvolvendo constantemente, apresentando taxas de crescimento todos os anos e mantendo alta demanda de produção e procura. Ou seja, é uma ótima opção de mercado para se trabalhar.

Mas o nicho de moda íntima infantil tem algumas diferenças com relação às peças para os adultos. O principal ponto é levar em consideração as necessidades deste público, que são diferentes do público feminino e masculino adulto. 

Os pequenos adoram se vestir com conforto, mas também querem usar uma roupa que gostam. Afinal, é por volta dos cinco anos de idade que as crianças começam a escolher as suas preferências e a definir sua personalidade. Nesta fase, eles já sabem quais modelos, cores e estampas querem usar.

Por isso, vale a pena entender quais são as tendências da moda para o público infantil e conferir algumas dicas para acertar na confecção da sua coleção. Confira!

 

Tendências de moda íntima infantil

O mercado infantil também tem tendências! Entre elas, podemos citar a ludicidade que está sempre em alta — principalmente quando falamos das crianças mais novas. 

As atividades ao ar-livre estão cada vez mais intensas e a importância em manter as crianças ativas abre a possibilidade de apostar em itens divertidos nas peças.

Usar estampas alegres e cores candys (tons pastéis coloridos), por exemplo, já dá um aspecto mais alegre às criações. Portanto, investir em elementos lúdicos nas peças é uma boa ideia para se destacar.

É importante também lembrar da sustentabilidade, uma realidade que já está estabelecida em todos os setores. A preocupação com o meio ambiente já faz parte do mundo da moda, por isso você precisa adequar a sua marca para passar essa imagem ao seu público.

Isso também influencia na decisão dos pais no momento das compras para os seus filhos. Para essa tendência, uma boa dica é investir em peças com aviamentos de qualidade para torná-la durável.

Quando falamos da criação de peças para meninas e meninos, uma tendência indispensável no mercado atual é o conforto. A WGSN aponta que os babados estreitos e franzidos seguem em alta, pois esses detalhes, além de deixarem a peça mais bonita, dão uma sensação de leveza e conforto.

Você pode optar por aplicar o lastex para criar o efeito franzido nas calcinhas e nos tops infantis. Para fazer os babados, uma ótima opção é o elástico de embutir Juiz 7 colorido, que realça os acabamentos artesanais e divertidos. Estas características deixarão a sua coleção mais confortável e criativa. 

montagem com três imagens de peças que representam tendências da moda íntima infantil

Como criar uma coleção perfeita para as crianças

Sabemos que é necessário entender as necessidades do público-alvo antes de criar uma coleção de moda. Então, comece analisando o mercado para entender quais são as aplicações e os detalhes que a sua coleção exige.

É importante lembrar que as crianças possuem uma pele muito mais sensível do que a dos adultos. Por isso, esteja atento aos cuidados que você deve adquirir ao produzir essas peças, sendo sempre necessário observar o tipo de tecido, tamanho, o corte e as costuras.

Também é importante ficar de olho nas tendências, como as que mencionamos no tópico anterior.  Sustentabilidade, conforto e ludicidade devem ser levados em consideração na hora de criar suas peças e escolher as melhores matérias-primas.

Além disso, alguns outros fatores também são super importantes nesse processo. Por exemplo, é essencial investir em matérias-primas de qualidade, desde o tecido das peças até os aviamentos.

Abaixo separamos algumas dicas para produzir as peças nesse segmento, confira:

  1. Livre de desconforto

As roupas das crianças muitas vezes não recebem os cuidados especiais como deviam, quanto a matéria-prima e a composição. Por isso, é indicado escolher um tecido que não cause alergia e fricções.

O tecido de algodão é o melhor para a fabricação de peças infantis, pois a fibra natural absorve a transmissão de fungos e bactérias, diminuindo os riscos de alergia nas crianças.

  1. Segurança e qualidade

Além disso, por mais bonita que a peça seja, é de extrema importância levar em consideração a flexibilidade, não sendo muito larga, mas também que não aperte a região íntima, para que não irrite e machuque a pele, visando sempre à segurança dos pequenos.

Para as costuras ou detalhes em bordados, indicamos a utilização de fios de poliamida, pois garantem mais conforto às peças. Aliás, as pesquisas apontam que os bordados estarão em alta para as coleções futuras, trazendo enfeites florais ou desenhos divertidos.

  1. Opte por uma cartela de cores 

Quando pensamos em roupas infantis, sempre pensamos em cores alegres. Mas, dependendo da idade da criança, uma paleta de cores mais delicada combina melhor.

  1. Opte por variedades de modelos

Após o conforto, qualidade e segurança, nós recomendamos que sua coleção ofereça diversas opções de modelagens de peças íntimas. Isso se aplica desde modelos de tamanhos, formatos diferentes e cores distintas, proporcionando uma coleção de peças diversificadas para todas as ocasiões, coloridas e lindas.

Seguindo essas dicas básicas e cuidado com a saúde intima das crianças, suas coleções estarão completas!

 

Elásticos para aplicar na moda infantil

Como se trata de um público que está em constante movimento, brincando, pulando e descobrindo o mundo, as peças desenvolvidas precisam garantir conforto e mobilidade, sem interferir nas atividades do dia a dia.

É importante que as peças tenham também uma ótima qualidade, pois este é um ponto essencial para atrair e fidelizar clientes. A moda e a disponibilidade do mix de produtos também despertam o interesse dos consumidores.

  • Peças infantis femininas

O uso de elásticos e aviamentos mais lúdicos pode fazer a diferença na criação das peças para que fiquem de acordo com a faixa etária do público. Investir, por exemplo, nos elásticos como IMM Feminina Girl 30 e IMM VINTAGE 30 para a cintura das peças femininas, como as calcinhas, dá um toque divertido perfeito para a idade. 

Quando falamos de peças para a primeira infância, como as calcinhas mais largas, que são usadas por cima das fraldas, você pode optar por aplicar fitas de cetim, para criar um detalhe charmoso às peças.

montagem com duas imagens de calcinhas que mostram o uso da fita de cetim na confecção de moda íntima infantil

Para as laterais da perna e acabamentos, os debruns, como o Malva 16 ou o Flamboyant 16, deixam a roupa mais confortável. Já os bicos dão um detalhe mais delicado, como o Siberiano 12Maracajá 12.

montagem com quatro calcinhas infantis que usam bicos e debruns na confecção

Outra opção para trazer delicadeza às peças de moda íntima infantil são as rendas. De acordo com a WGSN, esses detalhes estão sendo bastante aplicados e trazem a lembrança de vida campestre — dando um charme especial à moda infantil.

  • Peças infanto-juvenil

Aplicar renda estreita em uma calcinha ou em um sutiã infanto-juvenil agrega valor e remete ao tema Cottagecore. Essa tendência é bastante usada pelas crianças e pelos jovens e enaltece um estilo de vida simples e rural.

Para os sutiãs e os tops infantis e juvenis também é importante optar por tecidos e aviamentos que proporcionem conforto, sem interferir na mobilidade das crianças.

  • Peças infantis masculinas

Já para os meninos você pode apostar no IMM Game On 30 e no IMM Falcon 30 para a cintura das cuecas. Para os mais novos, normalmente as cuecas são no modelo slip e, conforme a criança vai crescendo, pode optar pelos modelos boxer. Para as laterais de perna também sugerimos o elástico Jaraguá, que garante firmeza e elasticidade sem tirar o conforto.

  • Pijamas Infantis

Os pijamas, além de serem peças versáteis para o dia a dia, também precisam ser confortáveis e seguir as tendências. Eles são responsáveis por transformar o horário de dormir dos pequeninos em um momento único.

E para oferecer esse conforto e qualidade, indicamos nosso elástico de embutir Savana, um elástico leve, composto de Poliéster e Elastodieno, e que pode ser aplicado no cós de bermudas infantis.

Com essas dicas de confecção e tendências, você está preparado para colocar a mão na massa e desenvolver uma coleção incrível para esse público tão especial.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais dicas, tendências e novidades. Acesse nosso catálogo digital para conhecer toda a nossa linha de produtos e apostar na sua coleção de moda íntima infantil.


Deixe um comentário