quatro modelos diferentes de calcinha menstrual, na imagem aparece o texto "peças íntimas menstruais"

Conheça o mercado de calcinha absorvente e peças íntimas menstruais

22 junho, 2021


8 min (tempo estimado de leitura)

Já ouviu falar em calcinha absorvente? O mercado de peças íntimas menstruais vem crescendo, aliado a movimentos sustentáveis e body positive. Saiba mais!

Menstruação já foi um tabu, não é mesmo? E, em alguns lugares, continua sendo! Porém, cresce cada vez mais o entendimento de que o período menstrual é parte do ciclo do corpo feminino, e deve ser entendido como tal.

Assim, surgem iniciativas, como o period positive, que buscam falar desse momento com a naturalidade que deve ser tratado. 

Aliado a isso e a tendência cada vez mais presente do amor próprio e autoaceitação, a menstruação vem ganhando um novo olhar na sociedade. Assim, surgem peças, como a calcinha menstrual, confeccionadas especialmente para este período da vida da mulher.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o crescimento do mercado de peças íntimas menstruais. Além disso, trazemos dicas e os principais modelos. Continue a leitura e saiba mais!

O mercado de calcinha absorvente e peças íntimas menstruais

Você sabia que uma mulher passa por uma média de 450 ciclos menstruais durante sua vida fértil? Agora, imagine a quantidade de lixo que é gerada com o descarte de absorventes neste período! 

Neste sentido, o mercado de peças íntimas menstruais surge também como uma alternativa eco friendly, visando a necessidade cada vez maior de ações sustentáveis por parte de empresas e consumidores.

No Brasil, as peças íntimas menstruais começaram a ser comercializadas por volta de 2017. Ou seja, é um mercado recente e até por isso, desconhecido para muitas pessoas. No entanto, algumas alternativas, como os coletores menstruais, já existiam por aqui.

De acordo com dados da Exploding Topics, em 2019, o mercado de peças íntimas menstruais foi avaliado em cerca de 79 milhões de dólares. Além disso, aliado a outras tendências de mercado como o period positive e o boom do amor próprio, este mercado apresenta previsão de crescimento com valores até três vezes maiores até o ano de 2024. 

Além de serem aliadas da sustentabilidade, essas peças também são uma ótima opção para pessoas que possuem alergias relacionadas ao material utilizado na confecção de absorventes descartáveis. Esse mercado tem tudo para seguir em crescimento, e as peças se tornarem cada vez mais populares. 

seis mulheres lado a lado usando calcinha menstrual

Os principais modelos de calcinha absorvente e peças íntimas menstruais

A calcinha absorvente é sem dúvida o tipo de peça íntima menstrual mais conhecida. Grandes marcas, como Pantys e Inciclo já comercializam o produto há alguns anos. Porém, este mercado apresenta diversas possibilidades e alternativas, que incluem até biquínis!

Nossa dica para a confecção dessas peças é investir em elásticos, rendas e outros aviamentos, que proporcionem conforto, mas sem esquecer da beleza. Afinal, não é porque se trata de uma peça menstrual que ela não pode ser bonita!

Calcinha absorvente

Como mencionamos, esta é a peça mais conhecida quando se trata de peças íntimas menstruais. Elas são confeccionadas em diferentes tamanhos e modelos, para garantir proteção durante todo o ciclo.

Normalmente, são compostas por camadas de tecido que incluem características de absorção e de proteção antibacteriana. Cada tipo de calcinha é indicada para um fluxo ou momento diferente, para que a mulher se sinta o mais confortável possível. 

É importante que você oriente sua cliente a ter o conhecimento do seu ciclo menstrual para a escolha correta da peça. Assim, ela evitará imprevistos e desconfortos, além de possíveis vazamentos. 

Calcinha Tanga Absorvente

Você pode confeccionar e indicar esse modelo para pessoas que, de forma geral, possuem fluxo mais leve. Além disso, pode ser usado no início ou final do período menstrual, quando o fluxo costuma ser menor. 

Para deixar a peça ainda mais bonita, é possível utilizar rendas estreitas, como a Zircônia 58 e a Analu 34 para detalhes na sua confecção. Elásticos como o Malva 16 e o Cactus 13 também podem ser utilizados para um acabamento confortável e firme na peça.

Calcinha modelo biquíni 

Esse modelo de calcinha absorvente normalmente é indicado para pessoas com fluxo moderado. Nesta peça o uso de Debrum Malva 16 também se encaixa no acabamento, bem como o Borneo 25 pode fazer toda a diferença e trazer charme para a coleção.

três mulheres usando calcinha absorvente, duas com o modelo tanga e uma com o modelo biquíni

Calcinha Hot Pant 

Esse modelo possui cintura alta e normalmente pode ser indicado para clientes que possuem fluxo intenso e precisam de mais proteção. Para sua confecção, sugerimos o uso do Debrum Flamboyant 16, que além do conforto, também tem alta durabilidade. 

Calcinha Boyshort Absorvente 

O modelo boyshort é muito semelhante às cuecas boxer masculinas. Porém, essa peça é desenhada para se adaptar a anatomia do corpo feminino. No caso das calcinhas absorventes, se torna confortável, e por ser versátil, é indicada para fluxos moderados e intensos.

O Flamboyant 16 e Mônaco 20 são nossas duas sugestões de elásticos que servirão perfeitamente para criar sua peça com a maior qualidade e valor agregado.

Calcinha modelo Shorts Absorvente 

Esse modelo, tem modelagem mais ampla do que as calcinhas normais, também pode ser indicado em caso de fluxos mais intensos. Aposte em elásticos como Malva 16 para as extremidades e itens estruturados e mais largos, como Imm Sem logo 25, Imm Stars 30 ou Imm Tie Dye 30 na cintura para dar um toque especial à peça.

três mulheres usando calcinha menstrual nos modelos hot pant, short e boy short

Peças absorventes na moda praia

Quem nunca deixou de ir à praia ou à piscina por conta da menstruação? Atualmente, existem peças da moda praia menstruais também voltadas a esses momentos, buscando proporcionar mais conforto e liberdade

Conjunto de biquíni absorvente

Neste caso, a parte superior do biquíni pode ser confeccionada de acordo com os modelos tradicionais, o diferencial estará na calcinha, que é desenvolvida com a tecnologia absorvente. Os elásticos da linha de embutir Serval e Katz são ideais para a confecção de moda praia

Maiô absorvente

O maiô é a opção ideal para as pessoas que não se sentem confortáveis em usar biquínis, além disso, pode ser uma ótima opção para atletas, por exemplo. Também vale apostar nos elásticos Serval e Katz na hora de confeccionar as peças.

quatro mulheres usando biquinis com calcinha absorvente e maiô absorvente

Um ponto importante relacionado a peças íntimas menstruais é que elas também precisam ser trocadas quando atingem sua capacidade limite de absorção, porém com menor frequência do que os absorventes, claro. Portanto, é ideal sua cliente ter sempre uma peça de reserva. 

E, se você pensa em entrar neste mercado, nossa sugestão é incluir no seu mix de produtos um porta calcinhas impermeável. Assim, sua cliente pode ficar tranquila quando precisar realizar a troca da peça durante o dia a dia na rotina corrida.

três modelos de porta calcinha absorvente impermeaveis

 

Agora que você já sabe mais sobre o mercado de calcinhas absorventes e peças íntimas menstruais já pode planejar a criação da sua coleção. Lembre-se sempre da atenção aos detalhes e invista em peças diferenciadas e bonitas.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das dicas, tendências e inovações do universo da moda.


Deixe um comentário