equipe de trabalho reunida em processo de design thinking

Design thinking: entenda como criar soluções inovadoras

11 maio, 2021


7 min (tempo estimado de leitura)

O design thinking é uma abordagem para a criação de soluções inovadoras e desenvolvimento de produtos através da colaboração. Saiba mais! 

Design thinking é um termo em inglês que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas de todo o mudo, independente do setor. Mas, apesar de estar em evidência, muitas pessoas e empresas ainda não sabem, com clareza, o que de fato este termo significa e quais mudanças ele traz.

Por isso, no conteúdo de hoje, vamos falar sobre o design thinking. O que é, para que ele serve, qual a finalidade de uso no desenvolvimento de produtos, e o mais importante: como aplicar esta metodologia no mundo da moda para o desenvolvimento de produtos cada vez melhores.

O que é design thinking?

O conceito de design thinking está associado ao uso do design na hora de pensar e elaborar soluções nos mais variados âmbitos. É um modo de criar e resolver problemas complexos pensando em pessoas.  

Esta abordagem busca solucionar os mais variados problemas de forma coletiva e colaborativa com a criação de soluções inovadoras. Para isso, as pessoas são colocadas no centro do processo. Não apenas o cliente final, para o qual a solução é pensada. Mas sim todos os envolvidos em qualquer etapa do desenvolvimento da solução. 

Os três pilares essenciais para o desenvolvimento de soluções baseadas no design thinking são:

Empatia: O processo de desenvolvimento das soluções é focado em pessoas. Neste ponto, desenvolvedores e todos os envolvidos no processo, precisam se colocar no lugar do outro. É fundamental pensar na elaboração de uma solução que de fato seja útil para o cliente final e solucione o seu problema.

Colaboração: A colaboração é essencial para que seja possível encontrar soluções criativas para problemas complexos. As equipes de trabalho multidisciplinares possibilitam diversos pontos de vista na busca pela solução mais adequada, e todos participam do processo. 

Experimentação: a experimentação está presente em todas as etapas do processo. Assim, uma equipe integrada trabalha no entendimento do problema, na realização de testes, questionários e pesquisas. A partir disso, é realizada a experimentação das soluções, buscando a alternativa mais viável.

time trabalhando em conjunto em estratégia de design thinking

Como funciona esta abordagem e quais os benefícios?

O design thinking é uma abordagem que não evolui através de um passo a passo definido, como uma fórmula, que funcione para todas as situações. Porém, existem algumas etapas que são fundamentais e servem como base dessa abordagem:

Imersão: Esta é a etapa de entendimento profundo do problema. De fato é realizada uma imersão, com pesquisas, entrevistas e coleta de dados. Tudo isso de forma colaborativa, utilizando várias mentes diferentes para compreender o problema de diversos ângulos.

Ideação: Aqui é onde a solução começa a ser projetada. Tendo em mente o objetivo do projeto, considerando as falhas, necessidades do mercado e as soluções possíveis, o desenvolvimento da solução ou do produto começa a tomar forma através de um brainstorming. Nessa etapa é importante manter o encorajamento do envolvimento de todos e a liberdade de expressão. 

Prototipação: Esta é a fase de desenvolvimento onde o produto é materializado. Aqui é essencial que sejam realizados testes, colhidos feedbacks e feitos ajustes. Desta forma, o produto ou solução desenvolvida estará cada vez mais alinhado com a necessidade do seu público-alvo.

Desenvolvimento: Esta é a última das etapas. Quando o produto é lançado, começa o acompanhamento da aceitação do mercado. As análises são fundamentais para que a empresa saiba onde investir recursos e entenda necessidades de adaptação, por exemplo.

Esta abordagem leva em consideração as experiências dos envolvidos no processo, tanto profissionais como pessoais, que possam de alguma forma colaborar com o desenvolvimento da solução. 

Assim, as vantagens de aplicar o design thinking incluem a criação de soluções criativas e relevantes, com foco nas necessidades de mercado e na experiência do usuário. 

Isso faz com que os produtos e serviços sejam muito mais assertivos, pois por trás de todo o processo, existiam bases e processos sólidos onde as soluções foram pensadas e desenvolvidas. 

abordagem design thinking em trabalho colaborativo

Qual a finalidade do design thinking no desenvolvimento de produtos?

Como mencionamos, o design thinking é utilizado com a finalidade de desenvolver soluções inovadoras e criativas, independente da área de atuação da empresa. Ele pode ser aplicado tanto no desenvolvimento de produtos como na formatação de serviços, por exemplo. 

Todo o processo tem como premissa obter uma visão geral e completa do problema. Isso é feito por meio de pesquisas e também das experiências, visões e entendimentos de todos os envolvidos no processo de desenvolvimento.

Assim, fica mais fácil identificar possíveis barreiras e descobrir a forma de solucioná-las. Mais do que um embasamento em dados, que também é essencial, o design thinking considera muito a abordagem humana. Essa premissa pode ser utilizada em qualquer área e tem como finalidade o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções que realmente atendam as necessidades observadas.

Como aplicar o design thinking no mundo da moda?

Até aqui, falamos muito sobre o conceito, o funcionamento e a finalidade do design thinking. Mas, como aplicar esta abordagem no mundo da moda?

A criatividade é o combustível do mundo da moda. Tudo que envolve este universo está dentro de uma indústria que precisa de inovação e criações constantes. 

Neste sentido, o design thinking pode ser utilizado para entender as necessidades do mercado e dos consumidores. Além disso, também é de grande valia no desenvolvimento de conceito de coleções e lançamento de produtos. 

Aplicar essa abordagem na sua empresa pode trazer grandes resultados, afinal, tem como base o uso da criatividade e da colaboração no desenvolvimento de soluções pensadas por e para pessoas. Portanto, todas as etapas já mencionadas, desde a imersão no problema, até o teste das soluções, podem ser aplicadas no processo criativo da indústria da moda. 

abordagem design thinking no processo criativo da moda

Esta é só uma das muitas inovações possíveis no processo produtivo do mundo da moda. Além disso, a inovação digital e conceitos como indústria 4.0 e psicologia de vendas também têm mudado o cenário do setor têxtil. Fique atento ao nosso blog e se mantenha atualizado sobre todas essas mudanças!


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