uso da tecnologia na indústria 4.0

Indústria 4.0: entenda essa tendência crescente na indústria

30 abril, 2021


6 min (tempo estimado de leitura)

A indústria 4.0 é uma tendência crescente e, baseada no uso de tecnologia e informações, vem promovendo mudanças em empresas de todo o mundo. Saiba mais!

Também conhecida como quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é uma tendência cada vez mais presente em todo o mundo, e vem promovendo mudanças em empresas de todos os setores. 

Essa transformação se baseia no uso das tecnologias, como inteligência artificial, internet das coisas e uso de dados para promover mudanças e melhorias na indústria. Essas transformações estão mais perto do que você imagina e, se ainda não fazem parte da sua empresa, logo chegarão até você.

O que é indústria 4.0?

A indústria 4.0  é impulsionada pelo uso de tecnologias e pela convergência dos mundos físico e virtual. O conceito de indústria 4.0 está associado a fatores como conectividade, inteligência artificial, data science, computação em nuvem, big data, internet das coisas e machine learning. 

O grande objetivo é promover a automatização de processos, tornando a indústria mais eficiente, melhorando a qualidade dos produtos, reduzindo gastos, erros e retrabalhos. 

Essa “revolução” vem promovendo grandes mudanças na forma como as máquinas se comunicam e utilizam as informações, buscando otimizar o processo de produção, para torná-lo mais econômico e ágil. Além disso, tem grande base no uso de dados, que orientam tomadas de decisões em todos os âmbitos das indústrias.

Qual o cenário da indústria 4.0 no Brasil?

O desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil  enfrenta diversos desafios. Entre eles, a necessidade de investimentos em equipamentos tecnológicos e a necessidade de adaptação dos processos de produção, desde a linha de produção até a gestão.

Com um uso maior de tecnologias dentro das empresas, também se torna necessária uma mudança no mercado de trabalho. Será necessário contar com profissionais cada vez mais capacitados para atuar na área. 

Mas, apesar dos desafios, as empresas estão aos poucos se adaptando ao uso de novas tecnologias e automatização de processos. Um bom exemplo disso são as indústrias farmacêuticas e automobilísticas, que são conhecidas pelos investimentos tecnológicos. 

industria-4.0-no-brasil

Quais os benefícios dessas mudanças? 

A indústria 4.0 é uma tendência crescente, que tem como objetivo melhorar a produtividade das indústrias com base no uso das tecnologias. Além do aumento de produtividade, a implementação de tecnologias e automatização de processos na indústria traz outros benefícios, tendo como exemplos:

Eficiência: a automatização torna os processos mais eficientes, otimizando o tempo de produção dos produtos.

Redução de custos: a tecnologia e os dados orientam a melhor utilização da matériaprima, como forma de reduzir custos. Além disso, a inteligência utilizada com foco na avaliação de equipamentos pode permitir uma detecção antecipada da necessidade de manutenção, evitando gastos desnecessários.

Diminuição de erros e retrabalhos: durante as etapas de um processo de produção, é possível que ocorram erros humanos. Com o auxílio da automação industrial, diminui também o risco de erros e necessidade de retrabalhos. 

Transparência de informações: a coleta de dados, como já mencionamos,orienta a tomada de decisões em vários âmbitos da produção. Também possibilita um entendimento mais aprofundado sobre os custos, desempenho e a produtividade, por exemplo.

Sustentabilidade: a indústria 4.0 também traz mais sustentabilidade às empresas. Isso porque tem relação direta com o aumento na eficiência dos processos, o controle de recursos e a melhor utilização da matériaprima.

mudanças causadas pela indústria 4.0

Como se preparar para esse movimento?

Seguindo essa tendência crescente de transformações, as indústrias de confecção também precisam se preparar para este movimento. Neste sentido, podem ser adotadas ações como a automatização de processos na cadeia de produção e o uso de dados cada vez mais presente, para embasar e orientar a tomada de decisões.

Considere realizar alguns “ajustes” na estrutura física da empresa, como a adaptação do layout da fábrica, visando uma organização que favoreça a produtividade e a “logística” dos materiais e produtos dentro da linha de produção. 

Otimize os processos produtivos e administrativos utilizando de novas tecnologias disponíveis no mercado, mas lembre-se também da capacitação de seus colaboradores. O treinamento adequado será fundamental para manter a sinergia entre a força de trabalho humana e a tecnologia de maquinário, gerando bons resultados. 

Outro ponto relevante é a tomada de decisões. Baseie-se em dados e informações de mercado, para que sua empresa possa acompanhar as transformações do mercado e dos hábitos de consumo. Desta forma, você compreenderá as necessidades dos clientes, tanto no ramo B2B (indústria vendendo para indústria) ou B2C (indústria vendendo para consumidor final).

indústria 4.0 causa mudanças e traz desafios

Ou seja, é possível perceber que a indústria 4.0 está, aos poucos, ganhando espaço no Brasil em empresas de todos os setores. E, com o passar do tempo, a presença das tecnologias tende a ser cada vez mais frequente.

Contar com indicadores de produtividade e investir nas inovações tecnológicas do setor são ótimas formas de sua empresa se adaptar às novas tendências e se destacar no cenário têxtil. Mas você sabia que dentro desse panorama, também surgiu o conceito de “Vendas 4.0”? Clique aqui e confira uma matéria completa sobre esse assunto!


Deixe um comentário