Tecnologia 3D e sua aplicação na indústria têxtil

Tecnologia 3D e sua aplicação na indústria têxtil

10 junho, 2020


5 min (tempo estimado de leitura)

A tecnologia 3D deve revolucionar a indústria têxtil, contribuindo para a sustentabilidade no setor. Veja outras vantagens e os desafios desta nova tecnologia!

Efeito 3D e filmes em 3D. Com certeza você já sabe como eles funcionam ou, pelo menos, já ouviu falar deles, pois as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A quarta revolução industrial, em curso no mundo inteiro, é caracterizada justamente por estas tecnologias que possibilitam a união entre o mundo real, digital e biológico. 

A impressão 3D, atualmente considerada uma das técnicas mais inovadoras da moda e do mercado têxtil e de confecção, é parte integrante desta revolução. Como sabemos, no universo na moda, muito se investe em estudos de materiais e estilos novos para despertar o interesse do cliente. Leia o post e saiba mais sobre este moderno método de impressão de tecido 3D!

Tecnologia 3D na indústria têxtil: o que é e como é feita a impressão 3D?

Tridimensional é toda forma que possui três dimensões, ou seja, que tem altura, largura e profundidade. Em termos práticos, são tridimensionais todas as formas que apresentam relevo.

Na indústria têxtil, a impressão 3D é feita com o uso de determinados materiais como, por exemplo, o silicone, o plástico flexível TPU ou o plástico PLA, produzido a partir do ácido lático, que é biodegradável e pode ser reciclado. Esses materiais são utilizados em camadas, através da fabricação aditiva, que realiza a mistura a vácuo, a fusão a laser e a moldagem por injeção.

Para produzir um objeto ou peça tridimencional, é preciso ter como base um modelo digital. O uso de softwares de modelagem 3D possibilita a criação de peças inovadoras e customizadas que se ajustam ao corpo com perfeição. Para isso, basta repassar as medidas para o sistema e criar os modelos.

Sendo assim, com a impressão 3D na indústria têxtil, é possível experimentar novos formatos e texturas de materiais para moldar as peças finais. Assim é possível produzir peças únicas com alto valor agregado.

Tecnologia 3D: quais as vantagens para a indústria têxtil?

A possibilidade de imprimir peças e artigos 3D traz diversos benefícios ao setor têxtil, entre os quais podemos citar:

  • criação de peças individuais e personalizadas;
  • potencialização do processo criativo;
  • possibilidade de fazer materiais diversos usando uma única máquina;
  • prototipagem com o máximo de detalhamento;
  • mobilidade na produção;
  • facilidade de armazenamento;
  • redução de custos, tempo e matérias-primas.

Hoje, por enquanto, a tecnologia tridimensional ainda alcança melhores resultados na impressão de acessórios, como relógios, joias e óculos, do que na impressão de roupas. 

Qual é o principal desafio da tecnologia 3D para o mercado têxtil no Brasil e no mundo?

O maior desafio da tecnologia tridimensional está relacionado à propriedade intelectual, já que a burocracia de patentes e marcas registradas não terá como acompanhar a quantidade de cópias feitas na impressão 3D. 

Além disso, acredita-se que a comercialização de produtos falsificados também aumentará e, com isso, algumas grifes famosas poderão perder posição no mercado e é possível que isso acabe gerando uma guerra mercadológica.

Qual é o futuro da impressão 3D no setor têxtil?

Pesquisas apontam que, no futuro, haverá expansão deste mercado, transformando completamente a cadeia produtiva do setor têxtil, economizando tempo e dinheiro. Com essa tecnologia, por exemplo, será possível a construção de protótipos rápidos para testes de modelagem, evitando desperdícios de materiais durante a produção devido à possíveis alterações.

Além disso, ocorrerão investimentos visando a sustentabilidade da indústria têxtil e, como a impressão 3D utiliza menos materiais e produtos químicos em sua produção, ela contribuirá com este objetivo.

Assim a indústria de roupas e acessórios será transformada e deverá repensar seu modelo de negócio, investindo em inovação e não subestimando o impacto dessa tecnologia no mundo da moda.

Com este conteúdo, vimos que a impressão 3D deve provocar uma verdadeira revolução na indústria têxtil mundial e, assim como os outros segmentos, a moda também terá que se adaptar as novas tecnologias e aproveitar o que de melhor elas podem oferecer. Com as transformação do setor têxtil, você deverá estar preparado! Sem dúvidas, a tecnologia 3D será muito promissora!


Você achou este artigo interessante? Dê sua opinião! E aproveite que está aqui para conferir outras notícias sobre o universo da moda no nosso blog!


Deixe um comentário