círculo-cromático

Como usar o círculo cromático na produção de moda

26 agosto, 2019


4 min (tempo estimado de leitura)

Sair por aí criando peças com combinações de cores aleatórias é a receita perfeita de um desastre. Apesar de permitirem uma infinidade de misturas de matizes e tonalidades, as cores exigem um certo cuidado para serem associadas.

E a melhor forma de conquistar harmonia combinando mais de uma cor é explorando o círculo cromático, uma paleta composta por 12 cores. Ele é uma ferramenta essencial para o mundo da moda, que permite que você crie combinações com cores contrastantes, harmônicas ou iluminadas. Continue lendo para entender como ele funciona – ah, tem um e-book especial para você lá no final!

círculo-cromático-1

A paleta do círculo cromático é composta por 3 cores primárias (amarelo, azul e vermelho), 3 cores secundárias (laranja, violeta e verde) e 6 cores terciárias, que são um mix das cores secundárias (roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado).

Cada cor possui uma família complementar de tonalidades mais escuras, mais claras ou saturadas.

Agora, vamos descobrir como combinar cores usando essa ferramenta?

 

círculo-cromático-2

Combinações monocromáticas

Nas combinações monocromáticas, apenas uma cor é utilizada para compor todo o conjunto de biquíni ou lingerie.

Dica: para criar um contraste delicado, acrescente detalhes em outras tonalidades da mesma cor. A brincadeira com texturas ou com diferentes saturações e luminosidade também funciona. Em sutiãs ou calcinhas, por exemplo, você pode fazer isso acrescentando lacinhos.

círculo-cromático-3

Combinações análogas

As combinações análogas misturam cores primárias com suas vizinhas no círculo cromático, e os tons podem ser adjacentes ou separados por uma cor. O resultado causa uma sensação de uniformidade com um leve contraste.

Uma boa dica é escolher apenas uma cor como dominante e aplicar detalhes com as outras duas cores. No sutiã, um exemplo são alças em uma cor e o restante da peça em outro tom.

círculo-cromático-4

Combinações complementares

Para realizar uma combinação complementar, escolha uma cor e combine ela diretamente com a cor oposta no círculo, criando um alto contraste. Elas podem ser ou não do mesmo tom, e o resultado é bem moderno.

Dica: Combine uma cor quente com uma tonalidade fria. Assim, você consegue um efeito moderno para o look.

círculo-cromático-5

Combinações triádicas

Essa combinação une 3 cores que tenham a mesma distância entre si, criando um triângulo de cores vibrantes.

Dica: defina uma cor principal e brinque com detalhes como alças, laços e babados nas outras cores.

círculo-cromático-6

O branco, o preto e o cinza não estão inclusos no círculo cromático. Você pode utilizá-los de forma monocromática, combinando entre si ou como base para explorar outras combinações com as cores do círculo cromático.

Agora que você já sabe como funciona o círculo cromático e como ele pode ser explorado na sua produção de moda íntima, que tal ver tudo isso na prática? Nós preparamos um e-book especial e LIIINDO com muita inspiração para te ajudar a criar combinações perfeitas de cores nas suas coleções de moda íntima. Aproveite e faça o download agora mesmo do material. Ele é gratuito!

banner-ebook-combinacao-de-cores-perfeitas-para-moda-intima

Para conhecer todos os produtos da Zanotti que podem incrementar suas coleções de lingerie com artigos de muita qualidade, é só acessar o nosso catálogo. Ele não tem custo algum!

anner-catalogo-produtos-2019Leia também:

+ Inove nas alças para sutiã com os artigos da Zanotti

+ Conheça as principais tendências de biquíni para o Verão 2020/21

+ Tendências de lingerie para 2019/20: confira o que vai estar em alta


Deixe um comentário