mulher sorridente usando o o círculo cromático para produções de moda

Como usar o círculo cromático na produção de moda

4 outubro, 2021


8 min (tempo estimado de leitura)

O círculo cromático é uma ótima ferramenta para a criação de moda. Conheça as combinações possíveis e confira várias dicas!

Criar peças com combinações de cores aleatórias é a receita perfeita de um desastre e uma coleção pouco harmoniosa. Apesar de permitirem uma infinidade de misturas de matizes e tonalidades, as cores exigem certo cuidado para serem associadas.

As cores são um dos primeiros elementos observados nas peças de roupas. Pelos clientes. Portanto, saber usar o círculo cromático é indispensável para criar boas harmonizações e saturações nas suas coleções de moda. Além disso, essa ferramenta também ajuda na composição das sombras e da luminosidade.

As dificuldades durante as criações aparecem em diversos momentos. Saber que cor combina com qual ou como definir as cores da próxima coleção mantendo a harmonia são pontos que merecem atenção. Para ajudar nessas questões, o uso do círculo cromático é essencial. 

Neste conteúdo, você vai aprender como usar o círculo cromático na produção de moda. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

 

O que é o círculo cromático?

De forma resumida, o círculo cromático é uma paleta composta por 12 cores. É uma ferramenta essencial para o mundo da moda que permite criar combinações com cores contrastantes, harmônicas ou iluminadas. Mesmo as combinações que saem do comum conversam entre si quando se utiliza o círculo cromático como base para o desenvolvimento.

A paleta do círculo cromático é composta por três cores primárias (amarelo, azul e vermelho), três cores secundárias (laranja, violeta e verde) e seis cores terciárias, que são um mix das cores secundárias (roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado).

Cada cor possui uma família complementar de tonalidades mais escuras, mais claras ou saturadas. O círculo cromático também é dividido ao meio, ou seja, de um lado ficam as cores quentes, como o vermelho, e de outro as cores frias, como o azul. 

exemplo de círculo cromático completo

Todas essas divisões são essenciais para você entender como usar essa ferramenta na produção de moda. Pois se sabe que as composições e as escolhas das peças nos dizem muito sobre a personalidade de uma pessoa.

A análise de coloração pessoal, por exemplo, explica com mais detalhes como as cores escolhidas nos looks podem valorizar a estética das pessoas. As cores mais quentes passam uma imagem mais alegre. Enquanto as cores mais frias dão a sensação de serenidade e tranquilidade. Vamos falar mais sobre isso abaixo.

 

Como usar o círculo cromático na produção de moda?

O círculo cromático pode ser útil tanto ao consumidor final, na hora de acertar na montagem dos looks, quanto para as confecções. Fazendo com que as coleções fiquem harmônicas. 

Essa ferramenta torna visual a organização e a esquematização das cores. Facilitando a criação das peças e suas disposições em cores.

As principais combinações de cores são: harmônicas, complementares, análogas e monocromáticas. Continuando a leitura, você pode conferir em detalhes cada uma delas.

Combinações monocromáticas

exemplo De tom monocromático no círculo cromático

Talvez essa seja a forma do círculo cromático mais conhecida. Quando falamos da produção de moda, significa que todas as peças têm a mesma cor. Sendo assim, o que pode variar é o tom de cada peça para criar looks cheios de estilo. Essa combinação trata-se do tom sobre tom que compõe e a moda mais minimalista, mas moderna e elegante ao mesmo tempo.

Quando falamos da confecção, você pode pensar em peças de mesma cor, mas com variações das tonalidades. Além disso, é possível usar uma cor principal e criar detalhes em outros tons nas peças, como laços, por exemplo. Para criar essa composição, também vale apostar em texturas e materiais diferentes.

Combinações análogas


exemplo de cores análogas no círculo cromático

Dentro do círculo cromático, as cores análogas são aquelas que estão mais próximas. Por exemplo, tendo o vermelho como cor principal, as cores análogas são as que estão do lado direto do lado esquerdo. Nas produções, o resultado da mistura dessas cores é um look com uniformidade. 

Quando você pensar na criação da sua nova coleção, vale definir os tons principais da paleta de cores e então trabalhar com as cores análogas. Você também pode optar por escolher uma cor principal para as peças e trabalhar as cores análogas apenas em alguns detalhes.

Por exemplo, confeccionar um sutiã em que a base e as alças são de uma cor e o bojo em outra. Ou também em um conjunto de biquíni, onde as amarrações são feitas em cores análogas à cor principal das peças. 

Combinações complementares

exemplo de cores complementares no círculo cromático

As cores complementares são aquelas que estão em lados opostos no círculo. Isso normalmente cria um alto contraste, pois uma das cores costuma ser mais fria, enquanto a outra é quente. 

Se as peças tiverem a mesma saturação, o resultado é um look vibrante, cheio de contraste e super moderno. Já se você deseja produzir peças com ar mais elegante, pode apostar na mistura de cores em tons diferentes. 

Por exemplo, a combinação de uma blusa vermelha em tom bem vivo com uma calça verde num tom mais claro, como um verde pastel. 

Combinações triádicas

exemplo de cores tríades no círculo cromático

Uma combinação de cores triádicas reúne três cores que têm a mesma distância entre si dentro do círculo, conforme o exemplo da imagem, que mostra o vermelho, azul e amarelo. 

Essa opção também cria possibilidades interessantes na hora da confecção. Se você gosta do estilo color blocking (ou seja, bloco de cor), as cores tríades são perfeitas. Já se você busca usar essa combinação de forma mais suave, pode optar por escolher uma cor principal e trabalhar alguns detalhes das peças, como alças e babados com as demais cores. 

Podem-se criar composições mais suaves usando a paleta tríade mais clara. Para uma proposta mais pesada e contrastante, aposte nas tonalidades de cores mais escuras.

Cores neutras

círculo cromático composto apenas com cores neutras

As cores neutras são o cinza, preto e branco. Elas não fazem parte do círculo cromático, mas sempre trazem um toque elegante e charmoso quando compõe as peças. Você pode optar por trabalhar combinações monocromáticas, brincando com o tom sobre o tom. Também pode apostar na mistura entre combinações análogas ou complementares com os tons neutros. 

Assim, é possível criar uma coleção alegre, vibrante e elegante com peças em tons mais básicos para combinar. 

Use a criatividade

Agora que você conhece as combinações do círculo cromático e sabe como combinar as cores para criar a sua coleção de moda, sabe que as possibilidades existentes para a hora das composições são altas.

Este conteúdo é uma inspiração para as criações. Mas sua criatividade pode fazer toda a diferença. Por meio das combinações, é possível criar peças lindas, cheias de estilo e harmônicas entre si. 

Se você quiser ainda as dicas sobre combinações de cores, vai adorar o nosso e-book “Combinações de cores perfeitas para moda íntima”. Clique no banner abaixo para fazer o download do material e arrasar ainda mais nas composições. 

banner-ebook-combinacao-de-cores-perfeitas-para-moda-intima

 


Deixe um comentário