consultora de estilo realizando análise de coloração pessoal em uma mulher

Análise de coloração pessoal: o que é e como funciona

26 agosto, 2021


13 min (tempo estimado de leitura)

A análise de coloração pessoal é uma ferramenta importante para você encontrar roupas que valorizem sua pele e combinem com você. Saiba mais!

Você já viu um vestido lindo em alguém, seja na rua, em um evento, ou na televisão, mas quando provou um modelo parecido, se sentiu pálida? Ou pegou emprestada aquela blusa linda da sua amiga, mas em você não vestiu bem? Tudo isso pode ter uma explicação: as cores!

Cada cor se “comporta” de maneira diferente conforme o tom de pele de cada pessoa. As cores podem realçar ou disfarçar imperfeições, mudar a aparência da pele e destacar pontos do rosto, por exemplo. 

Saber qual é a sua cartela é essencial para optar por peças que realmente combinem com você e não realçam pontos que você gostaria de disfarçar, como as olheiras, que podem deixar você com aspecto cansado ou envelhecido. 

Para descobrir qual é a sua cartela, é importante realizar uma análise de coloração pessoal. E é sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Continue a leitura, entenda a importância das cores e como é realizada uma análise de coloração pessoal.

 

O que é coloração pessoal?

A análise de coloração pessoal, também chamada de colorimetria, é um estudo que busca identificar o tom e o subtom da pele, através das características como cor do cabelo e dos olhos e também a temperatura da pele.

A análise de coloração pessoal é uma etapa da consultoria de estilo que descobre e evidencia quais são as “cores ideais” para cada biotipo. O objetivo é definir quais os tons mais adequados e que valorizam os aspectos naturais de cada pessoa.

Esses estudos são realizados desde o início do século XX, mas foi nos últimos anos que a análise de coloração pessoal foi ganhando ainda mais importância e destaque.

Começando pela característica de temperatura da pele, ela pode ser dividida em três tipos principais: cores quentes, cores frias e cores neutras.

principais tons de pele: fria, neutra e quente

Se as veias do seu pulso forem mais esverdeadas, provavelmente seu tom de pele tende a ser quente. Já se o tom é mais azulado, tende a ser frio. O tom neutro fica no meio termo. A  pele em tons quentes possui um tom mais amarelado e esverdeado e a pele em tons frios possui aspecto mais rosado e avermelhado.

montagem com seis imagens de mulheres famosas que tem a pele fria montagem com seis imagens de mulheres famosas que tem a pele no tom neutro montagem com seis imagens de mulheres famosas que tem a pele em tom quente

Com base nessa análise, a paleta de cores de cada pessoa é definida, podendo ser uma das quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. 

Por volta dos anos 1990, Mary Spillane, consultora de imagem e estilo aprimorou este método, e dividiu as 4 estações em 12 diferentes classificações, que são utilizadas atualmente:

  • Primavera Clara 
  • Primavera Quente
  • Primavera Intensa
  • Verão Suave
  • Verão Claro
  • Verão Puro
  • Outono Quente
  • Outono Intenso
  • Outono Profundo
  • Inverno Suave
  • Inverno Puro
  • Inverno Profundo

Cada uma dessas divisões é uma cartela de cores diferente, que tem as suas cores principais e aquelas que não são recomendadas. 

 

Como descobrir sua cartela de cores

Um consultor de estilo e imagem é o profissional mais indicado para realizar essa análise e descobrir sua coloração pessoal. No momento da análise, esse profissional conta com um espelho, luz natural e diversas amostras de tecidos, de cores diferentes. 

Os tecidos são colocados próximo ao rosto da pessoa, e o profissional analisa qual o reflexo que cada uma das cores tem nas olheiras, no tom de pele e no contorno do rosto através de metodologias.

O objetivo é combinar as cores do nosso cabelo, olhos, veias e também a temperatura da pele com a cor das nossas roupas. Assim, o visual fica harmônico, pontos importantes são destacados, e olheiras, linhas de expressão e até aquele aspecto de cansaço podem ser disfarçados.

Uma análise completa inclui, além da identificação da temperatura da pele, o nível de contraste pessoal de cada um através do conjunto pele, olhos e cabelo. Se os tons forem muito parecidos, o contraste é baixo, se os tons forem muito divergentes (pele branca e cabelo preto, pele negra e cabelo loiro) o contraste é alto, se forem diferentes, porém não contrastantes, são considerados médios.

O mais intrigante é que especialistas afirmam que devemos repetir o mesmo tipo de contraste pessoal nas roupas que usamos, assim tudo fica mais harmônico. Ou seja, as cores tem mesmo o super poder de fazer toda a diferença em uma produção!

duas imagens de mulheres com panos, laranja e roxo, próximos ao rosto durante análise de coloração pessoal

Como combinar cores?

Uma das ferramentas que os profissionais de estilo utilizam para combinar cores é o círculo cromático. Ela mostra as cores complementares e análogas de forma rápida e prática, coordenando o profissional na definição dos tons indicados para a sua temperatura de pele e tipo de contraste.

duas imagens do círculo cromático, com combinações complementares e análogas

Tudo isso ajuda a identificar e determinar as cores que iluminam o seu rosto, disfarçam o cansaço, harmonizam com a sua aparência e passam bem longe de um aspecto cansado e envelhecido.

As cartelas de cores

Como mencionamos no início do conteúdo, o resultado da análise de cor é uma das doze cartelas de cores possíveis. Abaixo, falamos um pouco sobre cada uma delas:

Primaveira quente

Pessoas com cabelo dourado, loiro avermelhado, ou vermelho acobreado costumam ter como sua paleta de cores a primavera pura. Os olhos normalmente são em tons de azul, verde oliva, topázio ou avelã. Já a pele pode ser porcelana, marfim, bege dourado ou bronze.

As cores mais recomendadas para quem se enquadra nesta cartela são tons quentes, intensos e vibrantes, como verdes, rosas e amarelos intensos. Já tons pastéis, com pouca intensidade, cores escuras, como tons de azul e preto não são recomendados.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta primavera quente

Primavera clara

Pessoas que tem como paleta de cores a primavera clara geralmente tem o cabelo em tons de loiro ou castanho dourado e médio. Os olhos podem ser azuis, verde oliva ou avelã claro, combinados com tons de pele pêssego ou marfim.

As melhores cores para essa paleta são os tons claros e quentes, mas sem tanta intensidade. Cores em tons pastéis, com baixo contraste são as principais. Já tons muito escuros, como pretos e cinzas e também tons vibrantes devem ser evitados.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta primavera clara

Primavera intensa

Pessoas que se enquadram na paleta primavera intensa geralmente possuem o cabelo em tons mais escuros, como o castanho ou até mesmo avermelhados. Os olhos podem ser azuis, verdes ou topázio, enquanto a pele segue em tons de porcelana, marfim, pêssego, bronze e também peles negras, avermelhadas e escuras.

As cores indicadas nessa paleta são vibrantes, saturadas e quentes. Além disso, tanto cores claras como escuras podem ser utilizadas, desde que tenham intensidade e contraste. Os tons pastéis, e cores neutras são as menos indicadas.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta primavera intensa

Verão suave

Na cartela verão suave os cabelos são em tons de castanho acinzentados, mas também podem ser alguns tons de loiro. A cor dos olhos geralmente é azul, avelã ou cinza e a pele em tons de bege: claro, rosado ou neutro.

As principais cores dessa paleta são suaves e sutis, em tons mais frios e opacos, como as cores pastéis. Já cores vivas, vibrantes e em tons quentes são as menos indicadas nessa cartela.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta verão suave

Verão claro

Na cartela verão claro, os cabelos costumam ser loiros ou castanhos de tons claros. Os olhos podem ser azuis ou verdes, enquanto a pele em tons de bege.

Assim como a paleta anterior, na cartela verão claro as cores também costumam ser mais frias e opacas, porém são um pouco mais intensas e fortes com tons empoeirados. Cores muito escuras e quentes não são indicadas para essa paleta.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta verão claro

Verão puro

O cabelo de quem se enquadra na paleta verão puro fica do cinza médio ao profundo marrom. Os olhos têm tons de azul, verde ou cinza, e a pele é bege, com toque coral.

As cores mais indicadas neste caso são frias e suaves, sem muita intensidade. Já tons terrosos quentes, com subtom amarelo são contraindicados.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta verão puro

Outono quente

Quem tem como paleta de cores outono quente, possui cabelos em tons de mel, gengibre, dourados médios, castanhos ou vermelhos. Os olhos são azuis, verde oliva ou avelã claro. A pele segue tons de marfim, bege quente ou bronze.

As cores dessa paleta são quentes e tem intensidade média, os principais tons são os terrosos picantes e também o dourado em tons ricos. Já cores claras, brilhantes ou com aspecto “empoeirado” não são indicadas. 

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta outono quente

Outono intenso

As pessoas da paleta outono intenso tem os cabelos em tons de mel, loiro, castanho dourado ou também possuem luzes avermelhadas. Os olhos são castanhos, avelã claros, verdes ou azuis. A pele é bege clara ou neutra.

As cores dessa paleta são quentes, mais claras, opacas e suaves. Cores fortes e brilhantes não combinam com as pessoas que possuem as características desta cartela de cores.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta outono intenso

Outono profundo

Cabelos em tons mais escuros, como o castanho, são os mais comuns nessa cartela. Os olhos costumam ser verdes, em tom avelã ou castanho escuros, já a pele é em tons de oliva, bronze, marfim ou chocolate.

A paleta outono profundo tem em suas principais cores tons quentes, escuros e vivos. Já os tons pastéis ou mais frios, não fazem parte desta cartela. 

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta outono profundo

Inverno suave

Cabelos em tons de marrom médio ao escuro, preto azulado ou acinzentado são os mais comuns nessa cartela. Os olhos são azul claro, verde, avelã claro ou castanho escuro. Pessoas da paleta inverno suave possuem a pele em tons de branco leite, bege claro, azeitona ou negro profundo.

As principais cores dessa paleta são tons intensos, mas mais frios e possivelmente gelados. Tons quentes, enferrujados e pastéis não são indicados.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta inverno suave

Inverno puro

Nesta cartela, o cabelo costuma ser cinza profundo, preto azulado ou prata. Os olhos são em tons de azul, avelã e castanho. A pele é bege pálida ou rosada, e negra.

As cores que mais combinam com quem pertence a essa paleta são vibrantes, puras e frias. Já os tons mais quentes, dourados e suaves devem ser evitados.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta inverno puro

Inverno profundo

O cabelo das pessoas que se enquadram nessa cartela costuma ser preto, castanho escuro ou em tom prateado. Os olhos são escuros, em tons de preto, castanho ou avelã e a pele é bege, azeitona, marrom rosada ou negra.

As melhores cores para quem é dessa paleta são os tons primários vibrantes, escuros, intensos e frios. Já as cores em tons quentes, nudes e bege dourado são as menos indicadas.

cartela de cores e exemplo de mulher que possui a coloração pessoal na paleta inverno profundo

Realizar a análise de coloração pessoal é uma ótima forma de conhecer mais sobre o seu próprio estilo. Assim, traz um direcionamento das cores mais ou menos indicadas na hora de comprar as peças.

Também, possibilita um consumo mais consciente, para que não aconteçam situações como as que comentamos no início do conteúdo, quando você compra uma peça que ficou linda na sua amiga, por exemplo, mas não combina com você.

Além disso, a coloração pessoal também pode ser usada como estratégia para a confecção de coleções. Quer entender mais sobre cores? Acesse nosso e-book gratuito sobre combinações de cores perfeitas para moda íntima e encontre dicas e ideias perfeitas para você fazer combinações incríveis na sua coleção. 


Deixe um comentário