mulher utilizando sutiã pós-cirúrgico

Sutiã pós-cirúrgico: dicas para confeccionar a peça

24 agosto, 2021


6 min (tempo estimado de leitura)

O sutiã pós-cirúrgico é peça essencial para a recuperação após a realização de cirurgias. Saiba mais sobre a peça e também dicas para sua confecção.

A lingerie é a paixão de muitas mulheres que adoram escolher peças bonitas e cheias de detalhes. Porém, além da questão estética, muitas vezes essas peças podem também influenciar em questões de saúde, como é o caso do sutiã pós-cirúrgico.

O uso dessa peça é indicado após a realização de cirurgias nas mamas, seja para implante ou explane de silicone, como também para cirurgia de mastectomia e mamoplastia. 

Ou seja, é artigo essencial no momento pós-cirúrgico e influencia diretamente na recuperação dos pacientes. Por esse motivo, é importante tomar alguns cuidados no momento da confecção dessas peças.

Continue a leitura, entenda mais sobre a importância desta peça, conheça os principais fatores que você deve considerar na hora da confecção e também quais os aviamentos mais indicados.

 

Qual a importância do sutiã pós-cirúrgico?

Após a realização de uma cirurgia nos seios, é normal que a região fique sensibilizada, apresentando inchaço. Além disso, por se tratar de intervenção cirúrgica é preciso passar por um tempo de recuperação e cicatrização. 

Neste período, o uso do sutiã pós-cirúrgico é essencial, pois colabora para que o pós-operatório seja menos doloroso e também mais curto. O sutiã também auxilia na diminuição do inchaço, proporciona boa circulação sanguínea e contribui para a cicatrização. Portanto, o uso da peça é essencial para um bom resultado e uma boa recuperação após a realização de cirurgia. 

Ou seja, já deu para perceber que essa peça é super importante e precisa ser confeccionada com muito cuidado e atenção, para que o resultado atenda as necessidades do público de maneira assertiva. 

Confira a seguir quais são os principais pontos que devem ser considerados no momento da confecção, e também os elásticos e aviamentos mais indicados.

mulher, com uma mão no seio, utilizando sutiã pós-cirúrgico

Como confeccionar um sutiã pós-cirúrgico

A função principal dessa peça é garantir a sustentação dos seios e colaborar para a  recuperação. Então, nesse momento, existem alguns fatores essenciais para confeccionar uma peça de alta qualidade, que cumpra sua função.

Aqui vale destacar que o foco principal da peça é oferecer conforto e auxiliar na cicatrização, portanto, detalhes relacionados à estética da peça, apesar de importantes, não devem ser o principal ponto de atenção. Confira nossas dicas

 

Abertura frontal

Especialmente quando se trata da colocação de silicone, a mulher fica impossibilitada de realizar movimentos muito amplos, como erguer os braços ou rotacioná-los para trás. Portanto, contar um uma abertura frontal é uma boa opção para garantir o conforto e também praticidade para a mulher no momento de colocar e tirar a peça.

Opte por tecidos confortáveis

O sutiã pós-cirúrgico é utilizado quase que ininterruptamente. Então, o tecido escolhido para a confecção deve ser de extrema qualidade e proporcionar conforto. 

Além disso, deve permitir que a pele respire adequadamente e ter certa compressão para garantir a sustentação dos seios. Também recomendamos o uso de tecidos antialérgicos, para evitar complicações.

mulher sorrindo, utilizando sutiã pós-cirúrgico confeccionado com tecido confortável

As alças precisam ser reforçadas

Como mencionamos, um dos principais objetivos do sutiã pós-cirúrgico é proporcionar sustentação, para colaborar com a recuperação. Além disso, com o inchaço provocado pela cirurgia, os seios podem ficar mais pesados. Portanto, as alças precisam ser largas e reforçadas.

Para isso, opte por aviamentos de qualidade, como as alças Cactus 18, Genciana 13 e Vivaz 18. O modelo Vivaz 18, inclusive, possui leve brilho, fugindo um pouco dos padrões tradicionais que estamos acostumados a ver neste tipo de peça, e pode trazer um detalhe diferenciado.

É importante que as alças sejam ajustáveis e, de preferência, com o ajuste na parte frontal da peça. Isso evita a realização de movimentos bruscos ou muito amplos para a realização dos ajustes necessários.

Aros

Os modelos podem ser com ou sem aro, sendo a última opção a mais comum. No caso de optar pela confecção com aros, é preciso garantir que ele esteja bem revestido e acolchoado, para evitar machucados na região, que já estará sensibilizada. O viés Taquara 10 é uma ótima opção para revestimento.

Base

Assim como as alças, a base também deve ser reforçada para auxiliar na sustentação. Portanto, é importante optar por aviamentos mais largos e resistentes, que ofereçam um toque suave na pele, sem machucar a região, como a base Mônaco 20

Cuidado com o acabamento da peça

Todos os itens citados até aqui tem o objetivo de garantir conforto neste período de recuperação. Portanto, ter cuidado e atenção ao acabamento da peça também é essencial. É muito importante optar por aviamentos que garantam que o tecido não desfie, e proporcionem toque suave em contato com a pele, como é o caso do Debrum Malva 16.

Modelagem anatômica

Ao fazer a modelagem dessa peça, é importante considerar a melhor forma de caimento na anatomia dos seus clientes. Essa modelagem precisa ser confortável, principalmente na região onde o corpo precisará de cicatrização. Precisa ter sustentação e, ao mesmo tempo, distribuir o peso para não causar desconfortos na região da coluna. 

mulher, de perfil, utilizando sutiã pós-cirúrgico com modelagem anatômica

Como você pode perceber, o uso de sutiã pós-cirúrgico tem grande importância para uma recuperação tranquila e adequada. Portanto, é essencial que as necessidades do paciente sejam levadas em consideração na hora de confeccionar as peças.

Espero que as nossas dicas tenham te ajudado no processo de confecção. Continue acompanhando nosso blog para ver mais conteúdos sobre o assunto, além de conhecer tendências e novidades deste mercado!


Deixe um comentário