mulher desenhando um croqui de moda

Croqui de moda: confira um passo a passo para criar croquis incríveis!

8 outubro, 2021


9 min (tempo estimado de leitura)

Um croqui de moda é indispensável na criação de peças para uma nova coleção. Aprenda como criar modelos lindos, simples e práticos!

Aparência é um dos itens fundamentais de quase tudo que enxergamos. No mundo da moda não é diferente: as criações, além de contarem com qualidade e conforto, também precisam ser bonitas. 

E para chegar a perfeição na criação das peças, sem margem para “eu acho que vou fazer assim” no momento da confecção, um croqui de moda é essencial! Mas eles não são exclusivos da moda, sabia disso? Muito pelo contrário, eles estão presentes nos mais variados setores, como na arquitetura, por exemplo. 

É por isso que, quando enxergamos peças de roupa, edifícios ou residências tão lindas, podemos ter a certeza de que houve muito planejamento e estudo por trás dessas criações. 

Mas como chegar à perfeição? Como desenvolver peças incríveis durante um planejamento? Continue a leitura e encontre neste conteúdo exatamente isso: dicas para criar um croqui de moda incrível, e poder produzir peças lindas, do planejamento à execução.

O que é croqui de moda?

Partindo do princípio, vamos entender o que é um croqui de moda. O termo croqui vem do francês e seu significado nada mais é do que um esboço. No entanto, não é um esboço apenas da peça, que é o que muitas pessoas acreditam ser. 

O croqui deve trabalhar diversos aspectos, desde o corpo do modelo, até sua posição, suas curvas, seus traços, e muito mais. Ele precisa contemplar todos esses itens para que seja completamente eficiente na sua função, que é registrar e transmitir a ideia do designer. 

No croqui são contemplados também todos os detalhes da peça. As pregas, o movimento, o tipo de tecido, as rendas, o comprimento, além do conceito da coleção ou look. 

Além disso, em um croqui de moda é possível contemplar as referências, conceitos, inspirações e emoções que o estilista busca passar com a peça que está sendo desenvolvida.

 

Entendendo a diferença entre esboço, croqui e desenho técnico

Esses são três termos importantes quando falamos de produção de moda. Mas, apesar de às vezes serem confundidos, eles têm grandes diferenças entre si. 

O esboço é como um rascunho, uma versão que vem antes do desenvolvimento do croqui. Aqui, é o momento de desenhar as ideias que podem surgir de repente. Mas nem sempre essa etapa é realizada, às vezes, no desenvolvimento de uma coleção, o croqui já é feito inicialmente, sem a necessidade de esboços.

O croqui, como já mencionamos, é o desenho da peça no corpo da modelo, onde são trabalhadas poses e traços, entre outros. Ou seja, um desenho mais elaborado para expor a ideia do estilista.

Já o desenho técnico, outra importante ferramenta de criação, contempla o desenho da peça chapada, com informações técnicas para sua confecção. Também é uma forma de representar de forma gráfica e visual as informações contidas na ficha técnica. 

Ou seja, apesar de todos os termos estarem relacionados a desenhos de moda, cada um é realizado em uma etapa da produção, e tem funções diferentes. 

croqui de moda

Qual é a importância do croqui na moda?

Agora que você entendeu o que é um croqui, é possível ter um entendimento melhor da sua importância, não é mesmo? Por ele contemplar todos os detalhes sobre o modelo da peça, fica muito mais fácil criar e reproduzir de maneira assertiva na hora da confecção.

Com o croqui em mãos, o profissional de moda consegue expressar visualmente suas ideias, escolha de tecidos e aviamentos, modelagem e caimento das peças de forma mais prática para o restante da equipe. 

Independente do seu estilo de desenho, colocando sua ideia no papel você poderá analisar de forma mais clara a coleção ou look por completo. Portanto, ter um croqui aumenta sua produtividade: ele te auxilia a ganhar tempo e previsibilidade, além de reduzir as margens de erro.

croqui de moda

O passo a passo para criar um croqui assertivo

Agora que você já sabe mais sobre a importância de um croqui para a confecção das suas peças e coleções, chegou o momento de saber como criar croquis simples, práticos e assertivos.

Por isso, separamos um passo a passo para te auxiliar, confira as etapas:

1- Defina a pose

O objetivo da pose do seu croqui é valorizar a exibição, caimento e visualização dos detalhes e das peças. Tendo em mente esse objetivo, pense qual será a pose que mais irá favorecer os itens da sua coleção da melhor maneira possível. Será sentado, em pé, desfilando, de lado, etc. No entanto, tome cuidado com as proporções!

croqui de moda

2- Trace a linha do equilíbrio

A linha do equilíbrio serve para definir o centro de gravidade do modelo. Essa linha precisa seguir da cabeça aos pés, e ela será o primeiro traço do seu desenho. Indiferente da pose definida, se for sentada ou inclinada, por exemplo. A linha do equilíbrio é ideal para que o desenho não saia torto, ou com a impressão de estar tombando.

3- Desenhe uma prévia da cabeça e vá para a região pélvica

A cabeça faz parte do equilíbrio do modelo, assim como a região pélvica. Por isso, apenas faça uma cabeça prévia e parta para a região pélvica. Com o tamanho da cabeça pré definido, você consegue ter maior noção de qual será o tamanho da cintura do modelo. 

croqui de moda

4- Tronco, ombros, pescoço e cabeça

Agora que você desenhou a região pélvica, vá incorporando para cima, começando pelo tronco, depois os ombros e por fim, pescoço e cabeça. 

A sua cabeça está pré definida, mas agora é hora de melhorá-la. Tenha em mente que cada designer/estilista tem a sua própria forma de personalização de cabeça. No entanto, existem algumas regras que são padrão, como a disposição dos olhos, boca e nariz, por exemplo. 

Caso você esteja começando a desenhar croquis, opte pelo tradicional. Quando você se sentir pronto e preparado para dar os próximos passos, comece a estilizar, ou seja, deixe “do seu jeito”.

croqui de moda

5- Desenhe as pernas

As pernas são a parte mais comprida do corpo, e precisam possuir vida. Se a pose definida for sentada, as pernas precisam “conversar” e ter esse movimento. Já se a escolha for desfilando, o cuidado é o mesmo. A perna de apoio também é importantíssima para o resultado final do croqui, lembre-se dela!

6 – Termine com os pés e braços

Para finalizar a parte do modelo do seu croqui, desenhe os pés e os braços. Lembre-se dos movimentos, eles são tão importantes nessa etapa quanto nas pernas!

croqui de moda

7 – Ilustre as roupas 

Hora de criar as peças de roupa! As ilustrações devem ser bastante detalhadas, o mais próximo da realidade possível. Estampas, bordados, volumes, botões, costuras aparentes, pregas, franzidos, rendas, tipo de tecido, tudo isso deve estar contido no seu croqui de moda. 

croqui de moda

Para deixar todo esse trabalho ainda mais impecável, se preferir, aposte na coloração! Sombreados e tinturas são ideais para tornar ainda mais real a idealização das peças criadas. 

Além de fazer um croqui da forma tradicional, como um desenho feito em papel, também é possível apostar na tecnologia. Hoje, existem no mercado diversos softwares que podem auxiliar no desenvolvimento de croquis de moda. Escolha a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades e processos.

Processos criativos levam certo tempo para que fiquem exatamente como o desejado, ou seja, é um processo de maturação. Por isso, não desista. Crie seus próprios croquis, preste atenção no corpo humano do seu modelo, e faça desenhos de moda cada vez mais assertivos!

Aqui é preciso persistência e muitas tentativas. Assim, você perceberá que com o passar do tempo vai criar croquis cada vez melhores. 

 

Essas dicas foram úteis pra você? Para complementar ainda mais seu processo de criação, acesse nossa matéria sobre como planejar uma coleção de moda incrível. Aqui no nosso blog, você também encontra muitos outros conteúdos com dicas de confecção, tendências e mais. 


Deixe um comentário