imagem de modelista realizando desenho de modelagem de roupas

Modelagem de roupas: conheça as técnicas moulage e plana

25 novembro, 2021


7 min (tempo estimado de leitura)

A modelagem de roupas pode ser feita com as técnicas moulage (tridimensional) e plana (bidimensional). Leia o post e saiba mais sobre cada um desses métodos!

 A modelagem é um processo muito importante na criação de moda. É nesta etapa que as criações dos estilistas tomam forma e, para isso, o trabalho do modelista é essencial. 

Para a execução da modelagem os métodos moulage e  plana são os mais utilizadas. Trata-se de duas técnicas distintas, mas que se complementam.

Normalmente, peças mais simples podem ser feitas na modelagem plana. Enquanto a moulage é o método mais indicado para modelagens mais elaboradas, como um vestido drapeado, por exemplo.

Continue a leitura e entenda mais sobre modelagem, além de conhecer detalhes de cada um dos métodos. 

 

O que é modelagem de roupas?

Modelagem de roupas é a etapa em que os desenhos dos estilistas realmente tomam forma e se transformam em moldes que posteriormente serão produzidos. Nesta etapa é preciso considerar alguns fatores muito importantes, como o caimento da peça, a ergonomia e a vestibilidade. 

É importante que o modelista faça alguns questionamentos durante esse processo: a peça é confortável, fácil de vestir e permite movimentos? Tem um caimento adequado, e se ajusta ao corpo da maneira esperada?

Todas essas perguntas precisam ser respondidas nesta etapa. Afinal, não faz sentido dar sequência na produção de uma peça que não cumpre os requisitos básicos, não é mesmo?

mulher trabalhando na modelagem de roupas em uma mesa de confecção

 

Conheça técnicas de modelagem de roupas 

As técnicas moulage e plana são as principais nas modelagens de roupas. Nos próximos tópicos, explicaremos como são feitas: 

Técnica plana

exemplo de modelagem de roupas usando a técnica plana

A tradicional modelagem plana (ou bidimensional) é a mais utilizada no setor industrial têxtil. Nessa técnica, o molde é desenhado no papel, com as medidas tiradas da pessoa ou de acordo com medidas industriais.

Para desenvolver um modelo plano, é preciso seguir um passo a passo:

  1. Sobre o papel, é construída uma base bidimensional;
  2. A base é adaptada ao modelo desejado, possibilitando mudanças no desenho;
  3. Com o molde pronto, é hora de cortar e costurar a peça piloto;
  4. Em seguida, será analisada a vestibilidade da peça, para saber se ela apresenta algum defeito e se o caimento do tecido, formas e volume estão de acordo com o objetivo.

Caso seja observado algum defeito, ou se a peça piloto não estiver de acordo com o esperado, será preciso fazer uma correção no molde. Assim, a peça é refeita até que atinja o resultado ideal.

Ou seja, a modelagem industrial envolve a produção de um protótipo planificado em papel, que servirá de molde para o corte de tecidos em larga escala.

É fundamental que a modelagem seja bem traçada. Pois só assim será possível produzir peças perfeitas e reduzir possíveis custos desnecessários.

 

Técnica moulage

imagem de técnica moulage de modelagem de roupas

Na técnica moulage ocorre o inverso: a roupa é construída diretamente no manequim, permitindo a visualização da peça pronta.

A moulage (ou draping, em inglês) é um método de modelagem tridimensional, que contrasta com a modelagem plana (bidimensional). 

O nome moulage vem do francês “moule”, que significa molde, forma. Essa técnica foi criada na década de 1920, pelas estilistas Madeleine Vionnet e Alix Grés.

O método, muito utilizado na alta costura, consiste em envolver o manequim com o tecido e, com o uso de alfinetes e tesoura, formar o modelo.

Assim, é possível ver o resultado final da peça – caimento, volumes, pregas e outros detalhes – ainda na fase de desenvolvimento.

O processo de moulage é o seguinte:

  1. Selecionar os desenhos ou fotos do modelo que será produzido;
  2. Calcular o tamanho dos pedaços de tecido que serão utilizados;
  3. Marcar no tecido as linhas do fio reto e outras linhas de referência que serão necessárias, como cintura, busto, quadril e outros;
  4. Alfinetar o tecido no manequim, prestando muita atenção ao fio e às linhas do modelo, pregas, pences, folgas e outros detalhes;
  5. Marcar a lápis todas as linhas necessárias para determinar os limites do molde e a maneira como ele deverá ser costurado;
  6. Em uma mesa, o molde de tecido deverá ser corrigido com o uso de réguas e curvas de modelagem, e alfinetado mais uma vez para uma última prova no manequim;
  7. Após realizadas as correções, o molde de tecido é transferido para o papel;
  8. Caso os moldes sejam muito elaborados para uma produção em série, será preciso fazer um protótipo do molde para teste.

A técnica moulage apresenta algumas vantagens com relação a técnica plana. Como possibilitar uma visão mais apurada de franzidos, pregas, drapeados, profundidades, decotes e outros. Além disso, facilita a modelagem em áreas mais curvas do corpo, evitando sobras de tecido e permitindo criar modelos exclusivos e inovadores.

 

Qual técnica é a melhor?

Como mencionamos, as duas técnicas apresentadas possuem diferenças, mas se complementam. Portanto, não existe uma resposta exata sobre qual das técnicas é a melhor para o seu negócio, pois isso depende de vários fatores. 

Por exemplo, você possui uma confecção e realiza produção de peças mais simples e em série? Neste caso, a técnica plana pode ser a mais indicada. Ou você trabalha com peças exclusivas e mais elaboradas, em pequena quantidade? Se for o caso, talvez a moulage seja ideal para você. 

Essas são algumas das possibilidades, mas você deve se questionar para entender qual é o método que melhor se adequa ao seu caso. 

 

Conheça a Molde.me: ferramenta digital de modelagem

A Molde.me é uma startup jaraguaense que tem como objetivo tornar a utilização de ferramentas digitais de modelagem e encaixe automático mais acessível para confecções, com foco em microempresas. 

A empresa oferece soluções inovadoras para o segmento de modelagem e encaixe automático. Auxiliando estudantes, criadores de moda, modelistas e confecções na produção de peças com mais qualidade e rapidez.

A plataforma disponibiliza diferentes opções de planos para quem precisa desenhar ou digitalizar moldes de papel ou importar bases, fazer a gradação, imprimir e salvar seus riscos, entre outros. Com a Molde.me a sua criatividade ganha asas!

Modelagem de roupas: conheça as técnicas moulage e plana

Conhecer as principais técnicas de modelagem é essencial para entender melhor o processo de produção de moda. Também, é a partir disso que se torna possível definir qual será a técnica usada na sua produção, de acordo com as características necessárias. 

E você, já tem seu método de modelagem de roupas preferido? No nosso blog, você tem acesso a mais conteúdos relacionados a criação de coleções, gestão de negócios e novidades da indústria têxtil!


Deixe um comentário