Modelagem de roupas: conheça as técnicas moulage e plana

Modelagem de roupas: conheça as técnicas moulage e plana

8 outubro, 2020


5 min (tempo estimado de leitura)

Moldes de roupas podem ser feitos com o uso da técnica moulage (tridimensional) ou plana (bidimensional). Leia o post e saiba mais sobre cada um desses métodos!

A modelagem plana e a modelagem moulage são técnicas distintas que se complementam. Peças mais simples podem ser feitas na modelagem plana, enquanto a moulage é o método mais indicado para modelagens mais elaboradas, como um vestido drapeado, por exemplo.

Continue a leitura e entenda como são feitos os moldes de roupas com a utilização das técnicas plana e moulage!

Modelagem de roupas 

Veja como são feitas as modelagens plana e moulage:

Técnica plana

Modelagem de roupas: conheça as técnicas moulage e plana

A tradicional modelagem plana (ou bidimensional) é a mais utilizada no setor industrial têxtil. Nessa técnica, o molde é desenhado no papel, com as medidas tiradas da pessoa ou de acordo com medidas industriais.

Para desenvolver um modelo plano, é preciso seguir um passo a passo. Confira:

  1. Sobre o papel, é construída uma base bidimensional;
  2. A base é adaptada ao modelo desejado, possibilitando mudanças no desenho;
  3. Com o molde pronto, é hora de cortar e costurar a peça piloto;
  4. Em seguida, será analisada a vestibilidade da peça, para saber se ela apresenta algum defeito e se o caimento do tecido, formas e volume estão de acordo com o objetivo.

Caso seja observado algum defeito ou se a peça piloto não estiver de acordo com o esperado, será preciso fazer uma correção no molde, para que essa peça seja refeita quantas vezes forem necessárias, até que ela atinja o resultado ideal.

Ou seja, a modelagem industrial envolve a produção de um protótipo planificado em papel, que servirá de molde para o corte de tecidos em larga escala.

Por isso, é fundamental que a modelagem seja bem traçada, pois só assim será possível produzir peças perfeitas e reduzir possíveis custos desnecessários.

 

Técnica moulage

Modelagem de roupas: conheça as técnicas moulage e plana

Na técnica moulage, ocorre o inverso: a roupa é construída diretamente no manequim, permitindo a visualização da peça pronta.

A moulage (ou draping, em inglês) é um método de modelagem tridimensional, que contrasta com a modelagem plana (bidimensional). 

O nome moulage vem do francês “moule”, que significa molde, forma. Essa técnica foi criada na década de 1920, pelas estilistas Madeleine Vionnet e Alix Grés.

O método, muito utilizado na alta costura, consiste em envolver o manequim com o tecido e, com o uso de alfinetes e tesoura, formar o modelo.

Assim, é possível ver o resultado final da peça – caimento, volumes, pregas e outros detalhes – ainda na fase de desenvolvimento.

O processo de moulage é o seguinte:

  1. Selecionar os desenhos ou fotos do modelo que será feito;
  2. Calcular o tamanho dos pedaços de tecido que serão utilizados;
  3. Marcar no tecido as linhas do fio reto e outras linhas de referência que serão necessárias, como cintura, busto, quadril e outros;
  4. Alfinetar o tecido no manequim, prestando muita atenção ao fio e às linhas do modelo, pregas, pences, folgas e outros detalhes;
  5. Marcar a lápis todas as linhas necessárias para determinar os limites do molde e a maneira como ele deverá ser costurado;
  6. Em uma mesa, o molde de tecido deverá ser corrigido com o uso de réguas e curvas de modelagem, e alfinetado mais uma vez para uma última prova no manequim;
  7. Após realizadas as correções, o molde de tecido é transferido para o papel;
  8. Caso os moldes sejam muito elaborados para uma produção em série, será preciso fazer um protótipo do molde para teste.

Essa técnica traz vantagens, como:

  • Possibilitar uma visão mais apurada de franzidos, pregas, drapeados, profundidades, decotes e outros;
  • Facilitar a modelagem em áreas mais curvas do corpo, evitando sobras de tecido;
  • Permitir criar modelos exclusivos e inovadores.

Conheça a Molde.me: ferramenta digital de modelagem

A Molde.me é uma startup jaraguaense que tem como objetivo tornar a utilização de ferramentas digitais de modelagem e encaixe automático mais acessível para confecções, com foco em microempresas. 

A empresa oferece soluções inovadoras para o segmento de modelagem e encaixe automático, auxiliando estudantes, criadores de moda, modelistas e confecções na produção de peças com mais qualidade e rapidez.

A plataforma disponibiliza diferentes opções de planos para quem precisa desenhar ou digitalizar moldes de papel ou importar bases, fazer a gradação, imprimir e salvar seus riscos, entre outros. Com a Molde.me a sua criatividade ganha asas!

Modelagem de roupas: conheça as técnicas moulage e plana

Aproveite que está aqui e dê uma conferida nos outros artigos do nosso blog


Deixe um comentário