notebook aberto com moldes na tela e o texto tipos de encaixe e coo reduzir custos na produção

Descubra quais os tipos de encaixe e como reduzir custos na produção

4 novembro, 2021


8 min (tempo estimado de leitura)

Na confecção, escolher os tipos de encaixe adequados para suas peças faz toda a diferença. Conheça mais sobre isso e entenda como reduzir custos na produção! 

Quem não sonha em conseguir aproveitar melhor os materiais, evitar desperdícios e reduzir os custos de produção? Na confecção, o uso e aproveitamento correto dos tecidos pode fazer toda a diferença quando falamos de economia. 

Neste conteúdo, você vai entender mais sobre os tipos de encaixe, quais são as diferenças entre encaixe automático e encaixe manual, qual o impacto do tipo de encaixe nos custos da produção e, também, conhecer o encaixe automático da Molde.me.

Continue a leitura e para conferir o conteúdo!

 

O que é encaixe

No mundo da confecção, cada roupa é constituída por um conjunto de moldes, que são desenhos da peça em partes que se encaixam. O encaixe significa a distribuição desses moldes sobre um tecido ou papel para formar a roupa modelada.

O objetivo dessa distribuição é conseguir o melhor aproveitamento possível do tecido para as etapas seguintes, como o corte.

Essa é uma etapa que merece muita atenção e está diretamente relacionada ao custo da produção. Já que, quanto mais tecido for economizado, menos desperdício é gerado. Este processo também interfere diretamente na criação de estoques desnecessários e no aproveitamento da matéria-prima.

É importante ressaltar que o bom aproveitamento da matéria-prima resulta na redução do lixo têxtil. O não desperdício e a durabilidade dos materiais são ações positivas para o meio ambiente, envolvendo uma das premissas da sustentabilidade.

De forma resumida, o encaixe é a melhor forma de posicionar os moldes sobre o papel ou tecido para que não haja desperdícios.

confeccionista em sua sala, avaliando moldes em uma arara para definir o melhor dos tipos de encaixe a ser utilizado

Diferença entre encaixe e enfesto

A etapa de enfesto é o momento no qual os tecidos são estendidos em camadas alinhadas, com o objetivo de montar pilhas para corte. Essa etapa é realizada sobre uma mesa de corte, que deve ter tamanho um pouco maior que a medida do tecido.

Cronologicamente, primeiro os moldes da peça são desenhados. Depois é feita a etapa de encaixe para daí dar andamento no enfesto. Ou seja, no posicionamento dos moldes para o corte do tecido.

O enfesto pode ser par ou ímpar e, abaixo, vamos explicar qual a diferença entre as duas formas:

  • Enfesto par: também chamado de zigue-zague ou acordeão, neste tipo o tecido é colocado diretamente com tecido (ou seja, direito com direito e avesso com avesso), correndo em sentidos opostos. O processo se torna mais rápido, pois a máquina aproveita a ida e a volta.
  • Enfesto ímpar: o tecido direito é colocado com o avesso e o corte corre em um único sentido. Cada vez que estende uma folha, a máquina volta para o início da mesa de corte para cortar novamente.

 

Tipos de encaixe

Existem três tipos de encaixe principais, cada um com suas características específicas. Pensar nos processos da sua produção é essencial para realizar o encaixe correto e para obter um melhor aproveitamento do tecido.

Encaixe par 

Esse tipo de encaixe pode ser utilizado tanto com moldes simétricos como com moldes assimétricos. No encaixe par, todas as partes que compõem uma peça são dispostas sobre o tecido.  

Além disso, caso em algum dos moldes exista a indicação de cortar duas vezes, será necessário riscar duas vezes espelhado.

Encaixe ímpar (único)

A grande diferença deste tipo de encaixe é que ele só pode ser utilizado para peças simétricas. Neste caso, apenas metade dos moldes de cada peça são distribuídos sobre o tecido. Assim, se existir a indicação de riscar duas vezes, como no exemplo que citamos acima, o risco será realizado uma única vez. 

Encaixe misto

O método de encaixe misto é a mistura dos dois tipos de encaixe mencionados acima. Esse tipo de encaixe normalmente é utilizado por empresas que trabalham com grande produção diária, e precisam economizar tempo e acelerar os processos. 

No encaixe misto, todos os moldes que compõem uma peça são dispostos sobre o tecido. Junto com eles, metade dos moldes de outra peça também são colocados. Ou seja, temos sobre o mesmo tecido tanto o encaixe par quanto o encaixe ímpar.

 

Como evitar desperdícios e reduzir custos na sua produção

Quando a modelagem e o encaixe são realizados de forma manual, alguns problemas podem ocorrer. Um molde de papel pode ser utilizado como base para a criação de outras peças, por exemplo. Sendo assim, esse molde precisa ficar armazenado por um longo período. O que demanda estrutura física adequada e o espaço necessário para que todos os materiais possam ser armazenados corretamente. 

Isso implica no aumento de custos e também pode gerar outros problemas. Como a degradação do molde, perda de contornos, ou mesmo alguma avaria relacionada ao acondicionamento dos papéis como a influência da umidade. 

Também, realizando essa atividade de forma manual, o tempo gasto é muito maior e os desperdícios de tecido tendem a aumentar em comparação com as ferramentas de encaixe automático.

Portanto, contar com métodos de encaixe automáticos pode fazer grande diferença nos custos de produção. 

mulher realizando medição de molde em um dos tipos de encaixe para reduzir custos de produção

Diferenças entre encaixe automático e encaixe manual

O encaixe manual é quando as peças em tamanho normal são organizadas e deslocadas manualmente sobre o tecido para realizar o encaixe. Entre as desvantagens desse modo está a lentidão, já que é preciso repetir o processo a cada corte. Além disso, com esse método, normalmente a porcentagem de perda de tecido é maior.

É mais comum que este processo seja utilizado para encaixes de peças piloto, que são usadas como base para produção.

No encaixe automático, os moldes são criados ou digitalizados em um software. A partir daí, é preciso informar a grade e largura do tecido. E o sistema fará a otimização do tecido, visualizando quais são as melhores formas para economizar matéria-prima.

Com esse método automatizado, a produtividade é maior, pois o encaixe não precisa ser realizado de forma manual. Os resultados envolvem, além de agilidade, a redução da quantidade de tecido utilizado. Pois o sistema busca automaticamente o melhor encaixe.

 

Conheça o encaixe automático da Molde.me

A Molde.me é uma empresa catarinense que tem o objetivo de tornar o uso de ferramentas digitais de modelagem e encaixe automático mais acessível para confecções de todos os tamanhos.

Seu software de modelagem têxtil conta com a funcionalidade de encaixe automático. O que torna esse processo mais fácil, rápido e assertivo. Esse sistema funciona da seguinte forma:

Com o molde pronto para a etapa de encaixe, basta acessar o menu de ferramentas e informar o tempo disponível para que o sistema trabalhe no encaixe. Quando o tempo finalizar, confira o resultado. 

Para facilitar o uso do sistema, a Molde.me ainda disponibiliza uma central de ajuda com dicas e com os passos para fazer a sua modelagem automática com o sistema deles. Confira e aumente a produtividade na sua produção.

 

Ou seja, contando com ferramentas para automatização de processos de modelagem, a produtividade e economia de matéria-prima aumentam! 

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos da área da confecção. E acesse o site da Molde.me para conhecer melhor esta ferramenta incrível!

Você também pode fazer o download de moldes gratuitos do editorial da Zanotti acessando nosso Vídeo-Book 22/23. Além de apresentar as tendências de moda íntima, o conteúdo tem muita inspiração para as suas próximas coleções.

banner de oferta do vídeo-book 22-23 da Zanotti


Deixe um comentário