Mulher com laptop no colo

Como as inovações tecnológicas estão mudando a indústria da moda

25 novembro, 2016


5 min (tempo estimado de leitura)

Uma das principais características da moda é ser sempre mutável. As transformações acontecem por diversos aspectos: históricos, sociais, estéticos, financeiros e também proporcionados pelas inovações tecnológicas na indústria.

As novas técnicas não são usadas apenas para aumentar a capacidade de produção, elas também criam muitas outras possibilidades e podem, futuramente, redefinir toda a forma com que a sociedade usa os tecidos e fabrica roupas.

Neste post, você vai conhecer as mudanças que já estão acontecendo hoje no vestuário por conta da tecnologia.

Tecidos com autorreparação e barreira para líquidos

Pesquisadores da Austrália já estão trabalhando no desenvolvimento de tecidos que são capazes de se regenerar. Trata-se de uma tela com um revestimento que volta a se fundir quando exposto a uma temperatura muito baixa, permitindo que uma abertura se feche de novo, após o tecido ter sido danificado.

Esse mesmo material contém nanopolímeros em sua composição. Característica que o torna repelente para líquidos, sendo impossível de molhar e evitando manchas. No mercado, já existem tecidos imunes à água, mas um que também se autorrepara é novidade.

Impressão 3D como inovação tecnológica na indústria da moda

Modelo desfilando com vestido azul

Imagem: Reprodução/thecreatorsproject

As impressoras 3D já são uma realidade, embora ainda não tenham se popularizado. A grande expectativa em relação a essa tecnologia é a alta capacidade de personalização. Estima-se que essa técnica vai permitir criar um enorme catálogo com vários modelos, cores e estampas, em que o cliente vai poder montar sua roupa online.

Essa prática permite que a pessoa use roupas que reflitam não só o seu estilo, mas também seu humor naquele momento.

Outra possibilidade desses aparelhos é amenizar o impacto ambiental do consumo de vestuário. Alguns pesquisadores estão buscando desenvolver unidades que utilizem materiais reciclados e biodegradáveis.

Hoje, essas máquinas ainda precisam ser aprimoradas principalmente para melhorar a velocidade e os custos da impressão.

Tecidos que repelem insetos

Essa inovação é uma grande aliada da prevenção de doenças. Em tempos de Zika vírus e dengue, uma marca brasileira de moda gestante resolveu ajudar suas clientes – preocupadas com a contaminação – desenvolvendo roupas que repelem mosquitos.

Os tecidos foram produzidos incluindo citronela na sua composição, um inseticida natural, sem contraindicação. A eficácia do produto foi cientificamente comprovada e a marca garante que o efeito tem uma validade de 20 lavagens.

Roupas que mudam de cor

A cor da estação é uma preocupação muito presente no mundo da moda, mas vai chegar o dia em que as pessoas vão se esquecer dela, pois a mesma roupa mudará facilmente de cor por meio da tecnologia fotocromática, que avança cada vez mais.

Nos anos 1990, já surgiram camisetas sensíveis ao calor, mas a ciência segue melhorando por meio de diversos caminhos diferentes. E, no futuro, não só a temperatura, mas também as correntes elétricas, a luz, as ondas sonoras, e outros fatores vão interferir em tecidos que vão mudar de cor de acordo com as condições do local.

Desfiles virtuais

Não são apenas os materiais que estão se transformando — a forma de apresentar as coleções também. Os estilistas já podem realizar desfiles com avatares digitais, criando modelos pelo computador com aparência e movimentos idênticos ao de uma pessoa real.

Outra inovação é a utilização de óculos de realidade virtual para permitir que a pessoa assista a desfiles de onde estiver. Com apenas um celular, um aplicativo baixado e esse acessório, é possível assistir ao New York Fashion Week ou qualquer outra semana de moda, eventos que no passado eram superexclusivos.

Mulher assistindo desfile em óculos de realidade virtual

Imagem: Vida 3D

Empresas da moda também migram para o mundo digital

A Lookbr é uma Startup que fornece consultorias de moda para os clientes dentro da loja, seja física ou online, com o objetivo de ajudar os clientes a se sentirem ainda mais seguros consigo e auxilia-los na hora da compra. Além disso, o app gera diversos benefícios para a loja, como a conversão de vendas dos clientes mais indecisos e a enorme quantidade de dados sobre todos os consumidores, desde aqueles que compram e os que deixam de comprar, possibilitando assim, que a marca faça um marketing mais assertivo, apostando em peças que sejam ainda mais a cara do seu cliente. 

Todas essas inovações tecnológicas na indústria da moda demonstram como o setor tem capacidade de se reinventar, criando novas formas de projetar, de comercializar e de usar roupas. Para acompanhar todo esse potencial, o profissional precisa estar atento e acompanhar as tendências e novidades que a indústria tecnológica proporciona.

Confira também no nosso blog as novidades tecnológicas que transformam a moda fitness.


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