mulher negra, de óculos, sentada em uma mesa com notebook e papeis, trabalhando na criação de conteúdo

Criação de conteúdo: como atrair clientes e vender mais

31 agosto, 2021


13 min (tempo estimado de leitura)

A criação de conteúdo pode ser a chave do sucesso para você vender mais. Continue a leitura e entenda como produzir conteúdo com assertividade!

Vender mais, sem dúvidas, é um dos principais objetivos de todo empreendedor, independente do segmento. E no setor têxtil isso também é muito importante, afinal, as vendas são o grande responsável por fazer todo negócio “girar”. É dali que vem grande parte dos recursos para investir no negócio, arcar com folhas de pagamento, impostos, fornecedores, e uma série de outras despesas que todo negócio tem.

Portanto, é essencial sempre buscar estratégias para vender mais. E, nesse sentido, a criação de conteúdo pode ser a chave. Continue a leitura e acompanhe nossas dicas para criar conteúdo, atrair mais clientes e aumentar as vendas!

 

Criação de conteúdo: como é que faz?

Essa estratégia pode parecer simples em um primeiro olhar, mas envolve uma série de fatores que são muito importantes para que a estratégia de marketing digital da sua marca funcione e traga os resultados esperados. 

Já adiantamos que não basta simplesmente criar uma conta nas redes sociais e sair postado as peças novas e promoções da sua loja, por exemplo. Claro, isso também é importante, mas é só uma pequena parte de um trabalho muito maior. Confira nossas dicas: 

 

Entenda o que é funil de vendas

Você já ouviu falar em funil de vendas? Essa ferramenta é essencial para entender em qual etapa está o seu público. De maneira resumida, ele funciona assim: uma quantidade X de pessoas acessam seu site, visitam as redes sociais ou conhecem sua empresa. Essas pessoas são chamadas de visitantes, a primeira etapa do funil. 

Esses visitantes podem mostrar interesse em seus produtos ou interagir em suas postagens. Nesta etapa, eles são chamados de leads. Quando um lead pede um orçamento, adiciona um produto no carrinho, ou entra em contato, ele é considerado uma oportunidade. 

A última etapa é a de cliente, que reúne, como o próprio nome diz, as pessoas que realizaram uma compra, ou seja, fecharam um negócio com a sua empresa. 

Essa estrutura funciona realmente como um funil: na primeira etapa, os visitantes, temos muito mais pessoas do que na etapa dos clientes, por exemplo. Isso porque é normal que, ao longo do caminho, algumas pessoas “se percam”, porque não estão prontas para adquirir seus produtos, ou não tem interesse neste momento.

exemplo de funil de vendas utilizado na criação de conteúdo

O que é jornada do consumidor e como funciona

Existem várias definições para jornada do consumidor, mas, basicamente, trata-se do caminho que um consumidor percorre desde que identifica um problema, até realizar uma compra. Essa jornada pode demorar mais ou menos tempo, dependendo da complexidade do problema do cliente. 

Por exemplo, se estamos falando de uma compra mais simples como uma camiseta para passar um fim de semana acampando com os amigos, às vezes essa jornada dura alguns minutos ou horas. Já quando falamos de grandes investimentos, como a compra de um carro ou de um imóvel, a jornada pode durar meses. 

É essencial conhecer o seu negócio e entender qual é a jornada que o seu consumidor percorre. Apesar das definições diversas, existem algumas etapas que normalmente são percorridas nesse processo. Vamos usar o exemplo da compra da camiseta, mencionado acima, para que você visualize cada uma das etapas:

Etapas da jornada do consumidor

Aprendizado e descoberta: aqui, o seu consumidor muitas vezes nem sabe que tem um problema, e está apenas conhecendo a sua marca. Por exemplo, é o momento onde o grupo de amigos decide acampar. 

Reconhecimento do problema: aqui, seu cliente já começou a entender que enfrenta um problema e está buscando conteúdos para entender melhor sua situação. 

Este é o momento onde a pessoa está se preparando para o acampamento, mas identificou que não tem a camiseta que gostaria de usar. Então ela passa a pesquisar mais sobre isso e buscar as opções disponíveis.

Consideração da solução: neste momento, seu cliente já entendeu mais sobre o problema que enfrenta e está buscando por soluções. Ou seja, aqui o cliente começa a buscar por diversas lojas que tem a camiseta no estilo que ele está buscando. 

Decisão de compra: essa é a última etapa da jornada, quando o cliente decide pela compra. Aqui, sua cliente já identificou qual o modelo de camiseta que estava buscando e encontrou a marca da qual quer realizar a compra. 

Como falamos, essa jornada pode durar alguns minutos, ou se estender por meses, tudo depende do seu tipo de negócio. Este exemplo simples serviu apenas para mostrar como essa jornada ocorre, desde que a pessoa identifica que tem um problema, até a escolha da solução. 

A intenção da criação de conteúdo é, então, auxiliar esse possível cliente a passar por essas etapas e realizar uma compra. Confira as dicas para produzir conteúdo de qualidade nos próximos tópicos. 

exemplo de jornada do consumidor usada na criação de conteúdo

Como criar conteúdo de qualidade

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as etapas que o seu cliente passa até optar por adquirir um produto ou serviço e conhece o funil de vendas, chegou a  hora de colocar a mão na massa e produzir conteúdo para ajudar ele a avançar nas etapas do funil. 

O segredo é produzir conteúdo para todas as etapas da jornada, assim, quando seu cliente acessa seu site ou suas redes sociais, encontra conteúdo de todas as etapas, e não apenas relacionados a venda. Para isso, você precisa seguir um planejamento.

 

Considere seu público e os interesses

Quando produzimos um conteúdo, devemos sempre considerar para quem esse conteúdo está sendo escrito. Quem é o cliente ideal do seu negócio? Quem é sua persona? Quem você busca atingir com esse conteúdo que está produzindo? 

Sabendo quem é o público, considere seus gostos e interesses: o que essas pessoas buscam? Que tipo de conteúdo gostariam de ver? Quais são suas dúvidas? Esses passos são essenciais para que você produza um conteúdo alinhado com aquilo que o público espera. 

Se você tem, por exemplo, uma loja de roupas produz conteúdos relacionados aos tipos de tecidos, modelos das peças, combinações de cores, dicas de looks para eventos. Mescle também com fotos dos produtos, promoções e ofertas. As possibilidades são inúmeras!

folha com anotações de brainstorm, com informações de clientes, utilizada na criação de conteúdo

Escolha plataformas em que seu público está presente

Além de saber o que o seu público espera, é essencial entender onde ele está. Por exemplo: seu público usa Instagram ou Facebook? Prefere outras redes, como o TikTok? Ou gosta de ler blogs, como esse que você está lendo agora? 

Você precisa entender onde o seu público está para que produza e divulgue o conteúdo no lugar certo. Se o seu público prefere o Instagram, não adianta enviar um conteúdo por e-mail, entende? 

 

Formatos e assuntos interessantes e diferenciados 

Você já entendeu quem é seu público alvo e onde ele está. Mas, antes de colocar a mão na massa de verdade, precisa considerar um outro fator na sua estratégia de produção de conteúdo: quais assuntos e formatos mais interessam ao seu público? 

Ele prefere conteúdo em vídeo ou áudio? Um carrossel de fotos no Instagram? Prefere dicas do dia a dia ou fotos de produtos? Entenda o que o público espera e prepare conteúdos em formatos interessantes, com assuntos diferenciados.

Além disso, sempre trabalhe com uma linguagem próxima, que crie uma conexão com quem está acompanhando seu conteúdo. Seu possível cliente precisa se sentir próximo da sua marca.

 

Mantenha a organização e periodicidade na criação de conteúdo

Organização é mais uma das chaves para que a sua estratégia de conteúdo funcione. Você precisa definir uma forma de organização, seja por calendário, planilha, anotações, ou planner, para a sua produção de conteúdos. Inclua informações como os assuntos trabalhados e os objetivos de cada conteúdo. 

Além disso, defina uma periodicidade para as produções. Serão conteúdos longos ou curtos? Para redes sociais ou site? Tendo essas informações, fica mais fácil entender qual é a sua possibilidade de produção e definir a periodicidade das postagens. 

Você pode optar por postar conteúdo todo dia, no caso do Instagram. Ou uma vez na semana, se optar por trabalhar com um blog. Mas tudo depende da demanda que você consegue atender. Pense em um ritmo de produção que seja viável e que você consiga cumprir, afinal, manter a periodicidade e a constância é essencial para o sucesso da sua estratégia de criação de conteúdo. 

Isso também ajuda o seu público a entender que, por exemplo, todas as terças-feiras vai encontrar conteúdo novo em seu site. Ou que, todas as manhãs, vai ver uma dica no seu stories do Instagram. 

imagem de agenda utilizada na organização e periodicidade na criação de conteúdo

Adiciones CTAs e títulos atrativos

O título é o primeiro contato que o leitor tem com o seu conteúdo. Seja no momento de uma pesquisa no Google ou até navegando em seu blog. Portanto, os títulos devem ser atrativos e instigar o leitor a clicar para saber mais. 

Mas aqui temos um detalhe importante: o seu conteúdo sempre precisa cumprir a promessa do título. Ou seja, o leitor deve clicar para conferir seu conteúdo e encontrar exatamente o que você prometeu. 

Além disso, você deve investir em CTAs, essa sigla significa chamada para ação. Alguns exemplos são: clique aqui, continue a leitura, saiba mais, encaminhe para um amigo ou entre em contato. São pequenas frases que chamam o seu leitor a realizar alguma ação que você deseje.

Você deve colocar essas CTAs ao longo do seu texto para estimular o leitor a continuar acompanhando seu conteúdo e realizar uma ação, como conhecer seus produtos, ao final do conteúdo.

 

Analise a performance

Uma das partes mais importantes da criação de conteúdo é a análise da performance dos resultados. Essa análise pode ajudar você a entender o que deu certo, o que deu errado e qual estratégia trouxe bons resultados, assim gera ótimos insights para as próximas produções. 

Assim, você tem informações para definir os próximos passos e entender como produzir conteúdo de forma mais assertiva para seu público. Aqui deixamos um lembrete: essa análise deve ser constante! Todo conteúdo produzido deve ser analisado. Então defina qual a melhor forma de fazer isso, dentro da sua rotina, e reserve um período de tempo para se dedicar às análises. 

 

Como você pode perceber, a criação de conteúdo não é uma tarefa fácil. Ela envolve uma série de fatores, precisa de constância, dedicação e muita análise. Por isso, é essencial entender a importância desse processo e também o retorno que a criação de conteúdo pode gerar para sua empresa.

Além disso, é fundamental entender que esse é um trabalho de longo prazo. Ou seja, é com o passar do tempo que as produções vão melhorando e os resultados vão chegando. Portanto, mantenha o foco e não desista na primeira dificuldade. O nosso blog está aqui para servir de inspiração! 

Continue nos acompanhando para acessar mais conteúdos relacionados a gestão, atendimento, vendas, tendências e muito mais!


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