exemplo de mulher vestindo roupas da moda atemporal

O que é moda atemporal e por que investir nas suas coleções?

2 setembro, 2021


8 min (tempo estimado de leitura)

A moda atemporal é um estilo que vem ganhando cada vez mais espaço na nova relação do consumidor com a moda. Saiba mais e entenda porque investir nela!

A relação dos consumidores com a moda vem mudando com o passar do tempo. É cada vez mais comum que os clientes queiram saber sobre os processos de produção, sobre as matérias-primas e os conceitos dos lançamentos. Essa mudança foi acelerada, e muito, também em função da pandemia do Covid-19, que mudou os hábitos de muitas pessoas

O isolamento social e o home-office incentivaram o uso de peças mais confortáveis. Os looks mais práticos e descomplicados passaram a ser ainda mais valorizados. Mas há um estilo que vai muito ao encontro dessas mudanças e  merece a nossa atenção: a moda atemporal. 

Continue a leitura para saber o que é moda atemporal e porque você deve investir na criação desse tipo peça na sua coleção.

 

O que é moda atemporal?

Sabe aquela peça que veio diretamente dos anos 60, 70 ou 80, mas que pode tranquilamente ser usada nos dias de hoje? Ou aquela sua combinação de calça jeans e camisa branca, que fica elegante em qualquer lugar? Esses são alguns exemplos que podem ser considerados moda atemporal.

Em resumo, a moda atemporal é o estilo que foi validado pelo tempo, que nunca sai de moda e sobreviveu a todas as trocas de tendências. São aquelas peças clássicas e elegantes que continuam nas vitrines e, mesmo vistas todos os anos, trazem um ar de contemporaneidade. Ainda que possuam características minimalistas, essas peças continuam tendo um toque interessante e realçam as combinações de roupas.

Mesmo que essas peças-chaves possam ser usadas por pessoas de todos os estilos, essa moda atemporal também está bastante relacionada ao slow living, ao minimalismo e ao slow fashion. Quem segue esses hábitos geralmente busca uma relação mais consciente com a moda e com o consumo. 

Deste modo, podemos entender as peças da moda atemporal como aquelas que fazem sucesso sempre, independente das tendências que estão em alta, e que proporcionam um look elegante e bonito em qualquer ocasião. 

É importante ressaltar que não é por serem mais simples e minimalistas que essas peças são sem graça! Elas podem ser cheias de estilo e compor looks incríveis. Além disso, trazem consigo mais do que informação de moda, apresentam um posicionamento. 

A criatividade na hora de montar as combinações (as roupas, as cores) e o jeito de se vestir são formas de expressar a liberdade, as opiniões e os sentimentos por meio da moda. E, cada vez mais, a sustentabilidade e o conforto estão ditando as tendências. Por isso a moda atemporal está ganhando cada vez mais espaço no mercado e nos armários.

Algumas peças que podemos citar como exemplo são as calças de alfaiataria, as jaquetas jeans e as jaquetas de couro. São roupas que, entra ano e sai ano, nunca saem de moda e tem um lugar garantido em nosso guardaroupa. 

imagem de mulher vestindo look elegante da moda atemporal

Como saber se uma peça é atemporal?

Nós apontamos alguns exemplos de peças atemporais aqui. Mas existe uma forma simples de entender se uma peça pode ou não ser considerada atemporal.

Basta pensar: essa peça era usada 10 anos atrás? Eu poderia usá-la daqui a 10 anos? Ela é versátil? Muitas vezes o look não é a tendência do momento, mas proporciona um visual elegante, clássico e charmoso. E é esse o segredo, são peças duráveis, que proporcionam aquela imagem de estar bem vestido independente da época ou da situação.

Essas peças facilitam o cotidiano e combinam facilmente com vários modelos diferentes, além de que podem ser usadas em diversas ocasiões. As tonalidades de cores, geralmente, são mais neutras, como tons de bege, cinza, preto e branco.

 

Porque investir na moda atemporal nas suas coleções?

Os hábitos dos consumidores e sua relação com a moda estão mudando. Agora, preserva-se mais o foco em produção e consumo consciente e em sustentabilidade

Para pensar em uma coleção atemporal, deve-se analisar os ciclos de mercado, pois são artigos que resistem ao tempo e às atualizações da moda. Adicionar esse tipo de peça ao seu mix de moda é uma grande chance de ter sucesso nas vendas, já que as pessoas investem em roupas básicas como peças-chaves no armário.

Portanto, apostar em peças ou coleções de moda atemporal vai ao encontro da nova necessidade dos consumidores. E, como você já sabe, estar de acordo com as expectativas e desejos do consumidor é um dos principais pontos para que sua marca se destaque no mercado.

Além disso, mostra que sua marca é preocupada com princípios ambientais e busca por uma cadeia produtiva mais sustentável e ecológica. Enfim, diz respeito a uma grande mudança em todo o universo da moda, desde a cadeia produtiva até o consumo. Mas para sua marca continuar sendo destaque, também é preciso estar de olho e acompanhar as mudanças de mercado.

mulher dona de confecção, em seu escritório, considerando por que investir em moda atemporal

Como criar produtos atemporais?

Alguns dos pilares da moda atemporal são a sustentabilidade, a qualidade e a simplicidade. Ou seja, as criações devem ser pautadas nesses princípios. Para isso, opte por tecidos e aviamentos de alta qualidade, que garantam durabilidade às peças. 

Como esse estilo muitas vezes traz a base das tendências clássicas de moda, os clientes procuram por qualidade nas peças e estão dispostos a investir mais nessas roupas. É essencial manter e prezar pela qualidade nas criações, para que sejam duráveis, elegantes e confortáveis.

Também considere trabalhar com tecidos lisos, ou estampas mais clássicas, que estão sempre nas vitrines, em vez de optar pela tendência da estação. Todas as peças que podem ser classificadas como atemporais têm em comum a possibilidade de serem usadas independente da época, não se esqueça disso!

Você também pode optar por trabalhar com coleções cápsulas, criando uma quantidade limitada de peças e evitando acúmulo no estoque. Além disso, ao criar e desenhar uma peça, considere as variações de temperatura nas estações do ano e pense também nos ciclos do mercado.

No Brasil, por exemplo, na maior parte do ano a temperatura é alta e, com exceção da região sul  e parte do sudeste, o inverno não costuma ser rigoroso. Portanto, em boa parte do país temos uma variação menor de temperatura. Assim, você pode optar por tecidos fluidos e cortes diferenciados, que podem ser usados durante todo o ano, e não precisam ser substituídos a cada estação.

Outra dica que está relacionada a esse estilo de consumo e pode ser muito útil para a sua coleção de moda atemporal é contar com mão de obra local na produção. A valorização do trabalho local e dos pequenos fornecedores é mais um dos pontos relevantes quando falamos em moda atemporal.

mulher costurando produtos da moda atemporal

Ou seja, a moda atemporal é pautada por princípios como sustentabilidade, durabilidade e consumo consciente. Mais do que peças de um determinado estilo, estamos falando de um posicionamento e de um ideal de consumo. Se você está planejando sua próxima coleção, vale a pena ficar de olho nisso.

Ficou interessado pela criação de coleções seguindo a moda atemporal e quer mais inspirações? Acesse o nosso vídeo-book gratuito. Lá você vai encontrar dicas, tendências e muito conteúdo incrível para desenvolver suas peças.

banner para download do video book da Zanotti


Deixe um comentário