Jovem de saia midi jeans e boné fazendo referência moda cilcica

Moda cíclica: entenda esse conceito!

29 junho, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

Tendências que vêm e vão são a base da moda cíclica, mas existem muitos fatores que influenciam esse conceito. Saiba mais!

Muitas vezes ao sair na rua, temos a impressão que voltamos aos anos 70 ou 80, não é verdade? Mesmo que você não tenha vivido essa época, com certeza conhece as principais tendências e as peças mais utilizadas por meio de registros fotográficos. 

As calças de cintura alta, flare (boca de sino), saias midi, scarpins, a tiara no cabelo e o animal print, além do xadrez, voltaram com tudo nesta estação. Esses são alguns exemplos de um conceito chamado moda cíclica. 

Continue a leitura, entenda porque esse movimento acontece e conheça algumas das principais tendências que retornam de tempos em tempos. 

Mas o que é a moda cíclica na prática?

A moda cíclica nada mais é do que reviver tendências do passado com algumas atualizações para atender ao público atual. O que era moda nos anos 80, foi considerado “brega” nos anos 90 e atualmente está nas passarelas dos desfiles e das ruas, por exemplo.

jovem com jeans e cabelo rosa com referência a moda cíclica

As tendências sazonais costumam passar muito rápido e a cada estação são criadas novas peças e modelos. Tudo isso leva em consideração as rápidas mudanças no comportamento do consumidor e as novas necessidades que vão surgindo. 

Também existem algumas tendências que estavam em alta em outras épocas e que estão sempre retornando. A cada temporada nos deparamos com estilos que passaram por alguma atualização, trazendo a mesma essência, mas com um toque moderno e diferenciado.

Por que este movimento acontece?

Se uma tendência do passado volta com tudo em outra coleção, é preciso que haja um desejo do consumidor. Mas como descobrir o que os clientes estão buscando, querendo ou relembrando? 

Aí é que entra a pesquisa comportamental, envolvendo as características socioeconômicas e políticas, por exemplo. A indústria precisa saber o que está acontecendo em cada uma das camadas da sociedade. Assim como as pessoas reagem e se projetam através da moda para criar coleções que estejam alinhadas com essas tendências.

É comum a gente se apaixonar por aquela peça linda na vitrine, sem saber ou perceber que já fez sucesso em outros anos. Se repararmos em fotos de décadas anteriores, com certeza vamos encontrar peças que estão dominando as vitrines de hoje. 

Com isso, nota-se que esse processo vem acontecendo cada vez mais rápido. Isso porque está conectado e em função das mudanças constantes pelas quais a sociedade vem passando. Outro fator que pode contribuir para isso são as redes sociais

Há tempos a internet deixou de ser um espaço separado da nossa vida real. Hoje, o que acontece na rede de computadores influencia diretamente nosso dia a dia. Com o surgimento de influencers, blogs de moda, perfis especializados e uma democratização maior da informação, cada vez mais as pessoas têm voz para trazer à tona determinados assuntos.  

Mulher de jaqueta de couro e  mini saia peças da moda cíclica

Tendências que têm voltado nas últimas coleções

Como você pode ver até aqui, é normal que, ao longo dos anos, algumas tendências retornem, é a moda cíclica. Às vezes, por uma única temporada e em outras situações, acabam voltando para ficar. 

Nesse tópico, trouxemos algumas das principais tendências de décadas anteriores que tem retornado nos últimos anos. 

Comprimento Midi 

As saias ou vestidos com comprimento um pouco abaixo do joelho, com cintura bem marcada, foram febre entre os anos de 1930 a 1950. Desde 2017 a tendência voltou com tudo e – ao que parece – veio para ficar. 

Entram e saem das estações, e essas peças em especial, são sempre adaptadas e atualizadas. Seja para o tecido que está em alta na estação, seja para a cartela de cores da temporada

Este modelo traz bastante feminilidade e elegância à mulher e pode variar bastante no estilo. Uma das peças de maior destaque é a saia plissada de comprimento midi, que permite uma série de combinações. 

Talvez a mais comum seja o combo saia midi + t-shirt + salto alto. A receita perfeita para um look bonito, elegante e despojado. Também, é possível combinar essa produção com tênis, camisas sociais, blazer… Tudo vai depender do seu estilo e do objetivo da produção. 

mulher de fone e óculos de sol vestindo saia midi uma das tendências da moda cíclica

Calça pantalona 

Às vezes a pantalona é confundida com a calça flare, mas é fácil diferenciar esses dois modelos. A calça pantalona tem modelagem mais ampla desde o quadril, enquanto que a calça flare vem ajustada até o joelho e fica mais larga até chegar no pé. É parecida com as tradicionais bocas de sino do final dos anos 70. 

As pantalonas vem fazendo sucesso já há algumas temporadas, mas principalmente neste outono/inverno estamos vendo algumas transformações nessa tendência. Tecidos diferenciados, como a lã, vem sendo utilizados para sua confecção de moda cíclica. 

Outra atualização é o comprimento diferente, no chamado modelo pantacourt. O pretinho básico segue tendo espaço, mas cada vez mais vemos esse tipo de peça em cores vibrantes, segundo as tendências apontadas pelas maiores autoridades do mercado nesse segmento, como Pantone e WGSN.

jovem de calça pantalona com bananas na cabeça mostrando a moda cílcica

Mom Jeans

Sem dúvidas os modelos de calças são algumas das tendências que mais voltam à moda. O nome “mom” vem do inglês “mãe”, pois era uma peça muito usada pelas mães, nas décadas de 70 e 80, pelo conforto e praticidade.

Atualmente, essa modelagem vem fazendo sucesso inclusive entre jovens e adolescentes, exatamente pela busca cada vez mais constante por peças confortáveis. 

Esse modelo tem cintura alta, é mais larguinho e dependendo da peça, pode possuir um ajuste maior no tornozelo. Também são encontradas peças dessa modelagem em comprimentos diferentes da tendência original e até trazendo alguns elementos como a lavagem destroyed, o que acrescenta um toque de estilo às peças que eram inicialmente muito básicas. 

Três amigos com calça jeans da moda cíclica

Calça bag 

Elas foram muito usadas nos anos 80, é um estilo de calça mais apertada na cintura, de cós alto, larga nas pernas e mais justas na barra.

Estes modelos que agora representam sofisticação, podem ser combinados com sandálias de salto alto, tênis, rasteiras e mules. O detalhe desta nova roupagem é que as peças não vêm apenas no jeans, mas também em outros tecidos mais estruturados e numa grande diversidade de cores.

Mulher de calça beg que foi usada nos  anos 80 volta com a moda cíclica

Peças em tricot

Nas regiões mais frias é super comum vermos blusa de lã e tricot durante o outono/inverno. Porém, agora esse tecido vem ganhando destaque e aparecendo inclusive em calças, saias e conjuntos! 

As peças podem ser produzidas em fios mais grossos, ideais para os dias frios, mas também com fios mais finos, podendo ser utilizadas em qualquer estação. Essa tendência também tem tudo a ver com o retorno das atividades manuais impulsionado pela pandemia, o estilo cottagecore e também o craftcore, pois traz um toque manual e artesanal às peças. 

Mulher com blusa de lã fazendo tricô para acompanhar a moda cíclica

Tendências vêm e vão em todas as temporadas, algumas voltam para ficar, e outras causam estranhamento no público, como as calças de cintura baixa, que tem retornado no ano de 2022. 

O importante é que você esteja sempre atento às principais tendências do mercado e preparado para oferecer os produtos certos de acordo com as necessidades do seu público. 

 

Quer saber mais sobre as principais tendências para produzir coleções incríveis? Acesse gratuitamente nosso vídeo-book clicando no banner abaixo. 

banner para download do novo vídeo-book da Zanotti


Deixe um comentário