Trend Alert: a moda anos 80 está de volta!

18 maio, 2021


7 min (tempo estimado de leitura)

Exagerada, vibrante e cheia de brilho: é o resumo perfeito para a moda anos 80. E ela está de volta! Confira as principais tendências que estão retornando.

Já sabemos que a moda é cíclica, não é mesmo? Ano após ano, algumas tendências retornam para o nosso guarda-roupas revivendo grandes hits das décadas passadas. Depois de grandes referências dos anos 60 aparecerem na passarela, agora chegou o momento de uma década mais extravagante: os anos 80!

Uma década intensa e inovadora, principalmente no mundo da moda. Estes anos foram marcados pela competição entre homens e mulheres à procura de igualdade no mercado de trabalho. Muitas mudanças estavam acontecendo e não há dúvida que o vestuário refletia o movimento e diversão da sociedade, com uma mistura de sensualidade, sofisticação e ousadia. Confira abaixo mais informações sobre essa década e as tendências que estão voltando com tudo para 2021!

Principais tendências da moda anos 80 que vão retornar

Os anos 80 são representados pelo exagero, volume, cores vibrantes e muito brilho. Na época foram lançadas tendências em todos os cenários culturais, o que gerou vários estilos diferenciados. Dentre eles, os “Yuppies” (Young Urban Proffessionals) foram o maior destaque da época. Eram jovens Workaholics, que trabalhavam em ritmo acelerado.

Os homens “Yuppies” vestiam ternos masculinos de luxo, já as mulheres, vestiam conjuntos de alfaiataria de grife caríssimos. Conjuntos estes, que imitavam as roupas masculinas, com blazers estruturados que possuíam ombreiras e saias de modelo lápis com cintura alta e fendas. 

Dentre as várias características que bombaram nessa década, seguem abaixo as 8 tendências da moda anos 80 que estão crescendo cada vez mais e vão ficar para o mercado de 2021:

Maxi colares, brincos, anéis e pulseiras. 

Sucesso absoluto nos anos 80, os maxi acessórios estão de volta! E, se você trabalha com a criação de acessórios e quer aderir a essa tendência chunky ao seu portfólio, nossa dica é: quanto maior e mais robusta for a joia melhor. 

Pense em opções mais pesadas e maximalistas, você pode fazer conjuntos prontos de vários acessórios mais finos para criar volume ou criar modelos mais grossos sozinhos, não há uma regra fixa. A ideia é fazer modelos que gerem liberdade para o consumidor criar looks cheios de estilo.

uma imagem com quatro fotos de mulheres usando maxi acessórios, tendência de moda anos 80

Meias-calças aparentes de rendas, coloridas ou estampadas. 

A meia calça é outra das tendências que bombaram na moda anos 80 e agora está de volta aos guarda-roupas. Neste ano, pense em criar peças diferenciadas, com estampas, coloridas ou com aplicações de rendas.

Essa peça é perfeita para combinar com looks de saia midi. Assim, a meia-calça fica aparente e passa a ser o ponto alto do look na coleção, principalmente agora no inverno.

looks com meia calça aparente, tendência de moda anos 80

Looks brilhosos 

Aqui vale de tudo! Você pode criar peças completas de brilho ou até modelos com apenas alguns detalhes que chamem a atenção em peças casuais. E o mais interessante é que o brilho não vai ser reservado apenas para a noite. Você também pode investir em modelos brilhosos que serão utilizados durante o dia. 

E, se você está pensando na sua nova coleção, a nossa dica é usar os elásticos Imm Glow e Imm Blackbull, que tem tudo a ver com essa tendência! 

sugestão de uso de elásticos brilhantes, tendência da moda anos 80, em moda intima

Alfaiataria feminina 

Quem não ama um look composto por peças de alfaiataria? Essa combinação deixa qualquer visual mais elegante. Neste ano, a tendência vem com silhuetas mais amplas e modernas, adicionando um toque de estilo à tendência que referencia diretamente a moda anos 80. Aqui os blazers oversized voltam com tudo abrangendo todos os estilos, incluindo o Street Style. 

looks de alfaiataria feminina, tendência da moda anos 80

Ombro a ombro

Essa talvez seja a mais discreta das tendências da moda anos 80 que estão retornando. Por mais que essa década seja marcada pelas ombreiras, mangas volumosas e muito exagero, o decote ombro a ombro também fez parte das tendências de moda da época. Agora, você pode apostar nessa modelagem em blusas e vestidos que ficarão ainda mais charmosos e elegantes. 

looks com decote ombro a ombro, tendência da moda anos 80

Corset belt

O corset belt invadiu as passarelas e já dá as caras nos looks por aí, criando muita polêmica. Em uma tradução para português, estamos falando de cinto espartilho. Mas ele não é como aqueles cintos cheios de amarrações, com estilo mega sexy usado nos anos 80, o corset belt voltou agora repaginado.

Hoje ele é símbolo do empoderamento feminino, remodelado como um detalhe fashion que não causa dor. Podem ser confeccionados de couro, tecidos estruturados ou até mesmo com rendas com fitas elásticas. As modelagens podem ser bem similares aos croppeds utilizados como sobreposição atualmente.  

corset belt, tendência polemica da moda anos 80 que está retornando

Mangas bufantes, ombros estruturados ou ombreiras.

Tire as ombreiras do armário, que a tendência está de volta! Essa é mais uma das polêmicas da moda anos 80: tem quem ame e quem odeie, mas o certo é que a tendência já está presente nos looks por aí.

As mangas bufantes, por exemplo, já estão presentes nos guarda-roupas há algumas temporadas, e são tendência até para vestidos de noiva! Invista em modelagens de peças estilo “V”, com ombros robustos e cintura acentuada. 

manga bufante, tendência da moda anos 80 que está retornando

Veludo molhado

Já faz alguns anos que o veludo molhado vai e vem nos looks das fashionistas. Mais uma tendência que vem da década de 80, o tecido é perfeito para compor o visual de outono/inverno. 

Esse tecido pode ser utilizado numa grande variedade de peças: desde jaquetas e casacos, até saias e vestidos tubinhos. Adapte essa tendência a sua coleção, dando um “up” nas peças que possuem uma modelagem mais minimalista, optando pelo veludo molhado para trazer um charme delicado e sexy.

quatro opções de look com veludo molhado, tendência da moda anos 80

Tem quem adore a moda anos 80 e tem aqueles que torcem o nariz só de pensar nas ombreiras, brilhos, e maxi acessórios. Mas e você, o que acha dessas tendências? Em quais vai apostar? Comente aqui embaixo!

Para ficar por dentro de todas as novidades e tendências deste universo da moda e preparar a sua próxima coleção, continue acompanhando o nosso blog!


Deixe um comentário