Corset, corselet, espartilho e corpete: entenda a diferença

8 setembro, 2023


13 min (tempo estimado de leitura)

Corset, corselet, espartilho e corpete: esses quatro termos da moda causam confusão, mas possuem algumas diferenças. Confira neste conteúdo!

O mundo da moda é um emaranhado de termos, tendências e estilos que podem confundir até os mais entusiásticos seguidores de moda. No entanto, à medida que abraçamos uma era que celebra tanto o vintage quanto o futurista, uma variedade de peças clássicas fazem seu retorno triunfante.

Seja para criar uma silhueta de tirar o fôlego em um evento de gala ou simplesmente para adicionar um toque de luxo a um jantar romântico, essas peças se tornaram sinônimo de elegância, sensualidade e poder feminino. Mas você sabe o que distingue uma peça da outra? Prepare-se para uma jornada educativa e inspiradora!

 

Corset: A essência da sensualidade e postura

Nascido no século XVI como um colete apertado, o corset começou sua trajetória como um molde de silhueta, suporte para os seios e aprimorador de postura. Com o tempo, sofreu diversas alterações, adaptando-se às tendências de cada era, mas mantendo suas características de estrutura e ajuste.

Hoje, o corset é confeccionado com barbatanas inseridas em “canaletas” costuradas no tecido. Estas barbatanas, atualmente feitas de aço inoxidável, dão à peça sua estrutura única. Diferentes tipos de tecidos, desde cetim até couro, podem ser utilizados, e as peças frequentemente apresentam amarrações elaboradas ou fechos para um ajuste personalizado.

Dicas para implementar o corset na sua coleção:

 

  1. Modelagem é tudo: Se você está considerando se aprofundar no mercado de corsets tenha em mente a anatomia de seus futuros clientes. Certifique-se de que cada peça seja feita para se ajustar perfeitamente ao corpo, mantendo uma postura saudável e confortável.
  2. Customização: A beleza do corset reside na sua adaptabilidade. Oferecer opções de customização, como diferentes tipos de laços ou fechos, pode ser um grande atrativo.
  3. Guias e Tutoriais: Ensinar suas clientes como usar e cuidar de seus corsets pode tornar a experiência de compra mais rica e educativa. Vídeos e guias impressos podem ser ferramentas úteis.

Mulher usando corset

 

Corselet: A modernização do clássico

Imagine a sensualidade do corset, mas com uma pitada de conforto e praticidade para o dia a dia. Essa é a magia do corselet, uma variação mais moderna e menos restritiva do corset, surgida principalmente nos anos 50, quando a moda exigia silhuetas mais finas, mas sem o desconforto dos corsets vitorianos. 

Ele mantém a essência de moldar o corpo, mas foi desenhado para ser mais flexível e ergonômico para o uso diário, graças aos avanços em elásticos e tecidos. O corselet oferece o conforto ideal para compor conjuntos de lingerie sedutores.

Enquanto o corset era originalmente uma peça de vestuário interna, o corselet foi concebido para brilhar, tanto como peça de roupa interior quanto como uma estrela em seu próprio direito em um look externo.

 

Dicas para implementar o corselet na sua coleção:

 

  1. Versatilidade é a Chave: Corselets são geralmente mais flexíveis e confortáveis do que corsets ou espartilhos, tornando-os ideais para o uso diário. Ofereça opções que possam ser usadas tanto em eventos formais quanto no dia a dia.
  2. Combinando com Peças Existentes: Corselets podem ser facilmente combinados com outras peças de vestuário, como jeans ou saias maxi. Mostre isso em suas campanhas de marketing para inspirar os clientes.
  3. Conforto e Tamanho: Uma vez que o corselet é frequentemente usado por períodos mais longos, o conforto é essencial. Certifique-se de oferecer uma ampla gama de tamanhos e materiais respiráveis.
  4. Opções de Fastening: Enquanto zíperes e fechos de gancho são comuns, considere oferecer designs com laços para aqueles que preferem um ajuste mais personalizado.

mulher vestindo corselet

 

Corpete: A fusão de conforto e estilo

O corpete é uma peça versátil projetada para ser visível, geralmente usada sobre vestidos ou saias. Diferente dos corsets e corselets, que têm uma estrutura rígida e são ajustados ao corpo por meio de laços, o corpete é mais flexível e confortável. Em vez das tradicionais amarrações, o corpete usa zíperes, fechos metálicos e botões decorativos, tornando-o uma opção mais acessível e prática.

A origem do corpete é um pouco difícil de traçar, pois ele incorpora elementos de várias outras peças de vestuário. No entanto, pode-se dizer que o corpete foi uma resposta às necessidades das mulheres modernas que buscavam algo que oferecesse tanto estilo quanto conforto.

Influenciado pela tendência do outwear, o corpete transcendeu sua função original de lingerie. Frequentemente incorporado como peça exterior, muitas vezes combinada com saias, calças ou até mesmo jeans para um look casual, mas elegante.

Hoje, o corpete é uma peça versátil que se adaptou às mudanças nas tendências da moda e continua a ser uma escolha popular para mulheres de todas as idades e estilos de vida.

Dicas para implementar o corpete na sua coleção:

 

  1. Estilo Casual e Formal: Os corpetes podem ser tanto casuais quanto formais, dependendo do material e design. Considere oferecer uma gama que vá desde desenhos simples para o dia-a-dia até opções mais elaboradas para eventos especiais.
  2. Tecidos e Detalhes: Utilize uma variedade de tecidos, desde seda e cetim até algodão mais respirável. Detalhes como rendas e bordados podem adicionar um toque de luxo e diferenciar seu produto.
  3. Versatilidade de Uso: O corpete é versátil e pode ser usado como uma peça autônoma ou como um complemento a saias, calças ou vestidos. Destaque essa versatilidade em sua campanha de marketing.
  4. Tamanho e Ajuste: Diferentemente dos corsets, que são feitos para reduzir a cintura, os corpetes são geralmente mais relaxados no ajuste. Ofereça uma variedade de tamanhos e estilos de ajuste para atender a uma ampla gama de formas corporais.
  5. Acessórios: Considere vender acessórios que combinem bem com corpetes, como cintos finos, bolsas elegantes ou até mesmo joias delicadas. Isso não só aumenta o valor da compra, como também oferece ao cliente uma visão completa do look.

mulher vestindo corpete

 

Espartilho: O clássico eterno

A palavra corset, em francês, significa espartilho. Por isso também muitas vezes surge a dúvida sobre a diferença entre essas duas peças. 

Podemos dizer que o espartilho foi uma evolução natural do corset, projetado para fornecer mais suporte e cobertura. Ele se tornou popular no século XIX e tem sido reinterpretado de várias maneiras desde então, refletindo as mudanças na moda e nos ideais sociais. Feito de tecidos resistentes e frequentemente ornamentado com rendas, cetim e outros detalhes finos, o espartilho é sinônimo de feminilidade e poder.

Diferentemente do corset, que se concentra na cintura, o espartilho envolve todo o torso, geralmente chegando até o quadril. Projetado não apenas para realçar a cintura, mas também para realçar o busto e os quadris, criando a tão cobiçada silhueta de ampulheta. Espartilhos muitas vezes incluem barbatanas para fornecer estrutura e suporte, e frequentemente usam um sistema de fecho de espinha ou zíper, além dos tradicionais laços.

Como implementar espartilhos na sua coleção:

 

  1. Diversifique as Opções: Ofereça espartilhos em uma variedade de tecidos e acabamentos para atender a diferentes ocasiões e estilos de vida. Pense em veludo para deixar mais luxuoso ou tecidos leves e respiráveis para o uso diário.
  2. Tamanhos Inclusivos: A beleza do espartilho é que ele pode ser usado por mulheres de todas as formas e tamanhos. Ofereça uma variedade de tamanhos para atender a todas as suas clientes.
  3. Acessórios Complementares: Pense em como os espartilhos podem ser combinados com outros itens da sua coleção, como saias, calças ou até mesmo blazers. Isso não apenas aumenta as vendas cruzadas, mas também oferece ao cliente uma solução de estilo completa.
  4. Informação e Educação: Muitas pessoas ainda não sabem como usar ou ajustar um espartilho corretamente. Oferecer guias de estilo ou vídeos de instruções pode ser um excelente serviço adicional.

 

 

Revisando: as principais características de cada peça

Duas mulheres, uma vestindo corset e outra espartilho

Bastante informação, não é mesmo? Embora possam parecer similares à primeira vista, essas peças têm diferentes funcionalidades, estilos e ocasiões de uso, que vão desde a alta costura até os momentos mais íntimos.

Para revisar as principais características específicas que diferenciam cada uma dessas peças, resumimos aqui os principais fatores.

Estrutura e material: o que define cada peça?

 

  • Corset: Essa peça tem como objetivo reduzir a cintura, com uma estrutura rígida criada para modelar e definir o torso. Feita frequentemente de tecidos de alta densidade e reforçada com barbatanas de aço, é ajustada ao corpo através de laços trançados.
  • Corselet: Embora similar ao corset em aparência, o corselet é significativamente mais flexível e menos restritivo. Ele também modela o corpo, mas de uma forma mais suave, utilizando materiais como elastano ou lycra para fornecer algum grau de elasticidade.
  • Espartilho: Este é um híbrido glamouroso que não só modela o torso, mas também frequentemente engloba o busto e até mesmo os quadris. Adornado com rendas, babados e outros detalhes, o espartilho é uma peça que equilibra funcionalidade e estética.
  • Corpete: Diferente dos outros, projetado para terminar logo abaixo do busto e tem uma estrutura menos rígida. Feito de tecidos mais leves e sem o uso de barbatanas rígidas, seu objetivo não é modelar o corpo, mas sim complementar a roupa exterior.

 

Ocasião e Contexto: onde cada peça se encaixa melhor?

 

  • Corset: Amplamente usado tanto para modelagem corporal quanto em alta-costura, o corset é a peça perfeita para eventos que exigem um look mais sofisticado ou dramático. Também usado como uma forma de shape wear sob vestidos de gala.
  • Corselet: Sua versatilidade o torna ideal para uma variedade de eventos, desde casuais até mais formais. O corselet pode ser tanto uma peça de lingerie quanto uma peça exterior, tornando-o um investimento versátil no guarda-roupa.
  • Espartilho: Com sua natureza sedutora e detalhes elaborados, o espartilho é mais comumente reservado para momentos mais íntimos ou eventos que demandam uma dose extra de glamour.
  • Corpete: Frequentemente escolhido para eventos formais, o corpete é uma peça exterior que pode ser combinada com saias de festa ou vestidos elegantes, apresentando uma opção mais leve e confortável que ainda exala sofisticação.

 

Ao entender essas diferenças, você estará mais bem equipado para escolher a peça que melhor expresse o estilo do seu público e a essência da sua coleção. Esperamos que este artigo tenha esclarecido as diferenças fundamentais entre o corset, corselet, espartilho e corpete.

Além disso, lembre-se aqui o conforto é rei. Certifique-se de oferecer diversas opções de tamanho e ajuste. Escolha fornecedores que garantam a qualidade, desde o tecido até os acabamentos. Excelência na fabricação é crucial para o conforto, a durabilidade e a aparência das peças.

Compreender a funcionalidade e o apelo estético de cada uma dessas peças permitirá que você faça escolhas mais informadas ao incorporá-las nas coleções da sua marca. Cada peça tem o poder de trazer uma dimensão única ao seu portfólio, desde que implementada de forma cuidadosa e estratégica. Portanto, escolha sabiamente e veja sua coleção brilhar.

Quer saber mais sobre os infinitos conceitos e termos utilizados no universo da moda? Então confira nosso glossário clicando aqui.


Deixe um comentário