corset, corselet, espartilho e corpete 1

Qual a diferença, você sabe? Corset, corselet, espartilho e corpete

7 outubro, 2019


3 min (tempo estimado de leitura)

O universo da moda (especialmente quando o assunto é roupa feminina) é repleto de termos que enganam até um fashionista de carteirinha! Um deles é o corset: existem muitas dúvidas com relação ao que é exatamente um corset e qual a diferença entre corset, corselet, espartilho e corpete.
Vamos descobrir a diferença entre eles? Então, continue a leitura!

 

Corset

 

O corset é o verdadeiro espartilho. Mais estruturado, ele possui hastes internas de aço inoxidável, chamadas de “barbatanas”, que servem para dar maior compressão e que afinam muito mais a cintura. Mais resistente, ele pode ser confeccionado com vários tipos de texturas e geralmente o ajuste ao corpo é feito através de amarrações.

 

corset

 

Vale lembrar que o corset foi criado na Idade Média como uma espécie de colete justo, com barbatanas de baleia para moldar ainda mais a silhueta e, em geral, eram usados por cima de camisas. Passados mais de 300 anos, o corset continua marcando presença no look feminino mas, desta vez, ganhou outras versões.

 

Corselet

 

O corselet, típico da moda íntima, possui barbatanas de plástico e materiais elásticos, portanto, são muito mais simples do que os sedutores e poderosos corsets medievais. Apesar de também comprimir o abdômen, não são tão estruturados e resistentes como os corsets.

Esse tipo de peça é comum ser vista nos sex shops.

 

corselet

 

Uma outra questão que causa um verdadeiro nó na cabeça das mulheres é a diferença entre corset e corpete. A similaridade estética entre as duas peças justifica a dúvida; entretanto, quando comparamos os detalhes das duas peças, notamos que elas são distintas entre si.

 

Corpete

 

Um corpete não possui nem vestígio da estrutura suntuosa de um corset. Os materiais usados são menos densos e mais simples, o que explica a grande diferença nos preços de um e de outro. Ainda que possua barbatanas de aço espiraladas, dificilmente um corpete suportaria a pressão das puxadas, deformando-se com o tempo. Além disso, ele pode ser usado em looks como uma peça de roupa normal, sem a função de lingerie.

 

corpete

 

Dessa maneira, quem está em dúvida entre a compra de um corselet, corpete ou corset (que, em francês, significa “espartilho”), agora sabe que existem nítidas diferenças, não só na qualidade, como também na finalidade das peças.

 

Agora que você já sabe a diferença entre esses tipos de peças, que tal descobrir quais os modelos de lingeries, biquínis e moda fitness que estarão em altas nas próximas estações com o Trendbook 2020/21, a revista de tendências da Zanotti recheada de previsões de tendências e com um editorial incrível e inspirador. Baixe agora mesmo; ele é gratuito!

 

banner-blog-trendbook

 

Leia também:

 

+ As tendências de moda íntima masculina para a temporada 2020/21

+ 6 materiais indispensáveis para lingerie

+ Calcinhas absorventes: descubra como funcionam

 


Deixe um comentário