Mulher deitada no sofá vestindo lingerie com tons de nude

Tons de nude: Como aplicar esses tons em moda íntima?

2 agosto, 2022


9 min (tempo estimado de leitura)

Quando se fala em tons de nude, na nossa mente vem logo a cor bege, não é mesmo? Mas vamos mostrar neste conteúdo o real conceito do “nude”. Confira!

Citar tons de nude ou cor nude nos remete ao tom da pele. Neste sentido, o tom que nomeamos como nude, tanto em roupas como maquiagens, acessórios ou sapatos, é algo que se aproxima do bege claro. 

Contudo, esse conceito exclui a diversidade de tons de pele que existe no mundo.  Então, precisamos entender que existe uma paleta de tons de nude.

Este tom de cor veio para revolucionar o conjunto de cores propostas pelo mercado. Na verdade, é um tom coringa, que combina com tudo e com todos. As peças dão um ar de sobriedade e elegância para quem veste, principalmente quando se usa de forma harmoniosa.

Vestir um look totalmente nude, com tons monocromáticos, é puro charme e estilo. Vestido, casaco, salto e bolsa nesse tom, é uma combinação fácil e estilosa, com a certeza de não errar no look. 

Porém, os tons de nude também tem grande aplicação na peça de moda íntima. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tons de nude?

Nude é muito mais do que um tom, ou uma cor. O lápis cor de pele foi rebatizado com pêssego, já o batom nude pode significar inúmeras variações, não só de bege, mas de rosa também.

O batom nude é aquele que quando se passa nos lábios, dá um aspecto natural. Porém, muitos lábios são rosados por natureza, outros têm um tom mais puxado para o bege, ou até mais escuro, avermelhado. Neste sentido, a indústria teve que repensar este conceito com o lançamento de novos tons de nude.

Atualmente mais do que uma tendência, o consenso é o mesmo: que o nude seja efetivamente o nude. Ou seja: o tom da cor da pele de quem vai usar, seja roupa ou maquiagem

A cor nude perfeita é o equilíbrio entre o castanho, bege e rosa, que varia de acordo com a cor da pele de cada um. 

Para as peles brancas mais claras, um bege claro ou um tom de rosa; para as peles brancas de tom médio, um bege e rosa de proporções idênticas; em peles negras claras, o ideal é um castanho claro com toque de rosa ou mesmo vermelho; já em peles negras, mais escuras, o tom nude é um castanho com tons avermelhados.

Porque os tons nudes são chamados assim?

O nude não é uma cor, é um conceito.  Ele mostra a diversidade de tons de pele e tem como objetivo a inclusão do mundo da moda. O que no começo estava relacionado apenas às lingeries, se espalhou para todas as peças, incluindo maquiagens, acessórios e sapatos. 

Com relação aos calçados, um dos designers da área, mais famosos do mundo, Christian Louboutin, lançou uma coleção com uma diversidade de calçados em tons de nude. São cores que vão desde o mais claro até o mais escuro, passando pelos tons de rosa e também os mais terrosos.

Quatro mulheres com vários tons de pele vestindo roupas de tons de nudes

Saiba porque o conceito “nude” foi criado

As produções de moda oferecem uma grande infinidade de cores quentes e vibrantes, mas há quem goste da discrição. Para combinar com a cor da pele, é que o tom nude foi criado, quase como uma cor pêssego.

Inicialmente quem usava essa cor eram principalmente mulheres que tinham poder aquisitivo para participar da alta sociedade. Pois eram as roupas, vestidos e joias é que definiam sua posição social.

Mas as lutas contra o racismo e o preconceito estão cada vez mais fortes em todos os segmentos. Não é mais admissível atitudes ou conceitos que julguem as pessoas pela cor, cultura ou nacionalidade. Com isso, esta celebração da diversidade chegou, finalmente, ao mundo da moda. 

A ideia de que a cor pêssego era considerada cor de pele universal já caiu por terra. Isso revela a inclusão de inúmeras pessoas, principalmente mulheres, no pensamento diário das indústrias. 

Em tempos não muito antigos, a justificativa era de que pessoas de pele negra não tinham poder de consumo. 

Por isso não existia e nem se pensava em criar qualquer produto direcionado para elas. Mas depois de muita luta, finalmente essas pessoas passaram a ser consideradas para a criação de peças e coleções.  

O primeiro pó compacto feito para mulheres negras, o High Brown, foi criado em 1900. Neste longo percurso, muitas batalhas foram travadas para democratizar os tons de pele. Somente em 1962, é que foi criada a primeira barbie negra. Naquele mesmo ano, a marca Crayola, deixou de chamar um de seus giz de cera de pele, para pêssego.

Em 1973, a primeira linha de cosméticos para pele negra foi vendida em lojas de departamento e gerou notícia. Já em 2012, a Sephora e a Pantone lançaram um material que mapeava tons de base para diferentes tipos de pele.

Ou seja, tivemos muitos avanços, porém é preciso fazer mais para que seja possível incluir um número cada vez maior de pessoas. 

Conjunto de maquiagem com tons de nude

A importância de ter vários tons de nude em sua coleção de moda íntima

Muitas mulheres ainda fogem do tom nude em suas peças íntimas, por parecerem sem graça, sem sensualidade e estilo, mas este conceito vem mudando e já é tendência.

Assim como vestidos, sapatos e maquiagens, a lingerie tom nude, ou seja, da cor da sua pele, está em alta e modelos cada vez mais bonitos estão no mercado.

Com a diversidade de tecidos, texturas, rendas, fitas e detalhes, as confecções estão apostando com inteligência, em deixar essas peças sensuais, lindas e confortáveis. A lingerie nude na versão em renda é um ótimo exemplo disso.

Para muitos pode parecer um tom novo, mas as cores próximas da pele já vêm sendo utilizadas em peças íntimas há muito tempo. A presença delas é mais requisitada para usar com roupas claras, principalmente brancas, para não marcar sob a roupa. 

 A partir de uma nova releitura, as confecções estão mais atualizadas e ousadas. O design já não é mais básico. A aplicação de rendas, pedrarias, estampas em tom pastel estão combinando com o tom nude. Desta forma, aquela calcinha e sutiã de cor discreta, já não é mais usada só na rotina diária, se tornaram peças que as mulheres desejam usar.

Portanto, ter diversos tons de nude disponíveis na sua coleção de moda íntima é fundamental. Pois desta forma, é preciso abranger uma diversidade cada vez maior de cores, para que as consumidoras tenham à disposição peças que as façam se sentir confortáveis e realmente cumpram o seu papel. 

Mulher jovem na cama vestindo lingerie em tom nude

Inspirações de lingerie com tons nudes

O clássico nude não entrará em desuso, muito pelo contrário, cada vez mais as confecções estão se especializando em oferecer beleza e sofisticação nas peças desta cor. 

Detalhes muito femininos em babados, rendas e laços já conferem charme e sofisticação à moda íntima. Combinam em estampas ou listras, mas também tem um charme especial nos tons lisos e básicos.

Como os tons de nude são bastante indicados para usar com roupas claras, tenha cuidado com os adornos. Com esta atenção, a peça não vai ficar indiscreta quando usada com roupas justas. Mesmo neste tom da cor da pele, é importante o cuidado para que as peças íntimas não fiquem marcando. 

Uma peça coringa que pode fazer parte da sua coleção é a camisola em tons de nude. Super discreta e delicada, quando confeccionada com um tecido fino, age como um forro por baixo de vestidos justos. 

Mulher de camisola em tons de nude

Já para combinar com uma saia, calça ou shorts branco de cintura alta, sua coleção pode contar com uma calcinha nude no estilo hot pants

Se a intenção for criar peças super discretas, que não apareçam por baixo da roupa, opte por alças do sutiã bem fininhas. Como elas têm a costura bem discreta, mesmo com a renda transparente na parte frontal e das costas, fica praticamente imperceptível a sua presença.

Gostou das nossas dicas? Agora que você entendeu a importância de contar com vários tons de nude na sua coleção de moda íntima, baixe nosso catálogo de produtos e escolha os aviamentos para confeccionar sua coleção! 


Deixe um comentário