Mão costurando tecido na máquina de costura

4 dicas para aumentar a produtividade na sua confecção

19 janeiro, 2017


4 min (tempo estimado de leitura)

A produtividade está diretamente relacionada com o faturamento de uma empresa. Ela é capaz de afetar tanto as despesas básicas envolvidas em um negócio, quanto o seu lucro. Ou seja, se a produtividade diminuir na sua confecção, ela passa a gerar despesas que acabarão sendo pagas com o lucro.

Dessa forma, quando a empresa consegue aumentar a produtividade na confecção, ela não cria essas despesas adicionais e acaba por ter um lucro bem maior.

Agora que você entende que a produtividade é importante para a viabilidade de um negócio, que tal aprender como aumentar a produtividade na sua confecção? Ficou interessado? Então, confira agora as 4 dicas que preparamos!

1. Planeje-se

Pessoas fazendo reunião com calculadora, computador e planilhas

Imagem: Reprodução

Pode parecer um tanto clichê essa sugestão, mas o planejamento é uma das partes essenciais. É preciso ter um cronograma para ter um norte e, assim, haver maior organização na empresa. A desorganização pode levar à procrastinação, ou seja, baixa produtividade e prejuízo.

Ter um bom planejamento ajuda a mudar um método se for preciso, melhorar algum procedimento e até mesmo lhe lembrar de consertar aquela máquina que há tempos está dando problemas.

2. Treine sua equipe de trabalho

Pessoa cortando tecido

Imagem: Reprodução

É bem óbvio: quanto melhor treinado o funcionário, melhor ele executará a sua função. Um profissional que tenha recebido o treinamento adequado vai encontrar bem menos problemas para realizar a sua tarefa e poderá fazê-la em menos tempo.

Ou seja, não adianta apenas contratar um funcionário novo e largá-lo em seu ambiente de trabalho. Explique aos funcionários, de forma clara, como a empresa funciona, quais são as metas da instituição, como são realizados os processos de produção e o que a empresa espera deles.

Procure observar as habilidades dos colaboradores e ajude-os a aperfeiçoá-las indicando processos que tornem o controle da atividade mais fácil para eles.

3. Invista em motivação

Motivação e produtividade andam de mãos dadas, por isso, procure motivar a sua equipe de trabalho para dar um gás na sua confecção.

Existem várias formas de motivar os funcionários: oferecendo bonificações para aqueles que atingirem as metas, proporcionando um bom ambiente de trabalho para a equipe, dando feedbacks para o pessoal e até mesmo ministrando palestras motivacionais ou dinâmicas na sua empresa.

Procure descobrir a forma de motivação que melhor se encaixa nas capacidades da empresa e nas necessidades dos seus funcionários e use-a!

4. Priorize a qualidade de materiais

Outro fator que influencia diretamente na produtividade de uma confecção é a qualidade do que é usado para produzir as peças. Uma máquina de costura de pouca qualidade pode acabar dando muitos problemas, exigir muitos consertos e acabar ficando parada quando poderia estar produzindo e gerando lucro. Por isso, invista em máquinas de qualidade e realize manutenções periódicas para manter sua produtividade.

Aviamentos, tecidos e materiais de acabamento com pouca qualidade também podem dar problemas. Se a linha utilizada na costura arrebenta na máquina, por exemplo, a costureira acaba por ter de interromper a costura e para passar a linha novamente. Isso, dependendo da máquina, pode ser bem trabalhoso.

Tecidos de baixa qualidade também podem acabar dando muito trabalho na hora da costura, tomar mais tempo da costureira e resultar em um produto final de pouca qualidade.

Gostou das nossas dicas para aumentar a produção na confecção? Então, aproveite para conferir também essas 3 tendências de moda fitness para ficar de olho e arrase com a clientela!


Deixe um comentário