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Setor têxtil e de confecções deve crescer 2,3% em 2020

28 fevereiro, 2020


5 min (tempo estimado de leitura)

E dados da Fiesp apontam crescimento de 3,1 % ao ano até 2021 no mercado de moda. Leia o post e saiba mais!

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) prevê um crescimento de 2,3% no setor em 2020. Ainda, segundo a Abit, a projeção de crescimento das importações deve ser de 4,1% este ano, alcançando algo em torno de 1,49 milhão de toneladas.

Outro dado positivo, de acordo com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) é com relação ao mercado de moda, que deve ter um incremento na produção de 3,1% até 2021.

Continue a leitura e conheça algumas novidades que vão contribuir para este crescimento do setor têxtil e do vestuário!

Tendências do setor para 2021

O mercado consumidor está cada vez mais exigente e para garantir a competitividade, as indústrias estão se adaptando a algumas tendências mundiais que incluem as novas tecnologias e a preocupação com o meio ambiente. Confira a seguir algumas dessas exigências:

Boa utilização dos recursos

A consciência ambiental vem crescendo em todo o mundo, por isso, mais do que nunca, as empresas precisam estar atentas a esta questão, adotando medidas como a reutilização de materiais para evitar o desperdícios de recursos naturais. A reciclagem é hoje uma das principais tendências das indústrias.

Consumo consciente
Como as pessoas estão mais conscientes quanto à necessidade de evitar desperdícios, poupando matérias-primas e recursos naturais, elas ficam atentas à postura das marcas, considerando questões como a origem de fabricação dos produtos e as ações voltadas à preservação do meio ambiente, por exemplo.

Compras pela internet
O comportamento dos consumidores está mudando, por isso, um melhor aproveitamento do e-commerce para a venda de produtos também é uma tendência que continua em crescimento.
A comodidade, agilidade, preços e condições de pagamento, são os motivos que fizeram com que 82% dos consumidores do Brasil (com acesso à internet) realizassem compras em lojas virtuais, em 2019. De acordo com um levantamento feito pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores dão preferência para as compras online.

Plataforma Tecnológica

Especialistas preveem o uso futuro de uma plataforma tecnológica no segmento têxtil, o que deve trazer mudanças ao setor, agregando um considerável valor econômico aos produtos. 

Isso será possível utilizando um software com capacidade de desenvolver roteiros estratégicos para identificar falhas tecnológicas e qualquer espécie de barreira de marketing, apontando soluções rápidas e eficazes para superá-las através de ações conjuntas.

Novas tecnologias de fabricação
O processo de fabricação de uma peça envolve diversas etapas, tais como a produção de fibras naturais ou artificiais, tecelagem, fiação, tricô, tingimento e acabamento. E, dependendo do tipo de fibra usada ou o objetivo final de seu uso, ainda há outras operações intermediárias que incluem lavagem e secagem.

São processos tradicionais que vêm sendo usados pelas indústrias há muitas décadas, porém, no decorrer do tempo ocorreu uma série de avanços, visando o aumento da produtividade.

Nos últimos tempos, tem surgido uma série de produtos e tecnologias que visam otimizar os processos produtivos, tais como laser, plasma, microencapsulação, tratamento ultravioleta, jato de tinta, técnicas de pulverização e nanotecnologia, sendo que muitos desses recursos já são utilizados no segmento têxtil.

Blockchain 

O Blockchain é uma tecnologia, uma espécie de protocolo de confiança que tem por objetivo criar, através de dados compartilhados, um índice global que inclua todas as transações de um determinado segmento. 

A sua implementação na indústria têxtil e de confecções resultará em maior segurança, garantindo a autenticidade e os padrões éticos dos produtos, principalmente em função de que os registros não podem sofrer alteração após serem adicionados ao sistema (software).

Desse modo, os consumidores terão garantia de procedência sobre a peça que estarão adquirindo, obtendo informações sobre o material utilizado na sua fabricação, quem produziu e em quais condições de trabalho e, até mesmo, se foram pagos para executar os serviços.

Ações como essa fomentam uma relação transparente entre empresas e consumidores, contribuindo para criar uma imagem positiva da organização frente ao mercado, aos fornecedores e aos clientes.

E você, o que pensa a respeito dessas novas tecnologias e das mudanças que estão ocorrendo na relação entre empresas e clientes? Está preparado para se adequar às exigências do mercado? Deixe o seu comentário!

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