Mulheres observando bolsas feitas com material reciclado apostando na moda consciente

Moda consciente e moda sustentável: entenda as diferenças

2 junho, 2022


15 min (tempo estimado de leitura)

A moda consciente e a moda sustentável se completam. Uma busca diminuir o consumo e a outra a reduzir o impacto ambiental. Saiba mais!

Um termo muito em voga nos últimos anos e que vem rendendo fortes discussões é o consumo consciente. Tanto para quem fabrica, quanto para quem vende e para quem compra qualquer produto. 

E isso é reflexo da mudança do comportamento do consumidor nos últimos anos. Ainda existe espaço para o fast fashion, mas o consumo desenfreado está sendo praticado cada vez mais. 

Nesse contexto, entram dois termos próximos e que podem causar confusão, mas que se complementam: a moda consciente e a moda sustentável. Neste conteúdo, vamos aprofundar sobre esses temas, trazendo os conceitos e as diferenças entre eles. Continue a leitura!

O que é a moda consciente

A moda consciente está atrelada ao consumo responsável, o chamado slow fashion”. O objetivo é não sair por aí comprando desenfreadamente para ter um armário cheio de peças que muitas vezes nem são utilizadas. Aqui a prioridade é manter em seu guarda-roupa peças que você tem certeza que vai usar.

Pensar nessa tendência é realizar ou buscar por uma compra desacelerada, por roupas feitas com materiais mais duráveis e que não afetem de alguma forma, a natureza. Esse assunto está totalmente interligado com a sustentabilidade.

Os consumidores desta modalidade querem saber com que materiais as peças foram fabricadas, qual o processo de fabricação, qual o nível de poluição que causou, entre outros fatores. 

Ou seja, uma compra consciente necessita de informação. Por exemplo:  ao escolher uma peça de algodão puro ou poliéster, é importante que o consumidor saiba das questões ambientais para decidir pelo algodão, que é uma matéria-prima que pode ser reciclada.

Quem é adepto a moda consciente procura comprar roupas que foram feitas para ter uma durabilidade maior e assim evitar um descarte rápido. É de fato uma iniciativa do próprio consumidor e que incentiva as adaptações das empresas para atender esse público.

Portanto, é preciso que ao consumir moda, haja informações para pensar de forma consciente, pois o que compramos e descartamos, não é uma escolha pessoal. Afinal todos dividimos o mesmo planeta e os mesmos recursos da natureza.

Entre os pontos fundamentais da moda consciente, está a preservação do meio ambiente, e a produção de peças utilizando produtos de baixo impacto ambiental. Veja alguns exemplos de produtos abaixo.

Tecidos sustentáveis

A busca pela sustentabilidade está em várias áreas da indústria têxtil. E uma das questões que vem ganhando força é o uso de tecidos tecnológicos e sustentáveis. Tudo isso vai ao encontro de uma moda eco-friendly onde é possível vestir-se bem, respeitando o meio ambiente.

A moda eco-friendly é aquela que busca em todo seu contexto trabalhar com os tecidos sustentáveis a fim de gerar menos impacto para o meio ambiente. Pois essa tendência se preocupa com o processo de fabricação, descarte e reaproveita os materiais.

Além disso, vê-se muitas opções de tecidos sustentáveis intitulados “eco-friendly”. Esses tecidos são “amigos” da natureza, pois são feitos de materiais como o algodão orgânico, cânhamo, linho, modal, seda de soja, seda de laranja e até de resíduos do vinho e da uva.

A identificação de um tecido sustentável é feita por meio da análise. Se o mesmo desgasta o meio ambiente ao ser produzido, se utiliza agentes químicos na produção e se o descarte final é biodegradável ou reciclável.

Outra opção é a informação sobre o processo produtivo e matéria-prima utilizada nas formas de plantio e quais são os possíveis danos ao meio ambiente. Essa é a melhor maneira de descobrir se o tecido realmente é sustentável.

Portanto, entre as ações, o que cabe ao consumidor é investir em roupas sustentáveis, onde a produção e o descarte sejam feitos de forma que não agrida o meio ambiente. 

O processo de produção

Pensar na moda consciente é trabalhar diariamente nas melhores práticas de fabricação, utilizando produtos de qualidade e que tragam longa vida útil às peças. Outro fator importante é utilizar matéria-prima que não agrida o meio ambiente, mas que colabore com a diminuição do lixo.

Trabalhar a moda consciente é atuar em busca do descarte zero e também da responsabilidade social da indústria têxtil, visando atrair consumidores que buscam por empresas alinhadas com valores ambientais e sociais. 

Anualmente, são mais de 9 milhões de toneladas de tecidos e artigos de moda que vão para o lixo. Mas este ciclo precisa mudar. É por isso que a moda consciente pensa no reaproveitamento, no ajuste, na customização e personalização das peças.

Jovem observando peças de roupa dentro da moda consciente

O impacto social da moda

Além de tudo o que citamos até aqui, o consumo de moda consciente também se preocupa com as questões sociais relacionadas à produção das peças.

Sabemos que principalmente nos últimos anos, foram vários os debates a respeito do uso de mão de obra e produção de moda em locais insalubres. 

E o consumidor consciente visa garantir que as peças que ele consome sejam produzidas de acordo com um processo humano e sustentável. Ou seja, pensar no desejo do consumidor antes de produzir sua coleção é essencial.

Jovem escolhendo roupas em brechó com olhar para a moda consciente

O que é moda sustentável?

Quando falamos em moda sustentável existem aspectos muito relevantes que devemos levar em consideração. Esses aspectos são: sociais, ambientais e econômicos.

O que se entende quando falamos do tema é que todo o processo, desde a produção, a comercialização das peças até o descarte de resíduos, precisa ocorrer de forma que tenha o menor impacto ambiental e social possível.  

Isso tudo nos remete que o cuidado deve estar presente em todo o processo. Desde a elaboração do projeto de uma coleção, até a escolha da matériaprima, a fabricação, o transporte, o armazenamento e a comercialização. Passando ainda pela durabilidade e usabilidade das peças, e sua possibilidade de reutilização e reciclagem até o descarte final.  

A moda sustentável se baseia na preservação do meio ambiente independente da etapa. Isso se aplica primeiramente na produção, como forma de reduzir a quantidade de poluente utilizado na fabricação do produto para minimizar a retirada de matérias-primas do habitat natural.

É imprescindível que haja a redução dos poluentes na produção de sapatos, acessórios, roupas. Enfim, em tudo que esteja conectado com o mercado fashion, a fim de impactar minimamente no meio ambiente.

Essa vertente surgiu da necessidade de repensar a nossa conduta, enquanto sociedade, do ponto de vista ecológico. Da etapa de produção de tecidos ao consumo desenfreado e descarte de peças usadas. A humanidade tem tirado matéria-prima, poluído e degradado a natureza há séculos, sem se preocupar com as consequências disso.

O que favorece para a moda ser sustentável

Um dos pontos mais importantes da moda sustentável é escolher a matéria-prima de forma consciente. Procure utilizar fibras orgânicas e biodegradáveis na produção, principalmente sem o uso de produtos tóxicos.

Isso porque fabricar tecidos com a utilização de fibras sintéticas necessita uma grande quantidade de químicos que, na maior parte, poluem o meio ambiente. Esse processo é diferente dos tecidos de fibra natural que não precisam de muitos químicos no processo de fabricação. Assim, são as melhores opções.

Utilizar o algodão orgânico ao invés do algodão comum é uma opção para reduzir a poluição. Afinal, no processo do cultivo desse algodão em especial, utilizam-se métodos naturais de controle a fim de evitar pragas, ervas daninhas e doenças.

Pode-se também aderir às fibras recicladas, pois provém dos resíduos da própria produção de artigos ou dos resíduos pós-consumo. Aproveitando essas fibras juntamente a outras matérias-primas com qualidade, garante-se a durabilidade do produto e inibe o descarte rápido.

Zanotti elásticos sempre trabalhando a moda consciente

Como práticas importantes também pode-se aderir o uso de recursos hídricos nas etapas de fabricação. Tanto no cultivo da matéria-prima, na escolha por corantes naturais como os que são extraídos de matéria vegetal. Ainda na realização do tratamento dos efluentes que provém dos processos de fabricação e na redução do desperdício de tecidos nas etapas de corte e costura.

De fato, aderir a sustentabilidade para uma empresa de moda é um desafio, de modo que este é um setor que visa a alta produção e necessita o incentivo de um consumo desenfreado. Porém, algumas marcas já estão evoluindo suas coleções e processos para a criação de roupas sustentáveis.

Diferenças de moda consciente e moda sustentável

Mesmo sendo duas vertentes muito parecidas e que em muitas situações tem as mesmas nuances, os termos possuem diferenças. No geral, a moda consciente foca em priorizar a qualidade nas escolhas do consumidor. 

Ela incentiva que saibamos o que estamos consumindo, tanto em termos de matéria-prima, quanto de produção, bem-estar dos trabalhadores envolvidos, impactos no planeta e filosofia das fábricas. 

Já a moda sustentável tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental no planeta. Isso pode ser feito através de processos e produção ecológicos. A moda sustentável depende muito dos seus criadores, já a moda consciente depende dos consumidores. 

Soluções para mudar o modelo de produção atual

Estudos afirmam que o comportamento do consumidor está mudando. E as empresas precisam se adequar a essa nova realidade para se manterem de forma competitiva no mercado. 

O primeiro passo é produzir peças de qualidade com maior tempo de vida útil. Isso evita o consumo rápido e desperdício enorme de produtos que não tem mais utilidade.  

Outra forma, é investir menos na produção de grandes coleções e focar na ideia de criar coleções cápsulas e de moda atemporal. Elas são espaço a peças atemporais e que não precisam ser “descartadas” na próxima estação. Com um volume menor de peças e maior qualidade, é capaz de levar para o mercado peças de muita beleza e estilo. Além disso, aderir o uso de tecidos eco-friendly.

Também como já citado, praticar a reutilização de materiais recicláveis, como tecidos desfibrados que é o resultado da mistura entre retalhos e material PET.

O uso do algodão orgânico e da juta da Amazônia. Trouxe viabilidade para reaproveitar os materiais que, antes seriam descartados em aterros ou iriam parar no oceano.

Costureiras reaproveitando peças dentro da moda consciente

É interessante também trabalhar com a customização das peças. O que não foi comercializado em uma coleção, pode ser reaproveitado, personalizado e refeito, criando peças únicas. Esta ação vai agregar valor à marca e atrair olhares de pessoas que estão mais preocupadas com as questões sociais.

É preciso pensar mais nas questões humanas. Garantir condições dignas de trabalho a todos que estejam presentes na cadeia de produção da sua marca. Nesta mesma pegada, é importante ficar de olho em quem são seus fornecedores e qual o processo deles no fornecimento da matériaprima. 

No quesito produção, ela deve ser feita pensando de um modo mais consciente. Principalmente estar atento e aberto a aplicar novas tecnologias de modo que todos os resíduos possam ser reciclados.

Podemos citar a adoção de métodos alternativos para tingimentos, já que reduz o impacto ambiental. No que diz respeito a contaminação do solo e também da água, através de tintas de origem natural e atóxicas.

Assim, de modo a minimizar os grandes impactos da moda no meio ambiente, vê-se como uma solução repensar o ciclo completo de vida das peças de roupas que consumimos a fim de evitar o desperdício.

Como ser um consumidor consciente?

Além das empresas que atuam na produção de moda, devemos lembrar que todos nós, de alguma forma, também somos consumidores desse ramo. Por isso, é possível também repensar nossas atitudes e escolhas em busca de nos tornarmos consumidores conscientes. 

Para isso é essencial avaliar toda a cadeia de produção das marcas. Desde a mão de obra utilizada até a matéria-prima e os processos de transporte, por exemplo. 

Jovens fazendo compras com pensamento na moda consciente

O desapego do que não usa mais também é uma forma de ser um consumidor consciente. Atualmente existem milhares de brechós espalhados por aí, tanto em lojas físicas quanto online.

E por fim, conserte, customize, reforma e reutilize. Muitas peças que estão guardadas, voltam a toda na moda contemporânea. Um toque, um tingimento ou uma aplicação irá tornar ela atualizada. 

O setor têxtil tem grande impacto ambiental. Nos últimos anos, vem buscando alternativas para reduzir o impacto e também atender às novas demandas dos consumidores.

É preciso estar atualizado e em constante evolução para produzir coleções cada vez mais alinhadas com as expectativas e necessidades do mercado. 

 

Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos relacionados a tendências e comportamento do consumidor.


Deixe um comentário