
Moda conceitual x moda comercial: entenda a diferença
9 min (tempo estimado de leitura)
Você sabe a diferença entre a moda conceitual e a moda comercial? Preparamos esse conteúdo para falar em detalhes sobre o assunto. Confira!
Todo dia ao acordarmos, nos vestimos para sair de casa e com isso nos deparamos com as inúmeras opções que temos em nosso guarda-roupa. Também decidimos através da condição climática e do local que vamos ir qual tipo de roupa vamos usar.
Atrás dessa atitude diária de fazer a escolha de determinada peça, carregamos conosco a intenção de mostrar quem somos e como gostamos de ser percebidos pelo próximo.
A maneira como você se veste é de fato um modo de expressar seus gostos, sua classe social, com o que você trabalha, enfim, quem você é! É, de fato, uma tentativa de se sentir incluído no grupo que deseja pertencer.
Moda não é só roupa
Quando falamos em moda, automaticamente pensamos em roupas. Porém, a moda está ligada também à acessórios, calçados e até a tecnologia. É uma forma de comunicação do ser humano na sociedade.
E embora pareça ser uma forma de expressão individual, a moda é submetida aos padrões da sociedade e às imposições do mercado de consumo. Resumindo, a moda, no geral, é uma maneira ou costume mais predominante entre uma classe ou grupos, em um determinado momento.
Também é definida como sendo um mecanismo que regula as escolhas e as preferências das pessoas. Geralmente por uma questão social, que indica o que deve fazer, usar, consumir ou utilizar. Desta forma, a moda torna-se um hábito repetitivo, que identifica um sujeito ou um grupo de indivíduos.
Em regra geral, as celebridades estavam entre as grandes responsáveis por lançar tendências, mas agora a internet também tem esse papel. É normal vermos peças de roupas fazendo sucesso depois de viralizar nas redes sociais, por exemplo – e a Geração Z tem tido muita relação com isso.
No entanto, independente de quem seja o responsável por lançar determinada tendência, a moda se divide principalmente em duas categorias: moda conceitual e moda comercial.
Continue a leitura, saiba mais sobre cada uma delas e entenda as diferenças.
O que é moda conceitual?
Todo profissional ou estudante de moda já ouviu a seguinte pergunta: “Nossa, e aquelas roupas estranhas de desfile, você aprende a fazer? Eu nunca usaria”. Por esse motivo, tem caído nas graças do público em geral e da grande mídia. Porém mesmo parecendo que a moda conceitual parece não ter sentido nenhum, ela faz sentido e muito!
A moda conceitual é pensada e criada em cima de histórias e conceitos da nossa sociedade; ela estabelece forte ligação com a arte e expressa fortemente a identidade e essência da marca. É hoje a moda que mais expressa a arte em si.
Além disso, reconstrói os padrões e normas causando uma reflexão em quem irá assistir um desfile, por exemplo. E sim, a moda conceitual sempre será extravagante, exagerada e muitas vezes “estranha” para quem nunca teve contato ou conhece sobre ela.
O lado artístico dos estilistas
O objetivo da moda conceitual é mostrar de fato a ideia e pensamentos criativos que o estilista teve através do tema escolhido para criar a coleção. É idealizada com plena liberdade de criação.
Portanto, é uma forma dos estilistas expressarem seu lado artístico, sua criatividade, seus conceitos e ideias para uma nova coleção
A apresentação ao público é um desfile com uma exuberante produção, com cenários extravagantes, iluminação cenográfica, sonoplastia de efeito, maquiagem e cabelos vultosos.
Isso tudo tem um objetivo: fazer o espectador parar para pensar, analisar, refletir e tentar entender o conceito do designer de moda. Este recurso normalmente é destinado para profissionais do setor, porque utilizam dele para se criarem suas coleções de moda.
A roupa, o cenário, a música e a modelo, compõem os elementos de uma história a ser contada pelo estilista. As peças exibidas no desfile geralmente são exclusivas.
Então agora você já sabe que são peças únicas e que foram feitas para aquele momento sem o objetivo de venda.
Para que e para quem eu faço moda conceitual?
As peças que são criadas para coleções de moda conceitual não são feitas para vender. O objetivo é vender uma ideia, expressar a criatividade, um conceito, um estilo. Assim, essas peças passam muitas vezes por reavaliação e reformas e não são necessariamente comercializadas da forma que vimos na passarela.
Por isso, os estilistas que trabalham com moda conceitual são autorais e não seguem aquela linha que define a moda das quatro estações do ano.
Ou seja, o foco principal dessas produções não é o consumidor final. Mas sim pessoas do próprio universo têxtil que tem os desfiles de moda conceitual como fonte de inspiração para a criação de peças comerciais.
A moda conceitual é um diamante bruto a ser lapidado. Essa ideia, depois de apresentada, será desconstruída e seus elementos serão ressignificados e colocados à venda em peças comerciais mais simples.
Por exemplo, o estilista pode ter gostado de um tecido com um determinado bordado. Mas ele está de forma extravagante na peça. Cabe ao estilista utilizar aquele tecido, se inspirar no bordado e criar uma peça que possa ser comercializada. Esta peça vai ser utilizada no dia a dia.
O que é moda comercial?
A moda comercial diz respeito às peças produzidas com o objetivo de venda para determinado público-alvo. No caso, é a adaptação do que foi apresentado na passarela (na moda conceitual), mas em uma versão mais coerente com o dia a dia das pessoas.
Então, quando saem do desfile de moda conceitual de uma determinada marca, os lojistas vão para o showroom. Assim eles conferem a adaptação e ver onde as estampas, modelagem, textura, cores, foram usadas nas peças “normais”.
No caso de penteados e maquiagem, não é diferente. Os cabeleireiros e maquiadores, transmitem suas identidades e se inspiram nas maquiagens e penteados da moda conceitual para criar o desenho da maquiagem . E desta forma, poder ser usada em nosso dia a dia.
É desta forma que se vê, em revistas, site e desfiles, a apresentação com destaque especial para as roupas, calçados, acessórios ou mesmo joias, dependendo do caso. O foco sempre são as peças.
O produto é apresentado de uma forma mais natural, sem extravagância. Desta forma, o público observa, se identifica e depois compra. São peças adaptadas ao dia a dia, portanto, mais realistas.
A criação dos looks comerciais, é inspirada nos desfiles conceituais. Esta moda busca os detalhes, como tecidos, cores, estampas, texturas e caimento, as tendências para as coleções das próximas temporadas.
A moda comercial pode facilmente sair das passarelas e ir para as vitrines das lojas para vender. E é justamente esse o seu objetivo, expresso no próprio termo.
Para que e para quem eu faço moda comercial?
Enquanto a moda conceitual é produzida com foco no público conhecedor desse universo e busca transmitir inspirações de forma até extravagante, a moda comercial tem foco maior nas vendas.
O objetivo é trazer para as ruas e vitrines essas inspirações e tendências em forma de peças produzidas para a comercialização. É a moda comercial que ganha as vitrines e as ruas e faz as tendências circularem de fato.
A diferença do desfile comercial do desfile conceitual
O desfile conceitual tem objetivo de botar na passarela o conceito que levou o designer a desenvolver determinadas peças e ideias. Esse tipo de desfile tem o objetivo de tornar a moda mais artística. Desta forma será apreciada e chamará a atenção, não de clientes, mas da crítica, de jornalistas e influenciadores da área.
É baseado na Arte Conceitual, a qual vê-se o conceito por trás da obra artística. É aquele super extravagante que nos perguntamos como alguém iria sair na rua vestido de tal forma.
Porém, esse é o efeito que o estilista quer causar. Isso porque pretende apresentar o conceito da sua coleção em forma de arte nas roupas e acessórios. Ou seja, não se preocupe porque é óbvio que ninguém vai sair na rua com um pano enrolado na cabeça.
O cenário deste desfile é todo voltado para o conceito idealizado nas peças, cheio de elementos, assim como as modelos. É um estudo aprofundado de uma história que é contada com começo, meio e fim. Envolvendo todos os aspectos do desfile.
Desfile comercial
Ao contrário do conceitual, o desfile comercial já se define pelo nome: Comercial, ou seja, é produzido para o consumidor. Nesse tipo de desfile, as passarelas expõem cores, texturas, estilos, caimentos e outros formatos que compõem a coleção. Estes que de fato irão comprar as peças apresentadas.
No desfile comercial, as peças são apresentadas de forma menos extravagante, prezando em transmitir o conforto que possuem. De fato, são peças mais discretas e que foram adaptadas para a rotina do dia a dia. Ele também é feito para expressar a arte do estilista, mas de forma menos teatral e mais “usável”.
Ou seja, os desfiles conceituais são fonte de inspiração para a produção de peças de moda comercial que ganham as ruas.
Lembrando que de alguns anos para cá, os desfiles deixaram de ser grandes espetáculos e ficaram mais curtos e objetivos. Isso por que são relativamente caros para produzir sabendo que possuem duração de apenas 25 minutos.
Assim, atualmente, somente algumas marcas estrangeiras mantiveram o alto padrão e cenografia nas semanas de moda pelo mundo. Principalmente nos desfiles de moda conceitual.
Quer saber mais sobre moda e tendências? Continue acessando o nosso blog!
© 2025. Todos os direitos reservados.