imagem com papeis amassados e um papel amarelo ao meio, como uma lâmpada, para indicar uma boa ideia após um bloqueio criativo

Bloqueio criativo? Veja como buscar inspiração criativa!

18 janeiro, 2022


9 min (tempo estimado de leitura)

Já sofreu com bloqueio criativo na hora de criar uma coleção? Confira nossas dicas para buscar inspiração e transformá-la em produto!

Quem nunca passou por uma situação de bloqueio criativo? Normalmente associado a área de design, artes e redação, o bloqueio criativo pode surgir para pessoas de qualquer ramo. 

Esse é um problema comum, mas que pode ser superado. E como nós sabemos da importância da criatividade para o desenvolvimento e criação no setor têxtil, preparamos esse conteúdo com várias dicas para você adquirir inspiração criativa. Continue a leitura!

 

O que é bloqueio criativo?

O bloqueio criativo nada mais é do que a incapacidade temporária de criar. Ela pode ter origem em diversos fatores: desde passar muito tempo focando em determinado assunto, acúmulo de trabalho e pensamentos ou até surgir “do nada” e impedir o avanço das suas criações. 

Muito conhecido no ramo das artes e propaganda pode afetar profissionais de diversas áreas, inclusive da moda. Mas existem formas de lidar com o bloqueio criativo. E isso passa pela busca da inspiração criativa, que vamos abordar nos tópicos seguintes.

 

O que é inspiração criativa?

A inspiração criativa é aquele elemento essencial para a criação de uma coleção de moda. É quando conseguimos perceber as referências e informações que podem contribuir para o projeto que está sendo desenvolvido. 

Muitas vezes é conhecida como aquele “estalo”, onde conseguimos viabilizar uma boa ideia. E, além de tudo isso, é uma busca constante, que envolve muita pesquisa e avaliação.

 

Dicas de como buscar inspiração e vencer o bloqueio criativo

A primeira coisa que você precisa saber é que criatividade não é mágica. Ou seja, ela não surge do nada. Pelo contrário, está associada a nosso repertório e conhecimentos.

Por isso, é preciso sempre buscar referências para que a inspiração e as novas ideias surjam. Confira nossas dicas:

Crie um repertório próprio 

Na busca por inspiração a pesquisa de referências é fundamental. Mas, para criar seu repertório, você pode contar com outra fonte de conhecimento muito importante: a sua experiência de vida e sua trajetória. 

Afinal, muitas das experiências que temos e vivenciamos podem servir de inspiração. Um bate-papo, um passeio, assistir ou navegar nas redes sociais prestando atenção aos detalhes pode ajudar neste processo de criar um repertório. Além disso, “conversar” com algumas referências buscadas é uma ótima forma de driblar o bloqueio criativo. 

Pesquise muito 

A pesquisa sem dúvidas é uma das melhores formas para encontrar inspiração criativa. Acesse sites, leia livros e revistas, assista vídeos e filmes, ouça podcasts relacionados ao assunto. Faça uma pesquisa aprofundada das principais tendências e informações. Tudo isso vai auxiliar na busca por inspiração. 

mulher realizando pesquisas em site de moda

Aprofunde-se além da superfície do tema da coleção, veja materiais periféricos

Uma das coisas que pode acabar gerando um bloqueio criativo é ter um foco excessivo em determinado assunto. Quando estamos trabalhando em uma nova coleção, é normal querer depositar todas as energias nessa produção. 

No entanto, o ideal é se aprofundar além do tema central. Busque materiais complementares e avalie informações sobre outros assuntos relacionados. Assim, você consegue estimular a criatividade e encontrar inspiração.

Mantenha a disciplina

A busca por inspiração deve ser constante. Portanto, mantenha a disciplina em suas pesquisas e análises. Afinal, quanto mais você busca, maiores são as chances de encontrar referências realmente relevantes para o seu projeto. 

Para te ajudar nessa questão, você pode manter um cronograma e dedicar momentos específicos do dia para a busca por referências e informações. 

Tenha uma abordagem ampla e foque conforme necessidade

Quando estamos lidando com um bloqueio criativo, de nada adianta ter foco em um único ponto. Neste momento, o ideal é optar por uma abordagem mais ampla, buscando sobre vários assuntos relacionados. Desta forma, você pode ter pontos de foco conforme a necessidade do projeto. 

equipe optando por uma abordagem ampla para driblar bloqueio criativo

Diversifique suas fontes

A gente sabe que existem aqueles sites e empresas que são referências e que sempre devem ser consultados na hora de criar. Mas para superar um bloqueio criativo em busca de inspiração, diversificar também é muito importante. 

Converse com outras pessoas, faça outras atividades, busque informações em lugares diferentes. Pode parecer simples, mas algumas pequenas mudanças no seu dia a dia e na rotina podem trazer a inspiração que você tanto precisa. 

Você pode contar, por exemplo, com o blog da Zanotti. Por aqui você encontra toda semana novos conteúdos relacionados a área de gestão, criatividade, tendências de moda e muito mais. 

Além disso, você pode acessar gratuitamente o nosso vídeo-book. Reunimos nesse material quatro linhas de estilo, vídeo-looks de inspiração, moodboards, moldes gratuitos e muita informação. É uma pesquisa completa de tendências na pauta a sua mão, gratuitamente. Temos certeza que vai ajudar na sua busca por inspiração. 

banner paa download do novo vídeo-book 22-23 da Zanotti

Esteja sempre aberto para aprender coisas novas

O aprendizado é constante em nossa vida e os profissionais de moda podem se valer disso para buscar inspiração criativa. Esteja sempre disposto a aprender coisas novas, busque referências e conhecimentos diferentes.

Além de melhorar a inspiração para novas criações, aprender novos assuntos e temas ajuda a manter a mente jovem. Consequentemente, mais ideias podem surgir.

Lembre-se das fontes principais e padrão de inspiração para o mercado da moda

Falamos em um tópico anterior sobre a necessidade de diversificar suas fontes. E isso de fato é muito importante. No entanto, você também não pode esquecer das principais referências da área. 

Além disso, é fundamental conhecer como funciona o padrão de inspiração desse mercado. Esteja sempre atento às tendências e novidades captadas pelas empresas referência. Também, tenha atenção a alguns pontos que normalmente são utilizados como inspiração, por exemplo: natureza, pessoas, cultura, arte, arquitetura e as redes sociais

Avaliando esses tópicos você pode encontrar ótimas informações e referências.

 

Como transformar a inspiração em produto

Depois de fazer inúmeras pesquisas e encontrar inspiração para driblar o bloqueio criativo, como juntar tudo isso e transformar em produto? Algumas ferramentas e processos podem ajudar muito nesse momento:

Trabalhe com moodboards

Com certeza, durante a sua busca por inspiração criativa, você encontrou uma série de imagens, informações e referências. Agora, é o momento de coletar e juntar tudo isso. 

Você pode criar um moodboard nesta etapa, para reunir de forma visual todas as referências relevantes que encontrou.

exemplo de moodboard que pode ser usado para vencer o bloqueio criativo

Foque no público-alvo

Outro ponto muito importante para transformar a inspiração criativa em produto, de forma assertiva, é saber para quem você está criando. É essencial que você conheça o seu público-alvo, suas necessidades e preferências. 

Assim, consegue identificar, dentro das suas referências, algumas possibilidades de criação que estejam de acordo com o que o mercado espera.

Cruze todas as informações e organize suas ideias

Dentro de um processo criativo, a organização também é fundamental. Depois de reunir uma série de referências e informações, é importante cruzar tudo isso. Assim você consegue identificar padrões e perceber tendências. Com base nisso, é possível organizar suas ideias e ver o que de fato funciona e o que precisa ser descartado.

Tome decisões que façam sentido com o seu objetivo

Referências coletadas, moodboard criado, dados cruzados. O processo chegou ao fim? Quase! Depois de juntar tanta informação, é importante definir o que é relevante para a sua criação. 

Então, tome suas decisões sempre com foco no tema da coleção, afinal, elas devem fazer sentido com a proposta pensada.

 

Com todas essas dicas, você consegue superar um bloqueio criativo, ir em busca de inspiração e, no final de tudo, transformar essas referências em produto. Quer ter acesso a mais conteúdo do universo têxtil e de criação de moda? Continue acompanhando nosso blog.


Deixe um comentário