Fila de pessoas em desfile de moda

Conheça as 7 editoras de moda mais influentes de todo o mundo

10 novembro, 2016


5 min (tempo estimado de leitura)

As grandes revistas de moda sempre influenciaram bastante o meio: as publicações ditaram estilos, criaram ícones e revolucionaram aspectos do vestuário. Por isso, naturalmente suas editoras de moda são grandes referências para os profissionais da área.

Neste post, listamos 7 profissionais que você precisa acompanhar para ficar sempre por dentro das novidades da moda. Confira!

1. Anna Wintour

Anna Wintour de óculos de sol

Imagem: Page Six

Anna Wintour é um dos maiores nomes da moda e editora-chefe da revista mais influente sobre o assunto: a Vogue americana, desde 1988. Nascida em Londres, em 1943, Anna também dirigiu a versão britânica da revista, até ser transferida para Nova York, onde também é conselheira do Metropolitan Museum of Art.

Wintour ainda realiza trabalhos filantrópicos e é fundadora do CFDA (Vogue Fashion Found), que apoia o trabalho de novos estilistas.

Conhecida por seu estilo e por sua personalidade exigente, muitos especulam que o livro O diabo veste Prada, escrito por uma ex-assistente sua, tenha sido inspirado nela. A autora nega, embora a personagem interpretada no cinema por Meryl Streep tenha diversos aspectos em comum com a editora de moda.

2. Regina Guerreiro

Regina Guerreiro sentada no sofá do escritório

Imagem: Vogue Brasil

Regina Guerreiro é uma jornalista com 50 anos de carreira. Dirigiu a Vogue Brasil por 14 anos e a Elle por nove. Em 1975, começou na primeira revista e foi parte do despertar da moda brasileira, que até então se reduzia às grandes indústrias e tecelagens, com aspectos puramente comerciais, sem uma linguagem de moda nacional.

Em parceria com uma marca brasileira, apresentou recentemente um canal no YouTube intitulado Enjoy. Nos vídeos, é possível desfrutar do grande conhecimento e das excelentes referências desse ícone sobre moda, arte, cinema, cotidiano, etc.

3. Emmanuelle Alt

Emmanuelle Alt posando para foto na rua

Imagem: La Closette

Sua carreira na moda começou aos 17 anos, como assistente na Elle. Atualmente, é editora-chefe da Vogue Paris. Dona de um estilo único, Emmanuelle não é fã de maquiagem, não usa saia, nem vestido. Mesmo sem esses elementos, seus visuais transparecem sensualidade. A marca de Emanuelle é o minimalismo, extrema elegância sem esforço, misturando alfaiataria com peças rock and roll e botas.

4. Christine Centenera

Christine Centenera andando na rua de casaco azul

Imagem: J’ai Perdu Ma Veste

A editora de moda da Vogue Austrália é uma das principais referências encontradas no Pinterest e ícone de streetstyle. Seus looks são conhecidos pelos sapatos sempre marcantes, principalmente, botas. Com cores neutras e militares, Christine cria composições incríveis, abusando de camadas e sobreposições.

5. Anna Dello Russo

Anna Dello Russo posando para foto com casaco de pelo vermelho e óculos de sol

Imagem: Reprodução

Formada em história da arte e com mestrado em moda, foi editora na Vogue Itália e, atualmente, é editora-chefe da Vogue Japão, tendo começado em editorias no ano 2000. Anna Dello Russo é única. No passado, seu estilo era minimalista, discreto. Hoje, se reinventou e abusa de looks excêntricos e barrocos.

Assumidamente louca por moda, possui um apartamento só para seu acervo pessoal que inclui 4 mil pares de sapato. Anna surpreende fotógrafos usando mais de um look icônico por dia, muitas vezes se trocando dentro do carro.

6. Alexandra Shulman

Alexandra Shulman sentada de vestido xadrez

Imagem: The Times Magazine

A editora da Vogue Inglesa é formada em Antropologia, começou a sua carreira na Tatler em 1982. Só após 20 anos ela se tornou editora do título icônico. Shulman é uma grande editora, tendo ganhado o prêmio de Order of the British Empire. No entanto, o destaque dela não se restringe a moda. Alexandra já levantou bandeira contra a anorexia, principalmente, por este ser um problema recorrente no mundo da moda.

7. Giovanna Battaglia

Giovanna Battaglia de vestido de onça em frente a Torre Eiffel

Imagem: The Art of Ivanka Trump

A italiana, que antes de se tornar editora foi modelo da grife Dolce e Gabanna, é outra editora de destaque no mundo da moda. Assim como Dello Russo, Giovanna tem um estilo excêntrico e não tem medo de ousar em suas combinações, inclusive foi nomeada pelo The New York Times como uma heroína da moda!

Ela começou a carreira como editora em 2009, quando se tornou responsável pela L’Uomo Vogue. Atualmente, ela é uma top stylist de moda, trabalhando para diversos títulos famosos ao redor do mundo.

Cada uma com personalidades e estilos diferentes, essas sete editoras de moda são grandes referências para quem atua no mercado.

Quer conhecer mais sobre moda? Acompanhe nosso blog, Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo! 😉


Deixe um comentário