Mulher em uma loja, mostrando os estilos universais que existem e suas possibilidades

7 estilos universais de moda: conheça cada um deles!

13 abril, 2022


13 min (tempo estimado de leitura)

Você ouviu falar dos 7 estilos universais de moda? Conheça mais sobre cada um deles e como podem ser aplicados na produção de moda íntima.

O conceito dos 7 estilos universais de moda foi criado entre as décadas de 1980 e 1990, pelas consultoras de imagem e estilo Alyce Parsons e Mimi Dorsey, que escreveram um livro sobre o assunto. 

Elas mapearam alguns comportamentos repetidos entre as pessoas, e chegaram à conclusão de que temos um estilo predominante e outros dois secundários. 

O estilo predominante nos acompanha por toda a vida. É a forma que vemos o mundo e como queremos ser vistos, é nossa essência e isso não muda.  Já o estilo secundário não é fixo e depende do momento em que estamos vivendo. 

Quer conhecer quais são os 7 estilos universais  de moda e como aplicá-los na sua coleção? Continue a leitura, conheça as peças-chave de cada um dos estilos e veja como adequar às suas produções.

Tradicional ou clássico

Este estilo adora uma peça de alfaiataria, linhas retas e cores mais sóbrias, como preto, branco e cinza.  Se encaixa muito bem no ambiente de trabalho, mas não se prende ao escritório. Quem tem estilo clássico, gosta de uma sobriedade elegante no look e investe em tecidos de bom caimento e qualidade. 

Normalmente carrega uma pegada mais séria e minimalista, com roupas formais de alta qualidade e acessórios discretos. É o estilo tradicional, que transmite uma imagem de seriedade e responsabilidade.

Nos pés, predominam os scarpins clássicos, com salto alto ou baixo, porém tradicionais. Elas amam mocassins, sem muitos detalhes, e para o calor, shape minimalista e atemporal. Este é um dos 7 estilos universais de moda, que mais se adaptam aos ambientes de trabalho.

mulher bonita vestindo roupas no estilo de moda tradicional

Discrição na lingerie

Este é um estilo de mulher mais conservadora e formal, assim também é a lingerie de sua escolha. Ela vai optar por cores como preto, branco ou nude, lisos, sem detalhes ou, no máximo, uma renda aplicada

Vai escolher peças feitas com tecidos macios e delicados como a seda, algodão, renda e a microfibra, por exemplo. Também, peças discretas que não se destacam na produção.

Elegante ou refinado

Atualmente também conhecido como contemporâneo, esse estilo, apesar de seguir uma linha séria, é recheado de tendências. As pessoas que se identificam com este estilo acompanham o que está bombando na moda, são fãs de peças statement e chamativas. São exigentes com a qualidade do tecido e do acabamento. 

Assim como o estilo clássico, faz uso de alfaiatarias, mas em designs mais contemporâneos. Para quem tem um estilo mais elegante, vai bem aquele acessório que imita jóia, ou jóia autêntica, looks preto e branco, estampas discretas, além de vestidos e camisas de tecido nobre. 

Para arrematar o look, escolhem salto alto em modelo scarpin clássico ou sandália de tiras. Preferem sapatos em couro ou tecido como linho e tweed. 

Quando querem pés no chão, optam por mules bico fino ou redondo, ou ainda sapatilhas de bico fino. Para o frio, botas com aspecto mais chique, como botas bico fino, salto fino, alto ou médio.  

Como acessórios, preferem jóias leves, relógios clássicos e bolsas estruturadas com shape reto.  

Mulher bem vestida no estilo de moda elegante ou refinado

Lingerie com estilo

Neste estilo mais contemporâneo, alguns looks pedem uma pegada mais ousada. Pense em lingeries que podem harmonizar quando combinadas com blazers, saia lápis, camisas sociais e calças de cintura alta.

Invista em um body com uma pegada mais discreta e quase invisível, ou um sutiã de renda com a base mais comprida. Estes modelos elegantes podem compor looks incríveis para este estilo.

Estilo esportivo

Tão despojadas quanto quem tem um estilo mais criativo, as pessoas com estilo esportivo prezam pelo conforto e casualidade do look em todas as ocasiões. O estilo esportivo é também conhecido como estilo básico e as palavras de ordem para este look são conforto e praticidade. 

Engana-se quem pensa que o estilo esportivo é baseado somente em roupas para praticar esportes. A origem do nome vem na verdade de que para praticar esporte são necessárias roupas confortáveis e inteligentes.  

Esse princípio associado a moda deu origem ao estilo conhecido como sporty ou esportivo, em tradução livre, dentro dos 7 estilos universais de moda. 

No estilo esportivo, estão presentes peças em jeans, algodão e outras fibras têxteis naturais. Também é comum a aposta em peças frescas e que possibilitem a movimentação ao longo do dia. Nos pés, as peças-chave são tênis e sapatos sem salto. 

Mulher andando no parque com roupas no estilo de moda esportivo

Lingeries confortáveis

Neste estilo, a escolha é por calcinhas mais largas e sutiãs que parecem tops esportivos. Peças íntimas que podem ser usadas para práticas esportivas também vão aparecer na gaveta de lingeries destas mulheres. 

Este estilo transmite conforto como prioridade, seja nas roupas, calçados e lingeries. O conforto está na modelagem, no toque e no tecido. 

Estilo criativo 

A proposta de quem tem um estilo criativo é brincar com cores, estampas, formas e texturas. Bem diferente do estilo clássico, o estilo criativo é mais ousado e mistura estilos e épocas, mesmo em ambientes mais formais, apenas adaptando uma dose de criatividade. 

É normal que neste estilo estejam presentes: estampas de todo os tamanhos, o animal print, o floral e o geométrico; misturas de jeans com tecidos fluidos; peças clássicas com tênis; muita informação de moda, especialmente com cores e texturas; e o famoso hi-lo que mistura uma peça mais sofisticada com uma mais despojada. 

Mulher afro com blusa de estampa animal print no estilo de moda criativo

Lingerie na mesma tendência

A mulher do estilo criativo vai querer uma lingerie da cor da moda, ou ousar nos modelos mais diferentes. Também pode fazer mix de estampas, ou coordenar de peças diferentes, como a gente vê na praia ou nos biquínis.

Modelos ousados com recortes geométricos e maiores fazem sucesso para quem segue este estilo. Rendas com desenhos maiores e diferentes podem ajudar na composição da peça.

Estilo moderno ou urbano

Este estilo apresenta muitas formas geométricas, contraste entre cores, como o preto e o branco, designs de roupas assimétricas, volumosos e com influência streetwear – que representa o “estilo de rua”. 

Pessoas de estilo moderno gostam de roupas jeans, peças em couro ou t-shirts. Também não economizam no brilho, principalmente no metálico. Coturno, jaqueta jeans ou de couro estão entre os queridinhos do estilo

Dentre os 7 estilos universais de moda, esse é, junto com o criativo, o estilo de mulheres mais antenadas e que gostam de acompanhar as tendências de moda

Mulher na rua vestida no estilo moderno urbano que faz parte dos 7 estilos universais de moda

Lingeries diferentes

A mulher que tem este estilo vai curtir lingeries com pegadas de couro, peças mais estruturadas, como o corset, para mostrar força e intimidação. A cor predominante deste estilo é o preto, tanto nas roupas quanto nas lingeries.

Modelos com alças transpassadas também são ótimas opções, pois dão detalhes às criações.

Estilo romântico

O estilo de moda romântico enfatiza a feminilidade, com diversos elementos de influência vintage como Lady Like. Os looks românticos costumam ter cintura marcada e muita inspiração na moda dos anos 50 e 60, mas podem apresentar um compilado de épocas e peças mais contemporâneas (sempre muito delicadas).

Os principais elementos encontrados nas peças são: laços, babados, rendas, transparências, florais delicados, pérolas e pedrarias, plissados, mangas bufantes, saias rodadas, tecidos fluidos como tule, cetim e chiffon. 

Nos pés as mulheres desse estilo amam sapatilhas delicadas, scarpin clássico, (de preferência com salto não muito alto), sandálias de tiras e rasteirinhas com detalhes em pérolas ou lisas em candy colors

Mulheres de estilo romântico dão valor às peças artesanais, orgânicas e até que possuem uma leve pegada retrô. As cores mais usadas são o rosa e o lilás, tom que está em alta. 

Duas mulheres com flores na cabeça e vestindo roupas no estilo romântico dentro dos 7 estilos universais de moda

Lingerie para românticas

No estilo romântico as peças são mais delicadas, com cores claras e tecidos fluidos e gostosos. Pode ter uma estampa feminina, com floral e detalhes em renda e laços também. 

Aposte em detalhes em rendas estreitas e bicos para dar mais charme ao sutiã e à calcinha. Esses “fru-frus” são amados pelas românticas, que com certeza vão se apaixonar pelo modelo.

Estilo sexy ou sensual

As mulheres de estilo sexy ou sensual buscam valorizar suas formas do corpo, com peças que exploram e enaltecem suas curvas. 

As características deste estilo são peças justas, muita pele à mostra, como perna e no decote, cintura marcada. Peças como minissaias, decotes frente única, jeans justo e tops não podem faltar no guarda-roupa.

Este estilo é próprio das mulheres empoderadas, com personalidade forte e que sabem usar suas peças de roupas para valorizar o corpo. 

Elas não deixam de ser elegantes dentro do seu próprio estilo e sabem dosar muito bem as transparências. As roupas mais justas no corpo e as fendas são para ficarem mais sensuais, porém não vulgares. 

Quanto às cores, elas gostam mais de cores vibrantes, além do look total preto ou totalmente branco. Entre as estampas preferidas também estão as de animal print.

Nos pés, o que as mulheres não dispensam são salto alto e fino, sandálias de tiras finas que deixam os pés à mostra e detalhes em vinil. Uma peça que não dispensam são as botas com cano acima do joelho para usar com minissaia.

Mulher se olhando no espelho vestindo preto no estilo de moda sensual dentro dos 7 estilos universais de moda

Lingeries mais sexys

Na maioria das vezes, quando se fala em lingerie já pensamos em algo sexy. Mas nem todas são sensuais, como vimos até agora. Dependendo do seu estilo, há lingeries para todos os gostos.

Mas neste caso, do estilo sexy, elas são, sim, uma ótima ferramenta para dar a sensação de sensualidade por baixo de uma roupa mais formal. 

Quem tem estilo sexy, vai investir nas lingeries que valorizam a silhueta, que tenham detalhes no decote, calcinhas bem cavadas ou tamanho menor. Os tecidos também são pura sensualidade, renda, um toque de seda, ou mesmo as mais transparentes. 

As cores nada discretas, as vermelhas são as mais pedidas, pretas e animal print, compõe essas peças. Entre os modelos, destaque para os bodys de renda e o espartilho.

Além dos 7 estilos universais de moda

Além dos estilos tradicionais citados acima, também há uma tendência dos anos 90 e 2000 que está voltando: os estilos Emo e Grunge. Esses estilos se identificam na sua composição e chegaram para identificar os sentimentos, emoções e nostalgia black. 

Também vemos tendências como o cottagecore e o gorpcore ganhando as ruas e as passarelas. Mas, em essência, eles podem se encaixar dentro dos estilos esportivo e moderno. 

Pessoa vestindo roupas do estilo universal de moda emo ou grunge

Qual é seu estilo?

Depois de tanta informação, descobriu qual é seu estilo ou das suas clientes? E as suas coleções de moda, se encaixam em qual dos estilos? Conhecer o estilo principal das consumidoras de moda é essencial para investir na produção de peças que atendam às necessidades e expectativas do público

 

E, se você quer saber ainda mais sobre as novas tendências, acesse nosso vídeo-book. O material conta com linhas de estilo, vídeo-looks de inspiração, produtos de destaque e muito mais. 

banner para download do novo vídeo-book da Zanotti


Deixe um comentário