mulher usando roupas no estilo gorpcore

Gorpcore: tudo o que você precisa saber sobre a tendência

23 novembro, 2021


6 min (tempo estimado de leitura)

Você já ouviu falar no gorpcore? A tendência ugly beauty está invadindo as ruas. Saiba mais e entenda como trazer a tendência para sua próxima coleção.

Conforto, praticidade, utilidade. Todos esses adjetivos fazem parte da nova tendência de moda que ganhou ainda mais força com a pandemia: o gorpcore. Essa tendência tem tudo a ver com atividades ao ar livre, caminhadas, acampamentos, aliando a funcionalidade e conforto nas peças. 

Esse estilo cresceu tanto que o gorpcore está fazendo sucesso nas passarelas e nas ruas. Continue a leitura e entenda mais sobre essa tendência e suas peças-chave.

 

O que é gorpcore?

O termo gorp é um acrônimo para “good old raisins and peanuts” (“as boas e velhas passas e amendoins”, na tradução para o português). Trata-se de uma mistura de castanhas e frutas muito consumida por montanhistas durante suas aventuras. 

Isso porque a essência do gorpcore é o ar livre, inspirada no montanhismo. Essa tendência tem tudo a ver com as pessoas que gostam de trilhas, caminhadas e um final de semana com ar fresco. É uma mistura do estilo mountain chic e também já foi chamado de ugly beauty. O foco aqui não é a beleza, mas sim a funcionalidade das peças. 

É importante também que as roupas otimizem o tempo e o espaço. São simples e possuem a função de proteger e ser resistente. Outro ponto importante é a ligação do estilo com a redução do consumo desnecessário, uma das premissas da sustentabilidade.

Essa tendência tem tudo a ver com um estilo de vida e influencia na autoestima, transmitindo segurança. Além da estética das peças, o foco está no uso e na utilidade das roupas.

 

Como a tendência surgiu?

O gorpcore surgiu por volta de 2017 e se intensificou bastante nos últimos anos, principalmente durante a pandemia. A necessidade de contato com a natureza, de respirar o ar puro e praticar atividades ao ar livre passou a se refletir também na moda. 

Essa preocupação com a natureza misturada com o desejo das pessoas de desacelerar e repensar o consumo já foram vistas outras vezes. Casos como esse também influenciaram na ascensão da moda sustentável e no surgimento do slow fashion

Com a pandemia, tudo isso se intensificou. A necessidade do isolamento social, as mudanças nas relações pessoais e profissionais, a distância dos amigos… Tudo isso impactou a sociedade e trouxe reflexos para as mais diversas áreas, inclusive para a moda.

Assim, aos poucos a tendência foi ganhando destaque e hoje está cada vez mais presente nas ruas e passarelas. Abaixo vamos apresentar mais sobre as peças-chaves do gorpcore, para você conhecer e apostar em looks que seguem esse estilo.  

três mulheres em um campo usando roupas no estilo gorpcore

Quais são as peças-chaves do gorpcore?

Conforto é a palavra-chave do gorpcore e de muitas outras tendências que surgiram ou se intensificaram durante a pandemia. Você pode ver pessoas usando sandálias com meia, jaquetas acolchoadas, bermuda de ciclista e chapéus. Tudo isso está entre as peças-chave dessa tendência.

Misturar e combinar peças “comuns” com elementos-chaves desse estilo é uma ótima opção para arrasar na harmonização das roupas. Por exemplo, uma calça moletom ou legging combinada com uma jaqueta corta-vento, com acessórios compondo o look é um bom jeito de se vestir nesse estilo.

As jaquetas acolchoadas, ou puffer, dominaram as ruas aqui no Brasil em nosso último inverno e têm tudo para continuar em alta. Casacos de fleece ou flanelados também fazem parte da estética gorpcore, pois podem trazer um ar campestre aos looks. 

Calças cargo tem tudo a ver com o gorpcore. Afinal, elas são cheias de bolsos e zíperes e priorizam a praticidade e funcionalidade. Essas peças, inclusive, já são vistas nas ruas há alguns anos.

Papetes e sandálias com meias também trazem conforto a essas produções, sem se preocupar tanto com a estética. 

Entre as peças-chave também podemos mencionar as jaquetas corta vento, os chapéus e as mochilas.

A ideia é estar pronto para uma atividade ao ar livre, mas mesclando com peças diferenciadas no dia a dia. Assim, você consegue trazer essa estética à produção sem exageros. 

mulher usando jaqueta puffer e chapéu, itens chave da tendência gorpcore

Como planejar looks para sua coleção?

O equilíbrio é a chave para montar looks gorpcore sem aquela impressão de que estamos indo direto para um acampamento. A tendência traz elementos do ar livre, mas é preciso adaptar as produções para as ruas. 

Então, na hora de planejar sua coleção, você pode optar por trabalhar com acessórios que tem tudo a ver com essa tendência, como os chapéus. 

Também vale apostar nas principais peças-chave, como as jaquetas acolchoadas e as calças no estilo cargo, que possuem vários bolsos, são funcionais e podem ser mescladas com peças de outros estilos para criar combinações cheias de estilo. 

Outro ponto muito importante do gorpcore que você precisa ficar de olho é o uso de tecidos tecnológicos. Estamos falando de atividades ao ar livre, montanhismo, caminhadas e aventuras. Acrescente alguns elementos tecnológicos às suas peças. Por exemplo, tecidos que contam com proteção UV ou que são impermeáveis. 

As cores também são muito importantes! Aposte em uma paleta vibrante e colorida, com tons de amarelo, laranja e pink. Essas cores trazem destaque e dão um toque de estilo às peças.

 

Ou seja, as peças gorpcore devem transmitir liberdade, conforto e praticidade. A preocupação maior não é a beleza, mas não por isso você deve deixar esse aspecto de fora, ok? Você pode apostar na criatividade para montar uma coleção hi-lo, mesclando peças gorpcore com outras mais sofisticadas. 

Quer ficar por dentro das principais tendências, ter dicas de confecção, gestão e muitos outros assuntos do mundo da moda? Continue acompanhando nosso blog!


Deixe um comentário