mulher usando roupas no estilo moda esportiva

Como inovar nas suas coleções de moda esportiva

20 julho, 2021


9 min (tempo estimado de leitura)

É possível inovar na criação de coleções de moda esportiva e oferecer produtos que aliam qualidade, tecnologia e praticidade. Confira nossas dicas!

Se você está planejando seu mix de moda, ou pensando nas peças da sua próxima coleção, temos uma dica: invista na moda esportiva!

A pandemia aumentou a preocupação com a saúde e a busca por hábitos mais saudáveis. E isso se reflete também no aumento do número de pessoas que buscam praticar algum tipo de atividade física.

Consequentemente, o mercado de moda esportiva está aquecido. Mas hoje, para se destacar no mercado, não basta apenas investir em peças como os tradicionais tops e leggings de academia. O consumidor está cada vez mais exigente, e você deve buscar atender suas expectativas com sua coleção para fidelizá-lo.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com dicas práticas para você inovar na sua coleção de moda esportiva. Continue a leitura!

 

Como inovar nas coleções de moda esportiva?

Trazer elementos diferenciados às peças, aliados a tecnologia e funcionalidade é o segredo para criar uma coleção de moda esportiva de sucesso. E isso se aplica tanto as peças mais tradicionais, consumidas por praticantes iniciantes, até as inovações em peças para atletas de alto desempenho. Confira nossas principais dicas para a criação da sua coleção.

 

Adicionar bolsos as leggings

Inovar não significa precisar “reinventar a roda”. Se o seu produto consegue facilitar  o momento de prática de esportes do consumidor, e oferecer praticidade, você está no caminho certo. Nossa primeira dica é investir em modelagens com bolsos estratégicos e funcionais nas leggings, especialmente para carregar o celular. 

É comum que as pessoas, durante a prática de exercícios físicos, ouçam músicas, ou mesmo usem aplicativos para acompanhar e registrar o treino. Portanto, facilite o transporte do celular incluindo bolsos.

Quando estiver planejando sua peça, é importante pensar em bolsos que acomodam com facilidade e segurança os modelos e tamanhos de celulares que giram no mercado atualmente, porém de forma que não atrapalhe a performance do usuário na prática do esporte ou o deixe desconfortável. 

Uma dica para deixar a bainha do bolso mais firme e trazer segurança para que os objetos não caiam durante a prática é adicionar debruns elásticos no acabamento, assim o bolso terá mais firmeza na borda. 

 

Adicione playlists do Spotify nas etiquetas das suas peças

No tópico anterior, falamos que é comum que os praticantes de atividade física ouçam músicas durante a realização das atividades. E você sabia que é possível adicionar um código do Spotify a diversos itens da coleção para que, ao direcionar o celular para o código, uma playlist comece a rodar?

É possível fazer isso em quadros, cadernos, plaquinhas e claro, roupas! Nossa sugestão é incluir um desses códigos em suas etiquetas ou até mesmo em forma de estampa em suas peças. Assim, garante uma peça diferenciada, de forma simples. 

Caso sua empresa trabalhe também com a divulgação de conteúdos relacionados ao tema esportivo, adicionar um QR CODE que direciona o cliente para um conteúdo específico também pode ser interessante. 

 

Crie bolsos internos para que seja possível carregar dinheiro e outros itens

Um dos pontos que levantamos no início do conteúdo foi a necessidade de garantir praticidade para seus clientes no momento da prática de atividade física. Nossa sugestão, além de trabalhar com bolsos externos, é pensar também na linha de bolsos internos das peças da sua coleção de moda esportiva, principalmente em peças como as jaquetas. Dessa forma, a pessoa consegue carregar dinheiro, cartão e o que mais precisar, de forma segura, sem precisar carregar uma bolsa, por exemplo.

Outra funcionalidade relacionada que pode ser explorada e não deve ser subestimada, são jaquetas que além dos bolsos internos, já possuem o passador de fones de ouvido. Assim o usuário pode manter o celular protegido e ainda ouvir sua playlist durante o exercício, sem os fios passando pelo seu pescoço. 

Indo um pouco mais além, hoje temos a possibilidade de confecção de jaquetas esportivas que possuem no lugar de seus cadarços de capuz, fones de ouvido embutidos, como a marca Hoodiebuddie, por exemplo.

exemplos de inovação na moda esportiva, com bolsos internos e externos e playlists nas roupas

Use tecidos tecnológicos

Até aqui, nossas dicas de inovação foram bem relacionadas aos dispositivos eletrônicos. Porém, é possível fazer muito mais para conquistar os clientes com uma coleção de moda esportiva.

Muitas vezes, as atividades são realizadas ao ar livre, como no caso de corridas, caminhadas ou ciclismo. Portanto, as pessoas ficam expostas ao tempo e radiação solar. Na sua coleção destinada a este público, invista em tecidos tecnológicos que oferecem alta proteção solar.

Além disso, você também pode investir em tecidos tecnológicos que trabalhem com outras linhas específicas conforme seu público-alvo, como por exemplo: modelos da linha anti-suor para esportes que precisem de tecidos que trabalham a transferência de calor do corpo para ajudar na regulagem de temperatura. 

Existem também tecidos com propriedades estéticas para ajudar na redução de celulites, ou ainda que possuam características de absorção de impacto, para serem adicionados em locais estratégicos que precisem de mais segurança ou tenham riscos de choque durante o exercício. 

Atualmente, são muitas as opções na área de inovações relacionadas aos tecidos, para garantir mais funcionalidade e praticidade na prática de exercícios físicos. É possível até, encontrar tecidos com ativos para alívio da dor. Aproveite estas variadas opções para trazer diferenciais inovadores para sua coleção.

exemplos de aplicação de tecidos tecnológicos em uma coleção de moda esportiva

Adicione faixas refletivas para a prática noturna de esportes

Adicionar faixas refletivas às suas peças garante mais segurança para quem gosta de praticar esportes durante a noite, realizando uma corrida na rua ou ciclismo, por exemplo. Esse também pode ser um detalhe fashion da sua peça, basta escolher combinações de cores que garantam muito estilo à produção.

exemplo de aplicação de faixas refletivas em peça de moda esportiva

Conte com materiais de alta qualidade

O setor de moda esportiva é uma área de crescimento em potencial e está em constante evolução. Se você tem interesse em entrar neste mercado, é muito importante ter em mente que a qualidade dos produtos precisa ser sua prioridade. É um setor que está intrinsecamente ligado à saúde do consumidor. 

Os tecidos, aviamentos e elásticos utilizados na criação da sua coleção de moda esportiva devem ser de qualidade, para garantir conforto e durabilidade às peças. Além disso, você pode investir em diferentes cores, estampas e aplicações para garantir peças com design diferenciado.

 

Criou uma coleção incrível? Divulgue!

Ainda temos uma dica extra pra você: Está usando um tecido diferenciado nas suas peças, ou incluiu alguns bolsos internos na jaqueta? Divulgue essas informações! Cada vez mais as pessoas buscam por praticidade no dia a dia, e isso também passa pelas roupas escolhidas.

Portanto, se você montou uma coleção que conta com inovações ou mesmo alguns ajustes para garantir mais praticidade no dia a dia, divulgue essas informações. As pessoas precisam saber que você produziu uma coleção incrível e inovadora.

Mas atenção, nada de dizer que sua peça possui proteção solar se ela de fato não tiver, as informações repassadas precisam ser verdadeiras, assim você conquista a confiança dos clientes. 

 

Agora você já está preparada para inovar na criação da sua coleção de moda esportiva! Confira as principais tendências de 2021 para as roupas esportivas femininas e masculinas, e também nossa linha de produtos para moda fitness. 

Continue acompanhando nosso blog para ter mais dicas de tendências e criação para o universo têxtil e acesse nosso catálogo digital 2021 para conhecer nosso portfólio completo!

banner do catálogo digital 2021 da Zanotti, com aplicação em diversos dispositivosmóveis


Deixe um comentário