estampa botânica

Alerta de tendência: a estampa botânica chega com tudo!

5 março, 2021


4 min (tempo estimado de leitura)

Na falta do contato com a natureza, muitas pessoas buscaram conforto em plantas, mudanças para o interior e até mesmo em peças com estampa botânica.

A pandemia veio para mudar tudo, e isso não há mais como negar. Além de trazer um novo estilo de vida, ela trouxe também mudanças para o mundo da moda. Um exemplo disso, é a estampa botânica.

Por um longo tempo, as pessoas viveram o isolamento social, permaneceram distanciadas de tudo e de todos. No entanto, é evidente que uma hora “a conta chega”. 

O distanciamento da natureza fez com que muitas pessoas buscassem por um escape, para que se sentissem conectadas à natureza de alguma forma. Mesmo as pessoas que vivem nos grandes centros, que estavam acostumados com a agitação do dia a dia, sentiram essa necessidade de conexão.

Para algumas pessoas, repaginar espaços com plantas e cores que remetem à natureza, foi o suficiente. No entanto, houve casos em que pessoas se mudaram para campos no interior, para que pudessem se sentir mais livres e conectadas.

E o que isso tudo tem a ver com o mundo da moda?

Em meio a essa nova necessidade, os consumidores mudaram também a sua forma de se vestir. Eles perceberam que é possível se sentir melhor vestindo peças com estampas diferenciadas, como o estilo botânico

A estampa botânica geralmente está mais presente no verão. Isso acontece porque as estampas são mais quentes, repletas de folhagens, flores, animais, entre outras. No entanto, com essa mudança, a estampa botânica vem para ficar também no inverno. Marcas como a Savege x Fenty, apostaram na tendência e criaram lingeries repletas de flores.

estampa botânica

Valentino, Dior, Saint Laurent e Jason Wu, trazem em suas composições peças direcionadas à estampa botânica também. A marca Valentino, por exemplo, aposta em peças leves, fluidas e com estampas bem naturais. Os calçados comercializados pela marca também possuem uma pegada mais botânica, com a inclusão de detalhes em formato de flores e rosas.

As peças da coleção de Christian Dior, vêm com uma pegada mais leve, com detalhes florais lindos e delicados. A marca também desenvolveu relojoarias, joias e calçados com a estampa botânica.

Já Jason Wu, trouxe para suas peças cores mais escuras como base, e a estampa botânica em evidência.

estampa botânica

Como criar peças com a estampa botânica?

Diversidade, conforto, criatividade. Essas são as premissas principais! Desenvolva peças que possam ser utilizadas neste inverno, já que a estampa botânica está bastante em alta. 

Invista em peças quentinhas, assim como também peças de meia estação. Para lingeries, aposte nos detalhes e em cores que remetam a natureza. 

Ao escolher suas estampas foque em plantas, flores e folhagens que prometem apimentar as mais diversas peças de vestuário e que façam seu público se sentir mais próximo da natureza. Combine com tons terrosos (outra grande tendência das próximas estações) com tons alegres e otimistas. Busque folhagens e flores em tamanho real.

Uma ótima opção para você que busca um tecido leve e versátil com bom custo/benefício são as liganetes estampadas da Zanotti. Você vai encontrar as mais variadas estampas, com coleções escolhidas com base em tendências de moda.

estampa botânica

Se sua marca trabalha com peças de produção artesanal, aproveite para utilizar técnicas de tingimento tie dye. Aposte em modelos artísticos feitos à mão para trazer um apelo orgânico, com estampas artesanais com pinceladas óbvias e bordas sangrando tinta. Mantenha os florais abstratos.

 

Gostou deste conteúdo e quer mais inspirações? Acesse nosso Vídeo-book gratuitamente e tenha em mãos moldes, moodboards, combinações de cores e muito mais!


Deixe um comentário