Adolescente com roupas pretas sentada na grama no estilo emo

Estilo Emo e Grunge: as tendências estão de volta!

6 abril, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

O estilo Emo e o Grunge, sucessos no início dos anos 2000, estão retornando às ruas. Conheça mais sobre essas tendências!

Tendências dos anos 90 e 2000 que estão voltando: Como o estilo Emo e o Grunge. Esses estilos se identificam na sua composição e chegaram para identificar os sentimentos, emoções e nostalgia black. Vamos entender um pouco mais sobre eles?

O termo Grunge em inglês, significa “sujeira”. Irreverente, a tendência mistura elementos de indie rock, heavy metal e hardcore. As pessoas adeptas a este estilo preferem roupas mais escuras, especialmente nas cores preto e roxo. 

Já o estilo Emo é um dos mais populares que surgiu na década passada. Os emos se caracterizavam por andar de preto. Usam ainda franjas tapando os olhos, cabelos pretos com detalhes coloridos. Atitudes marcadas por gestos e discurso delicados.

O emo designa um estilo de vida muito ligado à música. Uma cultura que busca fugir dos padrões mais aceitos pela sociedade. É, portanto, uma cultura alternativa.

Conheça mais sobre essas tendências que tem tudo para invadir os guarda-roupas novamente!

Semelhanças entre Emo x Grunge

No mundo da moda, é comum que um determinado estilo de roupa se torne uma febre, mas pouco tempo depois seja relativamente esquecido. Com o passar do tempo, as novas gerações resgatam peças que fizeram sucesso no passado. Depois as combinam com novas roupas, deixando-as mais despojadas. 

Esse resgate traz à tona o conceito de moda cíclica, onde as tendências vêm e vão ao longo dos anos. Já vimos isso acontecer outras vezes, seja com cores que dominam as ruas. Também com determinadas peças de roupa, ou com um estilo específico, como é o caso da moda anos 80, que ressurgiu em 2021. 

Um exemplo disso ocorre com o Grunge, tendência em 1990, que apresenta um aspecto mais casual, de certa forma até largado. O Grunge mais clássico é aquele que reúne calça, saia, ou short em tecido como jeans ou couro. Investe ainda numa camiseta estilosa e botas femininas. 

Nas idas e vindas da moda, o Grunge está voltando com tudo para os guarda-roupas de hoje. E, assim como ele, o estilo Emo também está voltando às ruas. Uma estética que era evidenciada pelo sentimentalismo e pelo visual que não agradava a maioria. Os adeptos geralmente vestem roupas escuras. O público Emo estava muito ligado ao rock.

casal de adolescentes adeptos ao estilo emo

Como o Grunge e o estilo Emo surgiram?

O punk surgiu no fim dos anos 70. Quase uma década mais tarde, em meados dos anos 80, o punk foi ficando cada vez mais rápido, pesado e agressivo, possibilitando a ascensão do hardcore. Este estilo evoluiu e se subdividiu em outros, alguns mais políticos e outros mais ligados ao heavy metal. 

Surgiu também um hardcore com uma pegada mais melódica, com letras falando de questões pessoais e de emoções: estilo que ficou conhecido como emotional hardcore, ou emocore.

O nome emo deriva da palavra “emotional”, ou “emotion” e define um tipo de música, ou mais precisamente de hardcore. O estilo está extremamente ligado às emoções e define também o tipo de pessoa que é fã e se identifica com este tipo de música.

Estilos musicais e roupas em comum 

O estilo Grunge nasceu em Seattle, Estados Unidos, e esteve fortemente associado a bandas de rock como Pearl Jam, Alice in Chains e Nirvana. Os integrantes costumavam aparecer em shows e videoclipes vestindo tênis all star com jeans rasgados e camisas xadrez de flanela. 

Este estilo se tornou febre entre os adolescentes, que buscavam copiar os seus cantores e bandas favoritas. Seu espírito é marcado por ser largado, despojado e rebelde, servindo não só para ir a shows, mas também para curtir o parque com os amigos ou na pista de skate.

É importante lembrar que grunge é um estilo retrô, o que faz com que roupas de brechó caiam muito bem neste tipo de look. 

Já o estilo emo também tem muita influência da música. É comum que as pessoas que seguem esse estilo conheçam bandas como Sunny Day Real Estate, The Get Up Kids, Jimmy Eat World, entre muitas outras. 

Também é comum gostar de se vestir de preto e de outras características visuais na subcultura. Se identificar com a proposta do estilo, que se associa a sentimentos, a poesia, a tristeza, melancolia, e um tipo de rock pesado e melódico. 

O termo emo se tornou muito popular no Brasil nos anos 2000, devido ao grande sucesso das bandas NXZero e Fresno. Apesar de não serem exatamente no estilo, tinham uma influência notória. Despertou o interesse de muitos adolescentes que passaram a se identificar com o perfil e o jeito de se vestir dos músicos participantes.

Emo e Grunge de volta

Na volta destes estilos, algumas coisas mudaram e outras foram aperfeiçoadas com relação às roupas. Para montar um look grunge, em primeiro lugar está a clássica camisa xadrez de flanela. Ela é a cara do movimento. 

Outra tendência forte que tem tudo a ver com esses estilos é o oversized. Ou seja, escolhas a peças, pelo menos dois números maiores que você usa. Afinal, o objetivo é deixar a roupa bem folgada mesmo. Em um guarda-roupa grunge também é super comum encontrar camisas que são usadas como terceira peça.  

Além disso, outras peças comuns são camisetas de banda, calças jeans rasgadas ou de couro sintético. Já as cores do grunge são, principalmente, os tons de vermelho, roxo e claro, o preto.

No estilo emo, o costume é usar camisas com estampas quadriculadas, camisas listradas ou com caveiras, com desenhos infantis. Além disso, as peças costumam despertar a infantilidade, o amor, o lado depressivo e a rebeldia.

As calças geralmente são pretas, justas e rasgadas. E, nos pés, a peça mais comum, sem dúvida, é o all star ou o coturno.   

Adolescente de calça jeans e tênis all star no estilo emo

Como aplicar tudo isso em uma coleção de moda?

Agora que você já sabe que a moda Emo e Grunge está voltando, vem a pergunta mais importante: como aplicar isso em uma coleção de moda?

O primeiro passo é ter claro que as suas peças não precisam refletir com exatidão o que foi essa tendência no início dos anos 2000. Ou seja, é perfeitamente possível trabalhar com algumas inspirações. 

Por exemplo, você pode focar em uma coleção com uma cartela de cores mais escura, incluindo tons de preto, vermelho e roxo. Também, trazer elementos como o xadrez e camisa de flanela, ou mesmo produzir peças que lembram as camisas de banda. 

Independente da sua escolha, conte sempre com tecidos e aviamentos de qualidade, para entregar um resultado incrível para o público

Arara com sequência de camisas de flanela no estilo emo

Influências da geração Z

Já falamos aqui no blog sobre como a geração Z e as redes sociais têm influenciado também as tendências de moda. Como no caso do Cottagecore que se popularizou no Tik Tok e no Instagram. Com o estilo Emo e Grunge isso não é diferente. 

Agora, não mais apenas estilistas famosos e grandes semanas de moda lançam tendências. Mas, para acompanhar as novidades desse ramo, também vale ficar atento às redes sociais e ao conteúdo disponibilizado na internet. 

Para não perder nada das novas tendências, continue acompanhando nosso blog


Deixe um comentário