Mulher de chapéu escolhendo roupas em brechó vestida no estilo vintage

Estilo vintage: entenda essa macrotendência

4 maio, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

Você sabia que o estilo vintage é uma das apostas da temporada e está cada vez mais fazendo parte das novas coleções de moda? Conheça mais sobre, e entenda como surgiu e porque está sendo apontado como macrotendência!

Quando pensamos em Vintage, a primeira ideia que temos e que nos vem à mente é: “tudo o que é antigo”, não é? Acabamos que, por associar e fazer referência apenas às roupas de brechó,  entretanto, o estilo pode ser  utilizado para compor um visual ou para evidenciar e

referenciar uma época. Além disso, independentemente do tempo que passar, o Vintage possui um charme em especial e nunca vai deixar de ser destaque.

Essa tendência considerada tão importante, que faz com que haja um grande negócio em torno dela e que movimenta o mercado em geral, gera empregos e garante sustentabilidade.

O estilo vintage já conhecido e aderido por muitos, agora surge também como macrotendência. Ou seja, está presente não só na moda, mas tende a impactar no estilo de vida das pessoas e passar por vários setores. 

 

O que são roupas estilo vintage?

Roupas vintage são aquelas que foram referências e tendência de moda em determinado momento, mas que podem ser repaginadas. Na moda, chamamos isso de “pastiche”, que é quando atualizamos um estilo mantendo sua essência, porém, respeitando as atualizações do mercado.

Assim, compõe-se um estilo ou o mesmo se destacando como peça principal ou vanguarda. Ou seja, a onda vintage tende a valorizar as peças usadas em um determinado momento ou oportunidade. 

A maioria destas peças podem ser encontradas e estão em brechós, mas também podem estar na sua casa, no seu armário ou de seus pais e avós. Porém, como em todo estilo (seja ele qual for), devemos seguir algumas dicas antes de aderir e saber como usar.

Então, não é só pegar uma peça com mais de 20 anos e sair usando por aí, ok? Existem alguns detalhes fundamentais como combinação de cores, estampas, texturas, tecidos, aviamentos, acessórios – e muito mais; – que devem ser respeitados e coordenados entre si.

 

Estilo vintage ou retrô? Entenda a diferença

Muitos de nós confundimos a diferença entre esses dois termos. E isso é comum, afinal, possuem características muito parecidas e de fato eles podem se misturar. Vamos explicar e elencar algumas diferenças. Confira a seguir:

A moda retrô revisita o estilo antigo, que nada mais é quando uma época é lembrada com seu estilo e após adaptado ao que é produzido hoje. Esse fenômeno acontece sempre nas coleções de moda, isso porque na atualidade, possuímos um grande hibridismo em gostos e opções. Então, é uma forma de trazer novamente determinadas peças, tecidos ou elementos que se destacaram há alguns anos, mas de forma atual.

 Já o vintage é caracterizado por peças antigas e que remetem ao estilo de décadas atrás. Além disso, podem ser usados elementos, como joias para evidenciar essa proposta. A diferença principal é que enquanto o estilo retrô recria peças com ares antigos, as peças vintage são de fato antigas. 

jovem feliz vestindo roupas do estilo vintage

Vintage como macrotendência

Essa busca constante em evolução na área tecnológica e os avanços concluídos com sucesso, fez com que as pessoas começassem a sentir falta de determinados momentos que viveram, e assim, trazer consigo a necessidade através do consumo de resgatar o que é nostálgico, relembrando um passado o qual trouxe boas lembranças tanto na utilização de peças quanto de itens que construíram memórias e que só vendiam em determinada época/tempo.

 E isso de fato é consequência do momento cultural em que vivemos. Após a overdose de tecnologia e internet na última década, principalmente com a popularização dos smartphones a partir 2010, as pessoas tendem a resgatar períodos analógicos.  

Um sentimento saudosista promove o culto e o consumo da estética e dos produtos de outrora. A ideia também é disfarçar a tecnologia a fim de promover um sentimento de maior segurança diante de tantas mudanças.

Essa macrotendência tem permeado coleções de moda, ambientação de lojas, remake de filmes, novelas e seriados, entre outros vários itens. Vale ressaltar quemacrotendência significa uma longa influência que está além da moda das estações, podendo ter um ciclo de vida de 10 a 20 anos, como é o caso da sustentabilidade.

Seja por questões econômicas ou sustentáveis, a população tem consumido cada vez mais o conceito de produtos vintage. Já para o varejo da moda, não poderia ser diferente, e vemos uma popularização cada vez maior dos brechós, por exemplo.

Aliás, esses têm se profissionalizado, ganhado ares de boutique, com peças exclusivas, preços mais atrativos e atendimento personalizado. Antes renegados, agora os brechós tornaram-se espaços culturais. 

jovem de chapéu olhando a paisagem vestida no estilo vintage

Peças chave desta tendência

Quando se fala em vintage, é preciso dosar nas proporções. A mescla de cores, peças e estampas é uma das principais características desse estilo. Entre as peças mais usadas, estão as saias midi com tecidos leves e as peças em alfaiataria. 

Outra caraterística do estilo vintage é a mistura de estampas. É normal vermos looks com peças xadrez, com listras ou poá, montando combinações diferentes e cheias de estilo.

Vestidos longos são bastante usados, com cores e estampas estilo cigano, combinando com chapéu e tênis. As calças e bermudas geralmente têm cintura alta, independente do tecido.

Mistura de tecidos mais finos, com lã, ou renda, também são bem fortes nessa tendência. Sempre compondo a produção com jóias nada discretas e muitas peças variadas.  

Outra forma de compor look vintage é misturar peças masculinas e femininas, geralmente camisas de botão, blazer ou mesmo ternos. Nos pés, sandálias ou scarpin. Ou ainda vestidos justo, florais com meias e sapatos masculinos à mostra.

Também vale usar vestidos curtos com casacos pesados, de lã batida, meias grossas e sapatos mais confortáveis, por vezes masculinos. A presença de chapéu, boinas e laços é constante. Usar blusas sobrepostas a vestidos, bem coloridos, também é uma forte tendência. 

Mulher bem vestida no estilo vintage

Como incluir o estilo vintage na sua coleção?

Na hora de produzir uma coleção com estilo vintage, uma dica é trazer elementos que remetem a tendência para as peças. 

A influência vintage pode estar, por exemplo, na cartela de cores da coleção. Você também pode definir algumas estampas, como as listras, o poá e o xadrez. Além de criar peças vintage, também vai trazer a influência da moda atemporal para sua coleção!

 Vestidos longos ou midi poá, floral, ou cores sóbrias; saias ou vestidos rodados, por vezes com cintura marcada, também estão entre as peças-chave do estilo vintage. Algumas peças, como vestidos, saias ou blusas, também podem ter babados ou acabamentos diferenciados. 

 Para sua criação de moda, você pode estar utilizando nossos produtos como as rendas estreitas para aplicação em suas peças. Outra dica é o elástico IMM CANELADO 40, o qual faz jus às listras presentes nesse estilo.

 Além disso, nossa cartela de cor, possui cores nativas do estilo, como a tame, pimenta, bubblegum, rubro e quermesse, aproveite para escolher seus produtos através da nossa cartela e confeccionar suas peças dentro desse estilo – que já é um sucesso no mercado!

Estilista recortando peças de roupa no estilo vintage

Com todas essas dicas, agora é só você produzir sua coleção com elementos vintage. Se quiser saber mais sobre as principais tendências, incluindo a moda íntima e esportiva, acesse gratuitamente o nosso vídeo-book, clicando no banner abaixo!

banner de oferta do vídeo-book 22-23 da Zanotti


Deixe um comentário