montar-uma-vitrine

9 dicas para montar uma vitrine marcante

31 maio, 2018


3 min (tempo estimado de leitura)

Sabemos que uma vitrine bem organizada, bonita e com diferencial pode fazer a diferença na hora do cliente entrar na sua loja. Com base nisso, observamos algumas dicas divulgadas pelo SEBRAE e estamos compartilhando no Blog da Zanotti, como montar uma vitrine marcante.

Mais do que a cara ou o cartão de visitas da loja, a vitrine é um dos principais recursos de comunicação do varejo com o público-alvo, segundo o especialista do Sebrae, Fabio de Azevedo. Por isso, montar uma vitrine é um ponto chave para qualquer PDV (Ponto de Venda).

Se ela for bem pensada e planejada, amplia as chances de atrair o consumidor para a loja. Mas se não for bem executada, pode afastar clientes. Por isso, para ajudar você a montar uma vitrine, a Zanotti vai compartilhar algumas dicas essenciais.

1 – Use bem o seu espaço

Um erro comum é amontoar muitas coisas na vitrine. Não tente mostrar tudo o que você vende, apenas algumas categorias ou novidades. Você pode mostrar sua gama de produtos sem poluir a sua vitrine. Pense que o conteúdo precisa ser facilmente visualizado de longe.montar-uma-vitrine-2

2 – Construa um tema

Qual a temática da sua coleção de inverno? Baseie-se nela para montar o cenário da sua vitrine. Trabalhar com um tema unifica a comunicação da loja e facilita o entendimento do público. Isso pode ser feito também com datas comemorativas, como o Dia da Mulher, Dia dos Namorados, por exemplo.

3 – Iluminação

Use iluminação forte para que as pessoas possam ver o que você está vendendo. Se estiver preocupado com gastos de energia, use lâmpadas tipo LED, que dão destaque aos detalhes do produto, como as cores e os tecidos especiais.

4 – Procure inspiração

Se você não tem muita criatividade ou experiência em montar vitrines, busque inspiração! O Pinterest é um ótimo lugar para isso. Nessa rede social você vai encontrar vários modelos de vitrines de diferentes marcas e cidades do Brasil e do mundo para montar uma vitrine de loja.montar-uma-vitrine

5 – Decoração

Para eliminar custos com a decoração na hora de montar uma vitrine, permute itens de decoração com outros comerciantes. Você pode ainda alugar adereços em algumas lojas.

6 – Mantenha a vitrine limpa

Limpe sua vitrine por dentro e por fora semanalmente. Além disso, refaça toda a decoração pelo menos uma vez por mês.

7 – Atenção aos preços

Organize todos os preços, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias para manter um padrão. Tente fazer uma composição de itens sempre com um produto com preço mais acessível ao lado dos tradicionais da loja, cuidando para não desvalorizar uma ou outra peça.

8 –  Ponto mais nobre

Essa área deve ser reservada para a mercadoria que você vende mais. Fica a cerca de 1,60m do chão, no meio da vitrine. Essa mercadoria deve estar em primeiro plano.

9 – Planejamento

Faça um bom planejamento de vitrine com base no calendário de datas comemorativas. Quais os períodos mais importantes para o seu comércio? Se o orçamento é restrito é essencial focar na época de maior demanda dos produtos, justamente para potencializar suas vendas.

Quer mais dicas de negócios? Nós compartilhamos aqui 6 tendências do varejo para vender mais em 2018 e falamos sobre o music branding: uma estratégia de marketing sensorial que você também pode explorar.

Fonte: SEBRAE


Deixe um comentário