Psicologia das cores na moda: como inserir na sua coleção

25 maio, 2024


13 min (tempo estimado de leitura)

Estudos científicos mostram que as cores podem causar várias sensações e emoções. Saiba como aplicar a psicologia das cores na moda! 

Conhecer a psicologia das cores na moda é essencial na criação de uma coleção por várias razões. A escolha das cores não só afeta a estética da coleção, mas também influencia a percepção, as emoções e o comportamento dos consumidores.

Ser assertivo na escolha das cores na sua produção é muito importante, pois isso impacta diretamente na decisão de compra na sua loja, seja pelos tons estarem alinhado com tendências ou estações, ou devido a coloração pessoal dos clientes.

Além disso, a chamada psicologia das cores é utilizada em diversos setores – do marketing à moda! Ela pode – e deve – também estar vinculada a identidade da sua marca. Por exemplo, uma marca de luxo pode usar cores como preto, dourado ou prata para transmitir sofisticação e exclusividade. Já uma marca voltada para um público jovem e descontraído pode optar por cores vibrantes e ousadas.

Portanto, pensando desta forma, na hora de pensar em sua nova coleção, você precisa estudar e conhecer a influência da psicologia das cores na moda. Assim, poderá produzir peças que cumpram o objetivo e transmitam as emoções desejadas. 

 

Por que a psicologia das cores na moda deve ser usada?

O estímulo das cores está diretamente ligado à visão e vai direto para o cérebro, provocando uma reação imediata. Mesmo sem saber ou perceber em um primeiro instante, cada cor transmite um significado que pode ser aplicado de forma mais ampla.

Neste sentido, a psicologia das cores reconhece algumas emoções primárias do ser humano, como raiva, medo, nojo, tristeza, aceitação, alegria e curiosidade.  Estudos da psicologia mostram que cada um destes sentimentos é representado por uma cor, desempenhando um papel que influencia no comportamento das pessoas.

Este mesmo estudo ainda traz algumas considerações, como o fato que as cores quentes transmitem a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Bem como as cores frias terem maior relação com a calmaria e o profissionalismo. 

Portanto, compreender a psicologia das cores é o primeiro passo para escolher as nuances da sua coleção. O estudo identifica padrões na maneira com que as cores são percebidas e identificadas pelo cérebro.

 

Qual é o significado das cores?

Agora que você já sabe que cores transmitem emoções, é hora de conhecer cada uma delas. Por isso, vamos entender como a psicologia das cores funciona aplicada à moda.  

 

Vermelho

Desde que o mundo é mundo, a cor vermelha remete à soberania. Antigamente, apenas os nobres usavam roupas na cor vermelha, pois os plebeus não tinham dinheiro para comprar os corantes para tingir as roupas.

Atualmente, este tom quente representa a sensualidade, a energia, a coragem, o poder, dinamismo e luxo. O vermelho mais escuro transmite firmeza e elegância. Também pode evocar sensações de paixão, energia e urgência.

É uma cor que está ligada ao dinamismo, à vontade de agir, de entrar em ação. Sendo assim, as experiências mostram que o vermelho tem maior capacidade de estimular o corpo humano. 

Ao optar por esta cor na sua confecção, você estará despertando várias sensações e emoções, com destaque para a paixão, o calor, perigo, fúria ou excitação. Do mesmo modo, é uma cor muito usada em momentos especiais, festivos, que irá demonstrar alegria e realizações. 

Veja na imagem abaixo um conjunto de moda íntima na cor vermelha. Pura sensualidade, não é mesmo?

Azul

O azul é uma cor fria e é frequentemente associado à calma, confiança e serenidade. Já os tons mais escuros de azul transmitem profundidade, poder e sabedoria.

Frequentemente este tom é muito usado para determinar profissionalismo e seriedade. Pessoas de negócios e gestores de empresas, por exemplo, costumam usar esta cor, fugindo um pouco do tradicional preto e branco. 

Ao optar por peças nesta cor, pense em unir modelagens e tons que repassem essa impressão.

Os tons de azul da Zanotti são o Frozen, em um tom mais claro e pastel. O Lace é um tom mais forte e, além disso, temos o tradicional Marinho. Como o azul também transmite juventude e alegria, abaixo está uma inspiração de um conjunto esportivo.

Além desses, para um tom mais enérgico, digital e vibrante, recomendamos o Turquesa.

Os tons de azul são aplicados com bastante frequência nas peças de moda íntima, devido a sua versatilidade. Além disso, eles oferecem uma ampla gama de opções para criar peças que vão desde o delicado e romântico até o ousado e sofisticado.

Amarelo

A cor amarela estimula entusiasmo, alegria, energia, abundância, jovialidade, alerta e otimismo. Assim como o vermelho, o amarelo é uma cor que chama a atenção e desperta a atitude. Tem a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas.

O amarelo ainda traz sensação de conforto e felicidade. Por isso, na confecção de peças desta cor, é preciso pensar que são adeptos do amarelo, pessoas mais ativas alegres que esbanjam sabedoria e otimismo. Podem ser criadas coleções tanto para eventos sociais, como passeios ao ar livre e para usar no dia a dia.

Os tons de amarelo também influenciam na hora da criação. Para uma coleção mais harmoniosa e em tons pastéis, você pode aplicar as cores da Zanotti, como Marfim ou o Biscoito. Para peças mais alegres, o Tibeton é uma ótima opção.

Verde

O verde é sempre identificado por representar a natureza e a esperança. Mas também simboliza o equilíbrio, a tranquilidade, a juventude, liberdade, renovação, crescimento e boa sorte. Esta cor está ligada às decisões, pensamento abstrato e criativo. Assim sendo, também é responsável pelas respostas afetivas e julgamento social.

Sendo assim, para os psicólogos, esta cor tem a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o estresse, pelo seu tom vibrante e cheio de vida. Os tons mais claros são apropriados para looks festivos, já os mais escuros, como o verde militar ou o musgo, são bastante usados para o trabalho e em situações mais profissionais.

Aqui na Zanotti, os verdes Téos e Loteria fazem sucesso! O Téos é um tom de verde mais pastel, que transmite serenidade. O Loteria é um verde forte, que passa força e otimismo.  

Rosa

A cor rosa é a união do vermelho e o branco. É um meio termo entre a euforia e a calma. Está diretamente ligado ao mundo da fantasia, delicadeza, simpatia e romantismo. Ainda, é sinônimo de sensibilidade, charme e compaixão. 

A cor rosa estimula inocência, pureza, feminilidade, delicadeza e afeição.

As pessoas que usam esta cor, em peças masculinas ou femininas, mesclam personalidade e segurança com um toque de delicadeza. Em síntese, nas confecções femininas, a cor se ajusta à produção de vestidos ou peças mais delicadas, com traços de romantismo e inocência.

Cartela de Cores da Zanotti possui diversos tons de rosas, indo dos mais fracos, como Rouse e Bubblegum, até os mais fortes, como Racy e Fúcsia. Ainda temos o Sandía, que transmite serenidade.

Além disso, não podemos deixar de citar o tom de rosa Luciana, lançamento de 2024 que tem feito muito sucesso nas coleções de moda íntima!

Roxo

O roxo normalmente é utilizado para fugir do convencional. Portanto, pode ser uma ótima opção de look para quem trabalha em home office, porque atrai criatividade, além de auxiliar na produtividade, na absorção de boas energias e nos bons sentimentos.  

Neste sentido, esta cor é responsável pelo planejamento de ações, movimento e pensamentos. Por outro lado, este tom também estimula a fantasia, mistério e espiritualidade. 

Ou seja, os tons de roxo trazem a mescla ideal de temas futuristas e de fantasia com a seriedade e criatividade necessárias em nossa rotina.  Como o nosso tom Fantástico, um roxo claro com fundo rosado, e o Odalisca, vibrante e que transmite energias positivas. 

Ainda mais, em 2024 lançamos a cor Amália – um tom de roxo que transmite bem-estar e que pode ser aplicado em peças de moda íntima românticas e contemporâneas.

Cinza e o marrom

Estas duas cores, por serem bem próximas, despertam praticamente as mesmas sensações. Representam solidez, modernidade, intelectualidade, segurança e aconchego. São nuances neutras que permitem uma série de combinações com outras cores.

Como remetem a modernidade e segurança, são cores bastante usuais em ambientes de trabalho, por isso fazem parte de muitos uniformes de empresas.

Os tons de nudes da Zanotti, como o Canela e o Tulipero, são excelentes para criações mais básicas. O cinza Aço permite combinações incríveis com outros tons.

Preto

Um pretinho básico é uma unanimidade em todas as confecções. É uma das cores mais compradas pelos clientes, já que é uma boa opção quando se tem dúvida do que vestir. 

Preto é a cor do mistério, da nobreza, do luxo e da elegância. Em função da sua versatilidade, é usado com frequência para combinar com outras cores e ressaltar seu significado.

Além disso, dependendo das combinações e do estilo da peça que está sendo desenvolvida, pode trazer sensações diferentes. Pode significar luxo quando usado na produção de um vestido de festa. Ou reforçar o tom de rebeldia de produções relacionadas a tendências como o emo e o grunge.

Na moda íntima, o preto é a cor que toda consumidora possui no guarda-roupas. Toda mulher tem (e precisa ter) aquela lingerie preta, coringa para datas especiais ou para combinar com o restante do look.

Branco

Esta cor é sinônimo de paz, inocência, clareza, perfeccionismo, tranquilidade e calma. O Branco é responsável pela lógica e pela comunicação. Mas também é sinônimo de elegância e sofisticação. 

Fica muito bem com peças de outras cores, mas sozinho tem um efeito especial. Não é à toa que o branco é a cor oficial dos vestidos de noiva.

Assim como o preto, o branco é coringa no guarda-roupa de lingeries das mulheres, pois é uma boa opção para datas ou looks especiais, além de ser super coringa e cair bem quando utilizado por baixo das demais peças de roupas.

Conclusão

É claro que você não precisa saber todos os significados de cor. E nem os seguir de forma rígida. Portanto, saber mais sobre a psicologia das cores na moda é uma ótima forma de criar peças que transmitem as sensações pretendidas ao seu público-alvo. 

Outra dica importante é conhecer o perfil do consumidor, para determinar as cores que sua coleção vai ter. Contudo, é essencial estar por dentro das principais tendências de cores para as próximas temporadas. 

Por isso, aqui no nosso blog, sempre trazemos as apostas das principais referências do ramo como Pantone e WGSN. E você também encontra dezenas de opções em nossa cartela de cores.

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