crm para se relacionar com o seu cliente de forma produtiva e eficaz

CRM: como se relacionar com clientes de forma eficaz e produtiva

8 fevereiro, 2022


10 min (tempo estimado de leitura)

Saiba como essa ferramenta pode conduzir a experiência do cliente, otimizar as vendas da sua empresa e organizar de vez o setor comercial.

Uma empresa pode se deparar com inúmeros problemas em seu dia a dia e a falta de tempo pode ser um deles. Para resolver seus problemas em menos tempo, você pode contar com diversas ferramentas e formas tecnológicas.

Hoje iremos falar sobre CRM, que pode ser um método eficaz e produtivo para se relacionar com seus clientes. Com ele, você consegue dar total atenção e programar atividades para quem compra os produtos da sua empresa.

Essa ferramenta é uma ótima opção para se aproximar dos clientes. Afinal, entende-se que atualmente as vendas se tornam mais difíceis quando não se cria um relacionamento com o cliente. Também é uma tendência do mercado que as relações entre marca e consumidor sejam cada vez mais humanizadas.

Continue a leitura para entender o conceito de CRM, qual a sua importância e ver um passo a passo de como implementar essa metodologia no seu negócio. Confira! 

O que é CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e, como o próprio nome indica, seu foco está na relação entre as empresas e seus clientes.

Com o uso desta plataforma, é possível armazenar dados como nome, idade, endereço, profissão, a maneira pela qual entraram contato com a empresa – ligação telefônica, visitas a site, e-mails ou outras formas de interação em tempo real.

No entanto, mais do que armazenar informações, o uso de um CRM permite integrar dados relevantes a respeito dos clientes. Desta forma, a sua equipe de vendas tem tempo para se dedicar ao que realmente interessa: vender.

Além disso, um CRM eficiente ajuda a reduzir erros no processo comercial, aprimorando o atendimento aos clientes. Ele otimiza o tempo de trabalho dos vendedores, aumentando assim a produtividade do time comercial. 

Ou seja, o CRM é uma ferramenta indispensável para garantir o sucesso de uma operação de venda. No entanto, é necessário que ele seja utilizado em todas as áreas da sua empresa e não apenas no setor comercial.

relacionamento com o cliente a partir do crm

Qual a importância do CRM para seu negócio de moda?

Com o CRM você tem armazenado em sua base de dados o histórico de cada cliente. Isso permite entender com mais agilidade as necessidades de cada cliente, o que ele está buscando com o seu produto ou serviço. 

Um software de vendas, como o CRM, é fundamental para quem tem um negócio de moda. Desta forma, você consegue mapear os hábitos de seus novos clientes.

Com isso, você obtém informações referentes a sazonalidade, ao ticket médio ou ao tipo de compra e outros pontos que podem ser relevantes para a venda da sua coleção. Isso ajuda entender quais serão os próximos passos para poder oferecer para ele no momento certo os seus produtos e serviços. 

Com essa ferramenta, você não se torna invasivo demais ou apelativo para conquistar o seu cliente. O atendimento é o diferencial na hora de vender por ser mais agradável e educada.  

Como usar crm em um negocio de moda

Benefícios do CRM e como ele pode ajudar no relacionamento com os clientes

A utilização do CRM para controle das vendas é essencial para qualquer negócio. Isso pois faz parte de um acompanhamento mais eficaz da equipe comercial e, consequentemente, aumenta o volume de vendas.

Desta maneira, a equipe consegue estar sempre atualizada sobre clientes e suas interações com a empresa. Esse processo facilita o atendimento e tornando-o mais personalizado, voltado às necessidades específicas de cada consumidor.

Além disso, utilizar esta ferramenta para um bom relacionamento com o cliente tem vários outros benefícios, como: 

Fidelização de clientes

A utilização de um CRM também contribui para um pós-vendas eficiente. Manter a qualidade do atendimento, mesmo depois da venda concluída, é uma excelente maneira de conquistar a fidelidade dos clientes.

Ao entrar em contato com um cliente, depois de realizada a venda, você estará demonstrando que se preocupa com ele. Esse tipo de contato humanizado é ótimo para criar uma relação de confiança entre a empresa e seus clientes. Isso tornando-os certamente muito mais fiéis à sua marca.

Você pode interagir com seus clientes de diversas formas. Como, por exemplo, realizando ligações telefônicas, enviando e-mails ou ainda, comunicando-se pelo WhatsApp.

Este movimento também facilita a coleta de feedbacks sobre os artigos comercializados. Assim, você analisa se sua marca se importa com a opinião do consumidor e está sempre em busca de melhorias.

 

Qualidade no atendimento

Ao melhorar a qualidade do serviço prestado – de modo que ele seja o mais personalizado possível – o CRM contribui para aumentar a fidelização dos clientes com relação à sua marca. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualidade no atendimento pode ser o grande diferencial para que a sua empresa se destaque frente à concorrência!

Com informações reunidas em um sistema, você consegue reunir de forma mais rápida pontos abordados em últimas conversas. Além de detalhes sobre as compras e a empresa parceira e outras questões que podem ajudar na negociação.

jovem fazendo analise de resultados do crm

Passo a passo de como implementar um CRM

Como você viu no decorrer deste conteúdo, a implementação do CRM em sua empresa pode ser uma grande vantagem competitiva. Por isso, para te ajudar a sair na frente das outras empresas, preparamos um passo a passo para implementar o CRM dentro da sua empresa para alcançar os resultados desejados. Confira: 

1- Análise do negócio e motivos para implementação

De início, é preciso mapear e planejar uma implementação eficaz do CRM na sua empresa. Para isso, cada etapa é importante nesse processo. Analisar o seu negócio e saber quais são os motivos para implementação desta ferramenta é fundamental para obter sucesso. 

Então, tire um tempo para rever as necessidades do seu negócio e estabelecer as bases da estratégia com a utilização do CRM. 

2- Definição dos objetivos

Após o planejamento é hora de traçar os objetivos que você deseja alcançar.  Dentre eles pode ser aumentar suas vendas, fidelizar clientes, melhorar a qualidade dos leads (contatos), entre outros. 

Desta forma, os objetivos devem ser transformados em metas, com números ou percentuais a serem alcançados até determinado prazo. Não se esqueça de definir os indicadores-chave de performance (KPIs). Com eles você verá ao final do prazo estabelecido se os objetivos foram atingidos ou não, conforme planejado. 

3- Apresentação e treinamento da equipe

O próximo passo é apresentar essa ferramenta para sua equipe e fazer um treinamento. Com isso você vai despertar engajamento e o comprometimento com a implementação da nova metodologia.

Converse com seu time para deixar claro os objetivos e os benefícios da implementação dessa ferramenta. É importante deixar claro as responsabilidades de cada um dos integrantes do grupo e que trabalhar em conjunto vai contribuir para   melhorar a gestão no relacionamento com o cliente.

A partir disso, é hora de treinar os colaboradores para usar esta ferramenta. A implementação do CRM pode demorar um pouco. Mas, será um sistema muito útil para economizar tempo, melhorar os resultados e desenvolver outras atividades importantes. 

4- Implementação do CRM

A implementação do CRM é a etapa que pode fazer a diferença para atender as demandas da sua empresa e configurar este software. Nele é possível fazer a customização visando atender às suas necessidades. Escolha uma empresa de confiança e com experiência no mercado para te ajudar nesta etapa.

Com o mapeamento do processo e da equipe envolvida, é hora de colocar todas as informações no sistema. Não esqueça de definir quem faz cada atividade para migração dos dados. 

5- Análises e manutenções dos processos e resultados

O último passo é analisar o que foi planejado. Isto é se os objetivos estão sendo atingidos ou se precisa mudar e melhorar a otimização para chegar nos resultados esperados.

Conforme essa análise, é preciso ajustar a estratégia para acelerar o ciclo de vendas. Tudo isso visa eliminar as falhas que estejam atrapalhando o sucesso da estratégia. 

Vale lembrar que com a implementação do CRM, você tem a oportunidade de estar sempre monitorando a estratégia. Desta forma se necessário, pode fazer ajustes para ter resultados mais significativos.

planejamento e analise de crm

Para finalizar…

O mercado disponibiliza uma grande diversidade de plataformas. Por isso, antes de escolher um sistema de CRM para o seu negócio, é preciso definir quais são as necessidades da sua empresa. 

Também não se esqueça que o sistema por si só não faz milagres. É preciso que a equipe trabalhe em conjunto com o sistema para “fazer acontecer” a estratégia. Para que a configuração desta ferramenta, tenha o intuito de alcançar os objetivos traçados.

Afinal, realizando a implementação e utilizando-o de maneira contínua e correta, é possível que a empresa tenha bons resultados, experiências positivas, fidelize clientes e muito mais! 

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