imagem representando os elementos presentes no storytelling

Storytelling: saiba como aplicar esta técnica em sua empresa

8 junho, 2021


10 min (tempo estimado de leitura)

O storytelling é uma técnica que vem ganhando destaque. O objetivo é criar histórias envolventes e que despertem emoções. Saiba como aplicar na sua empresa!

É fato que os hábitos de consumo e a relação com produtos e serviços adquiridos pelos consumidores estão mudando. Com a concorrência cada vez maior, e clientes cada vez mais exigentes, já há algum tempo não basta apenas falar “compre da minha empresa”. 

É preciso muito mais do que isso. Você precisa cativar o consumidor e fazê-lo entender que a sua marca é a melhor opção para ele. Mas, como fazer isso?

Uma técnica que está cada vez mais presente na indústria da moda é o storytelling. Trata-se de contar histórias emocionantes e envolventes, criar uma narrativa junto ao seu público. Neste conteúdo vamos falar sobre o storytelling, quais os benefícios de aplicá-lo para sua empresa e de que forma você pode fazer isso.

 

O que é storytelling?

A contação de histórias acontece a muito tempo. Quem não lembra dos pais ou dos avós, contando histórias para fazer as crianças dormirem? O storytelling segue o mesmo princípio, de contação de histórias. Mas hoje, adaptado e utilizado como técnica de marketing e vendas.

Esta técnica apesar de antiga, passou a ser estudada apenas em 1993 como ferramenta de comunicação digital por Joe Lambert. Em tradução para o português significa: a arte de contar histórias. Ela é muito utilizada como estratégia de marketing, mas vem aparecendo na comunicação de empresas nos mais diversos setores. 

O grande segredo do bom storytelling é criar narrativas envolventes e emocionantes. Mais do que buscar vender um produto ou serviço as marcas passaram a falar sobre a história de criação do produto, sobre o valor agregado, os benefícios, o propósito e também sobre a história da própria empresa. O apelo deixa de ser o preço, ou a oferta, e passa a ser a construção de uma história que gera envolvimento emocional, identificação com o público e agrega valor ao produto oferecido. Dessa forma o cliente se sente representado pela marca e é fidelizado

mãe contando história para o filho, uma técnica antiga de storytelling

Por que aplicar esta técnica?

Vender é importante, e muito, afinal, sem vendas, o que seria das empresas? Porém, não dá mais pra tentar vender produtos e serviços apenas fornecendo informações técnicas sobre eles. 

Pense no seguinte exemplo, vemos abaixo dois anúncios diferentes para uma calça jeans:

Anúncio 1: Vende-se calça jeans, tamanho 36, lavagem escura, marca xyz por R$115,00.

Anúncio 2: Uma calça jeans é a peça que faltava para compor looks elegantes, perfeitos para aquele compromisso a trabalho e, porque não, para aquela saída com as amigas. Esse modelo é a peça básica que vai fazer toda a diferença na sua produção, deixando você ainda mais estilosa e confiante. Disponível no tamanho 36, por R$115,00.

E aí, qual dos anúncios te chamou mais atenção? Muito provavelmente o segundo! Isso porque, apesar de as informações técnicas a respeito do produto serem muito importantes, elas não são o suficiente para cativar seu cliente.

Neste caso, falamos dos benefícios que o produto pode trazer para a consumidora, trouxemos momentos do dia a dia dela, buscando gerar identificação. Desta forma, agregamos valor.

Esse foi apenas um exemplo hipotético de como o storytelling pode ser aplicado no processo de vendas. Empresas como Dove, Nike e Coca cola são ótimos exemplos de como o storytelling bem aplicado pode trazer resultados para uma empresa. 

Quando o storytelling é aplicado corretamente, você cria conexão com sua audiência e seu públicoalvo. Além disso, engaja os consumidores, cria autoridade para sua empresa e atrai novos clientes em potencial. 

 

pai e filho em campanha realizada pela dove que usa elementos de storytelling

Como aplicar o storytelling na sua empresa

As técnicas de storytelling seguem a lógica da construção de uma narrativa. Sabe aqueles filmes e séries que você não consegue desgrudar, por que a história é tão boa que te prendeu? 

E mais ou menos assim que o storytelling funciona. O exemplo acima, do anúncio da calça jeans, já trouxe alguns elementos do storytelling. Porém, neste tópico vamos aprofundar o assunto. 

Quando se trata da comunicação empresarial, alguns itens são muito importantes:

Para começar, já mencionamos a importância de criar uma boa história. Mas um ponto muito importante é: seja sempre verdadeiro. O objetivo é encantar a audiência com a história e manter o engajamento com a marca, portanto, seja verdadeiro e real em todos os detalhes que mencionar, e em toda a narrativa construída.  

Além disso, o storytelling pode ser aplicado nos mais diversos canais. Ou seja, ele faz parte da sua rede social, do seu site, da sua estratégia de lançamento de coleção. Você deve usar o storytelling em todos os canais, para criar uma narrativa consistente. 

Você também pode optar por criar uma narrativa mostrando de que forma seus produtos e serviços podem ajudar os consumidores. Outra forma de trabalhar esta questão é relacionando o seu conteúdo com algo fora dele, trazendo referências relacionadas ao dia a dia do consumidor. 

Outro ponto importante é que você não precisa se ater apenas a histórias de muito sucesso da sua empresa. Você também pode abordar as dificuldades encontradas no início do negócio e a forma como superou cada uma delas. Falar sobre os desafios diários também é uma boa ideia.

O segredo aqui é criar uma narrativa consistente, que conquiste os consumidores, sendo verdadeira e ainda gere identificação. Dentre os recursos utilizados no storytelling, a jornada do herói é um destaque que abordaremos no próximo tópico.  

A jornada do herói

Já ouviu falar deste termo? Basta assistir qualquer filme com atenção que você vai perceber a existência da jornada. Trata-se de uma estrutura muito utilizada para contar histórias e que tem tudo a ver com o storytelling.

Esse recurso é dividido em doze etapas:

O mundo comum: Essa etapa é a visão do herói em seu mundo normal. Antes da transformação. 

O chamado à aventura: Aqui surge o problema ou necessidade que faz com que o herói precise partir para se aventurar num universo desconhecido. 

Recusa do chamado: Um conflito interno entre o seu desejo, a necessidade e suas obrigações faz o herói recusar inicialmente o comprometimento com sua missão. 

Encontro com o mentor: Ao se deparar com algo ou alguém, ele toma uma decisão e se compromete com suas obrigações. 

Travessia do limiar: Nessa etapa o herói deixa seu mundo normal e dá o passo inicial na sua aventura.

Provas, aliados e inimigos: Aqui novos aliados surgem ao mesmo tempo que inimigos são derrotados. O herói é testado.

Aproximação da caverna secreta: Ele vence a primeira batalha. 

A provação: Chegou o momento do maior desafio da história, o mais traumático para o herói. 

A recompensa: O conflito é vencido e o herói enfrenta seus medos e ganha a recompensa. 

O caminho de volta: O herói começa a sua caminhada de retorno ao mundo comum

A ressurreição: O último teste aparece, ele precisa de todo seu conhecimento e habilidades adquiridas na jornada para vencer. Poderá utilizar ou abrir mão da sua recompensa. 

O retorno com o elixir: O herói retorna para o seu mundo comum como uma pessoa melhor e evoluída. 

Cada uma das etapas acompanha o protagonista da história, aqui chamado de herói, durante sua jornada. Ela começa no “mundo comum”, como se fosse um domingo tranquilo em que tudo está em ordem. 

A partir daí, a história acompanha o personagem em todos os desafios que surgem pelo caminho. Todas as dificuldades e provações são pontos importantes para que, ao final da história, o herói atinja seu objetivo. 

Esse recurso não é só utilizado nos filmes que você assiste por aí, você pode adaptar as etapas, para que se encaixem na melhor narrativa possível, conforme sua estratégia de marketing. Imagine que o “herói” da história pode ser a sua “persona”, para que seu público-alvo se identifique, ou até mesmo a sua própria marca. 

pai e filho com capa de super herói, simbolizando a jornada do herói, um dos elementos presentes no storytelling

Pra finalizar

E aí, deu pra perceber a importância do storytelling e de que forma ele pode ser implementado na sua empresa? A criação de boas histórias é uma das principais ferramentas que são utilizadas atualmente no mundo da moda. 

Outras técnicas, como a psicologia de vendas, também são importantes ferramentas para o seu negócio. Além disso, é importante garantir um bom atendimento ao cliente, para que toda a história construída faça sentido e traga resultados. 

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre as tendências de moda, além de muitas dicas de gestão e vendas.


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