Vendas no WhatsApp_ como vender lingerie pelo aplicativo

Vendas no WhatsApp: como vender lingerie pelo aplicativo

9 julho, 2020


7 min (tempo estimado de leitura)

Você sabe como vender pelo WhatsApp? Confira o post a seguir e descubra como melhorar os seus rendimentos utilizando esta moderna plataforma!

Atualmente, as redes sociais são aliadas importantes para empresas dos mais diversos segmentos. A plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp, por exemplo, tem sido uma ferramenta muito usada para impulsionar as vendas, tanto por quem já possui um negócio, quanto por aqueles que estão começando uma atividade na área.

Continue a leitura e confira dicas de como utilizar o aplicativo para melhorar o seu faturamento!

 

Por que vender pelo WhatsApp?

Uma pesquisa realizada em 2019, pelo Mobile Time e pela Opinion Box, com brasileiros que possuem smartphones, apontou que o WhatsApp é o aplicativo mais usado por eles no seu dia a dia. Ainda segundo a pesquisa, 99% dos celulares dos brasileiros tem o aplicativo instalado. Em números, isso significa algo em torno de 120 milhões de aparelhos com WhatsApp sendo operados todos os dias.

Além de ser um excelente canal de bate-papo, o WhatsApp pode funcionar como um ótimo aliado para fechar negócios. Com ele, é fácil manter contato com fornecedores e clientes, seja por chamadas de áudio ou vídeo, e fechar muitos negócios. 

Com tantas pessoas utilizando o aplicativo, nada mais oportuno do que usá-lo para incrementar os seus negócios. Prossiga com a leitura e saiba como fazer isso da melhor forma!

Use o WhatsApp Business

Você já conhece o WhatsApp Business? Se ainda não, está na hora de conhecer! Ele é uma versão do aplicativo voltada para empresas, principalmente para os pequenos negócios e para empreendedores individuais.

O WhatsApp Business tem várias funcionalidades que podem auxiliar você no aumento das vendas, como, por exemplo, a possibilidade de uso do telefone fixo para registro. Assim, ao montar um perfil comercial, a pessoa que conversa com você saberá que está em contato com uma empresa.

Mas, você deve ter em mente que este perfil será como um cartão de visitas do seu negócio, por isso é importante preenchê-lo com atenção. Com esta versão do app você também terá uma interface diferenciada, com opções de mensagens automáticas como resposta, tais como “Olá! Como posso ajudar?”.

O aplicativo também disponibiliza métricas que informam os números de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas, que são importantes para montar sua estratégia de vendas. Além disso, ele possui etiquetas para sinalizar os clientes, possibilitando que você possa controlar, por exemplo, os pagamentos pendentes e realizados, os pedidos finalizados e em aberto etc. 

Não seja invasivo

Você pode utilizar o WhatsApp para se comunicar com sua lista de contatos, mas há um detalhe muito importante a ser observado para que a divulgação do seu negócio não se torne uma invasão de privacidade: jamais envie mensagens não autorizadas a um potencial cliente. É preciso que o destinatário autorize previamente o seu recebimento. Portanto, esqueça a compra de listas de números!

Tenha uma lista de clientes bem organizada

Em uma lista com centenas de contatos, a organização é primordial. Uma boa dica é renomear todos eles de acordo com a etapa de relacionamento com o seu negócio, agrupando os clientes para quem você vende com mais frequência, por exemplo. A ideia é criar um método que facilite o seu trabalho e que não deixe os seus clientes aguardando resposta.

Crie listas de transmissão (e não grupos!)

Grupos de WhatsApp servem para reunir pessoas interessadas em um determinado assunto, facilitando a troca de conteúdo entre os seus integrantes, mas não é uma boa estratégia para uma empresa.

Em vez de grupos, crie listas de transmissão. Para isso, basta selecionar os contatos, escrever a mensagem e enviar. Essas listas são úteis para anunciar e divulgar promoções, chegada de novos produtos etc.

E, ao utilizar a lista, as conversas com cada um dos contatos acontece em janela individual, o que significa que se alguém responder, somente você irá receber a mensagem.


Utilize um número profissional

Mesmo que você tenha um número de contatos grande, não use o seu próprio WhatsApp para vender. Para passar uma imagem mais profissional, é importante ter um número exclusivo para o negócio.

Além disso, fica mais fácil estabelecer as regras de contato entre os clientes e sua empresa, definindo um horário para atendimento, por exemplo. Basta informar o período em que o número estará ativo, ressaltando que ele não é usado para receber ligações, mas somente para vendas pelo WhatsApp.

 

Disponibilize conteúdo relevante

A oferta de conteúdo relevante vem, cada vez mais, substituindo a propaganda pura e simples de produtos e serviços. Enviar dicas sobre os itens que você vende, por exemplo, é uma estratégia de marketing digital bastante eficaz. Se você vende moda íntima, por exemplo, pode dar dicas sobre como elas devem ser lavadas e acondicionadas etc. Isso pode ser feito com textos e vídeos. 


Capture contatos com recompensa digital


Você já sabe que não é aconselhável enviar mensagens sem autorização prévia e deve estar se perguntando como fazer a sua lista de clientes em potencial aumentar. Uma estratégia utilizada com sucesso é a recompensa digital, ou seja, disponibilizar algo em troca do contato, que servirá como um pontapé inicial no relacionamento do usuário com o seu negócio.

 

A ideia é criar um material que seja atraente, como um e-book, por exemplo, condicionando o seu download ao preenchimento de dados, onde o usuário deverá informar o seu número de celular.

 

Ao deixar um número de contato, esse potencial cliente se transforma em um lead e começa a fazer parte do seu funil de vendas. A partir disso, ele poderá receber mais informações que irão estimulá-lo a comprar.

 

Neste artigo, você viu que vender pelo WhatsApp é algo absolutamente possível nos dias de hoje, pois o aplicativo é uma ótima ferramenta para te auxiliar no processo de vendas, contribuindo para obter bons resultados.

 

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