Estilista de moda trabalhando com o circulo cromático das cores

Círculo cromático: como aplicar nos seus looks

5 agosto, 2022


7 min (tempo estimado de leitura)

Já notou que nosso tom de pele ou cabelo nem sempre combinam com todas as cores do look? Aqui entra a importância do círculo cromático. Entenda como ele funciona.

Com certeza você tem algumas cores que são suas preferidas e também aquelas que você acha que não combinam contigo, não é mesmo? 

A cor é um dos principais elementos que são observados nas roupas que usamos e para acertar nas combinações, existe uma ferramenta que ajuda muito na composição e harmonia das cores: o círculo cromático.

Continue a leitura e entenda o que é e como aplicar nos seus looks!

Mas o que é o círculo cromático?

Como já diz o nome, o círculo cromático é uma cartela circular, dividida em 12 partes, no formato de uma pizza. Cada parte representa uma cor.

Dentro da cartela, as cores são distribuídas da seguinte forma:  

  • Primárias: vermelha, amarela e azul;
  • Secundárias: formadas a partir da união de duas cores primárias que formam o verde, laranja e violeta;
  • Terciárias: cores obtidas a partir da união de uma cor primária e uma secundária.

No círculo cromático também existe o nível de saturação de cada cor, que vai do tom mais vibrante e forte, até o tom mais claro, como um tom pastel.

Ele também é dividido ao meio entre cores quentes, como verdes, violetas e azuis, e cores frias como rosas, vermelhos e laranjas.  

Esta é uma ferramenta muito usada por decoradores, artistas plásticos, designers, consultores de imagem, estilistas e profissionais do mundo da moda.

Jovem feliz com calça vermelha e blusa amarela com combinações do circulo cromático

Como funciona o círculo cromático?

O círculo cromático tem diversas funções, mas seu objetivo principal é auxiliar no uso de cores que combinam entre si, na hora de compor o seu look. 

Para trazer maior facilidade, ele foi dividido em harmonias. Isso ajuda a combinar as cores de acordo com o estilo e criatividade de cada pessoa.

As cores têm o poder de comunicar ao mundo externo e mostrar, na maioria das vezes, como está a sua aura naquele dia. 

Essa comunicação é importante para potencializar o seu desejo de imagem em diferentes situações. Na maioria das vezes, um look colorido representa alegria. Já cores neutras e tons terrosos passam o ar de seriedade. 

E o círculo cromático também tem grande importância na produção de coleções de moda. Para cumprir com maestria a tarefa de desenvolver uma coleção de roupas, não é suficiente apenas conhecer as cores do momento. 

Também é preciso entender o papel de cada cor e saber como combinar umas com as outras. Tudo isso precisa estar em harmonia para que as peças de uma coleção possam ser usadas juntas, por exemplo.

Profissionais de moda estudando  circulo cromático para a confecção da sua próxima coleção

Como posso aplicar o círculo cromático nos meus looks?

As roupas coloridas têm ganhado grande destaque nas últimas temporadas. Muita em função da necessidade de renascimento após dois anos difíceis de pandemia. A moda ressurgiu divertida e cheia de personalidade, num momento de ruptura e retomada. 

Estações como o outono e o inverno, que tradicionalmente são marcadas pelo preto e pelo cinza, agora trazem cores vibrantes entre suas principais tendências. 

O que se vê nas ruas, é o uso de determinadas peças para demonstrar alegria e refletir o novo momento que estamos vivendo. Mas como aplicar isso de forma harmoniosa nos looks? 

As cores intensas e saturadas, como determinados tons de: azul, magenta e amarelo são facilmente percebidas e muito marcantes. E por isso, normalmente são combinadas com outros tons mais sutis.

Porém, usando o círculo cromático você pode montar lindas combinações, e looks cheios de cores e estilo. Uma das combinações possíveis é unir tons de vermelho com pink, já testou? 

Uma dica legal para quem ainda está entendendo essas combinações é usar sapatos e acessórios de cor neutra ou de algum tom que já está presente nas principais peças do look. Assim, você cria um único ponto de atenção. 

No próximo tópico você vai entender melhor como o círculo cromático funciona na prática. 

Duas mulheres bonitas brindando com looks coloridos dentro do circulo cromático

Inspirações: looks montados com a teoria do círculo cromático

Agora que você já sabe o que é o círculo cromático, vamos entender um pouco mais sobre as suas principais combinações e as tonalidades que podem ser aplicadas na moda.

Jovem fazendo selfie com look de cores combinando com o circulo cromático

Cores complementares

As cores chamadas complementares, são as opostas uma das outras, geralmente combinando uma cor quente e uma cor fria. No círculo cromático essa combinação de cores torna o look ousado e moderno, principalmente quando a aposta é em tons saturados.

Para entender melhor quais cores podem montar seu look, fixe o olhar em uma cor e observe a fatia oposta. Por exemplo, se você fixou o olhar no verde, a fatia que está no lado oposto é o rosa. Esta é a harmonia complementar  para você arrasar. 

O círculo permite explorar uma variedade incrível de cores que se complementam.

Jovem radiante vestido rosa e verde adepta ao circulo cromático

Harmonia Tríade

Para montar uma harmonia tríade no seu look, misture três cores que possuem a mesma distância entre si dentro do círculo. O alto contraste de cor e a mistura de tonalidades quentes e frias dão um poder especial à produção do dia.

Jovem com skate vestindo look laranja, lilás e branco do circulo cromático

Combinação monocromática

A harmonia monocromática é feita pela junção de peças da mesma cor, ou de tom sobre tom. Você pode escolher uma cor do círculo e então produzir um look brincando com as diferentes saturações e tons. Assim, produz um look que transmite elegância, sofisticação e muita personalidade. 

Jovem morena com look em tons de verde formando uma combinação monocromática do circulo

Cores análogas

Na cartela, as cores azul e roxa são vizinhas. Esse esquema é chamado de harmonia análoga e compõe um look harmonioso e discreto. Você também pode escolher uma cor e fazer combinações com as duas cores vizinhas. Por exemplo: usar vermelho com pink ou vermelho com laranja. Os looks com cores análogas têm um toque divertido e fashionista. 

Combinações de vermelho com rosa adepto ao circulo cromático

Cores neutras

As cores neutras também são importantes dentro do círculo cromático e são ótimas aliadas de quem ainda está começando a mesclar as cores. Preto, branco, bege e cinza sempre são tendência e combinam com quase tudo. 

Apenas é necessário tomar alguns cuidados quanto à saturação da cor e entender, com o auxílio do círculo cromático, quais cores combinam melhor com cada uma das opções de cores neutras. 

Duas jovens vestindo laranja dentro do circulo cromático

E aí, preparada para incluir mais cores no seu dia a dia? Nossa dica é começar aos poucos e ir testando combinações, até encontrar boas opções. 

No nosso blog você encontra uma série de conteúdos relacionados às tendências de moda, continue navegando! 

 

 


Deixe um comentário