Jovem participando de desfiles de moda no conceito pret a porter

Desfiles de moda de alta costura x prêt-à-porter

29 julho, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

A moda sempre fascina pelas inúmeras possibilidades que ela oferece. E os desfiles de moda são um espetáculo à parte. Saiba mais! 

Os desfiles de moda sempre mexem com o imaginário das pessoas, principalmente das mulheres e dos profissionais da área. O glamour e exibicionismo fazem parte de todos estes eventos, que são aguardados e disputados. Mas há quem se pergunte: Quem usa aquelas roupas? 

A ideia proposta nos desfiles de moda é destacar a marca através da história que é contada por meio das roupas conceituais. É o momento de apresentar essas peças e mostrar como foi concebida a criação, trabalhar tendências e principalmente aguçar o desejo dos consumidores.

O estilista francês Charles Frederick Worth é considerado o pai da alta costura e foi peça chave no desenvolvimento dos primeiros desfiles de moda.

Esta prática de mostrar as novidades para as clientes começou no final do Século XIX, onde as casas de tecidos organizavam as apresentações com modelos vestindo as coleções. 

O que é um desfile de moda?

Um desfile de moda é um evento realizado para mostrar as coleções dos estilistas. Uma sequência de modelos passam pela passarela para apresentar as roupas para as pessoas que estão assistindo.

Antigamente o principal objetivo dos desfiles de moda era meramente apresentar as roupas. Atualmente os desfiles são um espetáculo realizado especialmente para a mídia.

Além das roupas, um desfile de moda também pode apresentar joias, acessórios ou calçados, dependendo da coleção e do ramo dos estilistas e das marcas.

Além de contar todo o processo de criação e o universo que conduziu o estilista a desenvolver a coleção, o desfile de moda tem o poder de criar um momento de glamour aliando o produto apresentado à marca. 

Atualmente, elementos como a presença da tecnologia também tem feito parte dos desfiles de moda. Outro ponto que tem influência no resultado do desfile é o local no qual ele é realizado. Pois determinados elementos podem fazer parte da construção da narrativa desse momento. 

Mulher em desfiles de moda dentro do conceito prêt à porter

O que é a Alta Costura?

Como o próprio nome diz, a alta costura está relacionada a peças de luxo. São roupas feitas sob encomenda e sob medida, com foco principal no uso de materiais de luxo e no trabalho manual.

Porém, a alta costura é mais do que isso. Esse é um termo exclusivo e são poucas as marcas que têm autorização para usá-lo. Segundo a Federação da Alta Costura e da Moda e o Ministério da Indústria da França, alguns dos critérios são: 

  •  As roupas são feitas em ateliês;
  • As novas coleções são apresentadas em desfiles, geralmente feitos duas vezes por ano;
  •  Todas as peças devem ser feitas à mão;
  •  Existe um número mínimo de provas da roupa no corpo da cliente.

Outro ponto importante é que a alta costura tem muita ligação com a técnica, incluindo o uso de materiais sofisticados e um processo de produção que pode levar semanas.

Quem é o consumidor da alta costura?

Como você pode perceber até aqui, a Alta Costura é um termo utilizado muitas vezes de forma errada. Afinal, existem diversos critérios importantes para que uma marca possa ser enquadrada nesse conceito.

Para se ter uma ideia, estima-se que existam cerca de 4 mil pessoas que consomem moda de alta costura no mundo. Ou seja, é um público muito seleto. E, inclusive, essas pessoas não são chamadas de clientes, mas sim de colecionadoras. 

Quais são as marcas que produzem a Alta Costura para os desfiles de moda?

A França é o único país que pode usar o termo Haute Couture para identificar suas obras. Esse é um termo protegido por lei. Na Itália, a Alta Costura é chamada de alta moda e na Inglaterra e Estados Unidos, é denominada High Fashion.

As casas de Haute Couture, como são chamadas, estão centralizadas em Paris, e fazem parte da Federação Francesa de Alta Costura. Entre elas estão: Chanel, Dior, Maison Margiela, Valentino, Givenchy, Atelier Versace, Zuhair Murad, Elie Saab, Stéphane Rolland, Jean Paul Gaultier, Adeline Andre, Ulyana Sergeenko, Fendi e Giorgio Armani Privé.

Por conta da exclusividade de Paris, no Brasil, não há registros de casas de alta costura, mas dois brasileiros fizeram parte da lista da Câmara Sindical da Alta Costura. 

No fim dos anos 90, o estilista Ocimar Versolato apresentou uma coleção própria, depois de ser diretor criativo da Lanvin durante dois anos. Já Gustavo Lins, foi convidado e se tornou membro, chegando a ser permanente em 2011. O atelier Gustavolins fechou em 2015.

O que é prêt-à-porter e onde é aplicado?

O estilo prêt-à-porter surgiu no final de 1949, depois do fim da segunda guerra mundial e significa pronto para vestir, ou seja, não foi feito sob encomenda. São tamanhos padronizados por numeração que consegue ser produzido em grande escala, mas ainda assim com qualidade. São as roupas que vemos nas vitrines das lojas quando andamos pelas ruas.

No prêt-à-porter, também são realizados desfiles, porém com foco mais comercial. Os desfiles de moda desta categoria, acontecem nas capitais do mundo, sendo Nova York, Londres, Milão e Paris as mais importantes.

Em comparação com a alta costura, as coleções prêt-à-porter têm custo menor, sendo acessíveis a uma parcela maior da população.

No Brasil, uma estilista que fez história no prêt-à-porter foi Zuzu Angel, produzindo coleções que tinham uma influência marcante de tecidos e estampas do país. Suas peças ficaram conhecidas fora do país, principalmente nos Estados Unidos.  Outros estilistas ainda atuam fortemente no Brasil, como: Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga.

Recentemente, algumas marcas aderiram ao sistema “veja e compre agora”. Isso quer dizer que as peças que estão sendo apresentadas, estarão à venda logo após o fim do desfile. Normalmente os desfiles são realizados em duas temporadas, outono/inverno e primavera/verão. 

Mas algumas marcas já não seguem este calendário, e apresentam suas coleções em outras oportunidades. Um dos objetivos é desacelerar o consumo, melhorar a qualidade da roupa e buscar sustentabilidade e consumo consciente.

Mulher negra vestindo um roupas dentro do conceito de desfiles de moda pret a porter

Diferença de Alta Costura e prêt-à-porter nos desfiles de moda

Ao longo dos tópicos abordados as características principais dessas duas formas de criação de moda. Nesse tópico, trazemos um comparativo entre os dois estilos. 

A principal diferença entre eles é que a alta costura é extremamente exclusiva e as peças são sempre feitas sob medida. O termo, inclusive, muitas vezes é usado de forma errônea por marcas de alfaiataria e artigos de maior luxo. 

Já o prêt-à-porter, como o próprio nome diz, representa as peças “prontas para vestir”. Além disso, o valor para aquisição das peças é menor, o que as torna mais acessíveis, 

É importante salientar que a alta costura e a prêt-à-porter não são rivais, mas uma evolução de métodos que surgiram desde a Revolução Industrial, passando pelos avanços em desenvolvimento de produto. 

As duas formas de produção podem continuar em destaque, sempre se adaptando às novidades como consumo consciente e sustentabilidade.

Para saber mais sobre o universo fashion confira outros conteúdos em nosso blog!


Deixe um comentário