glossário-de-moda

Glossário de moda: termos mais usados e seus significados

11 junho, 2021


11 min (tempo estimado de leitura)

Existem aqueles termos no mundo da moda que podem confundir a nossa cabeça, né? Pensando nisso, preparamos um glossário de moda completo. Confira!

Se você já se deparou com termos ou expressões da moda e ficou na dúvida de seu significado, esse post é para você. Selecionamos os principais termos ligados ao universo fashion e montamos um glossário de moda para você ficar por dentro desse assunto.

Toda profissão tem palavras estrangeiras agregadas ao vocabulário para trazer um certo know how (expertise) ao seu repertório. Na moda, esses termos e expressões vêm da língua inglesa e francesa, normalmente.

Você não precisa ser fluente em inglês ou francês para conhecer essas palavras e adicioná-las ao seu dia a dia. Mas é interessante poder descobrir seus significados, isso ajuda inclusive na hora de conversar com fornecedores e outros profissionais de moda. Por isso, preparamos um glossário de moda para que você fique por dentro de todos os termos.

Conheça os principais termos do universo fashion no nosso glossário de moda

Artwear: em tradução textual para o português “arte para usar”, define a moda que apresenta características de uma obra de arte devido a sua estrutura.

três imagem representando o artware, termo presente no nosso glossário de moda

Avant-Garde: em tradução literal, significa vanguarda. Termo francês para tudo que é inovador. Ou seja, é um estilo que representa uma ruptura nos padrões.

Be Fierce: no contexto fashion, significa ser autoconfiante, ter atitude e ser poderosa. Ou seja, muito amor próprio e confiança!

Boho chic: é um estilo que mistura características do hippie, étnico, boêmio, punk e vintage.

Bondage: na moda, esse termo está relacionado com o uso de elementos como vinil, couro, látex, correntes, algemas e máscaras, que remetem ao fetiche sexual.

Borla: são franjas, pompons e tufos de fios que ficam pendentes nas bordas de roupas.

três imagens representando o significado de borla, termo presente no glossário de moda

Boudoir: sinônimo de outwear, é a tendência de moda em que a proposta é usar lingerie aparente no look.

Boyish: esse termo é usado para caracterizar um estilo masculinizado, ou quando o look é montado predominantemente com peças masculinas. É semelhante à expressão boyfriend.

Brainstorm: técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas. Esta técnica está relacionada ao design thinking

Chunky: em tradução literal, significa robusto. O que não deixa de fazer sentido, mas é muito mais natural usar o termo em inglês. Pode ser usada, por exemplo, para os chunky sneakers, que são os tênis exageradamente grandes e com carinha de vintage.

Coleção resort: apesar de parecer relacionada ao verão, por conta da presença da palavra resort na expressão, na verdade se refere às coleções que podem ser utilizadas entre as estações. Também conhecida como meia-estação.

três imagens representando o conceito de coleção resort, termo presente no glossário de moda

Collection: a tradução em português é previsível (Coleção). Porém o uso correto desta expressão é para se referir a parte conceitual. Ou seja, ao conjunto de criações do estilista ou profissional de moda. 

Current Fashion: este termo diz respeito às peças e estilos da moda atual.

Cut out: são recortes nas peças que deixam parte da pele à mostra.

colagem de quatro imagens representando o conceito de cut out, termo presente no glossário de moda

Dress Code: esse termo é super conhecido! Ele se refere a maneira correta de se vestir em um ambiente. Por exemplo, um casamento ou um ambiente de trabalho.

Fashion Seasons: são as chamadas temporadas de desfiles. 

Fast Fashion: o fast fashion é definido pela produção rápida e em grande escala das roupas. Assim, uma coleção de moda é lançada e substituída semanalmente. Além disso, o consumo e descarte também são rápidos. Essas roupas possuem preços acessíveis e garantem que a tendência de moda do momento chegue mais rápido e atinja um grande número de pessoas. Considerado o termo contrário ao Slow Fashion

Girlie ou Girly: este termo é utilizado para descrever o estilo ou looks bem românticos e delicados. 

Game Changer: é um termo usado para aquela peça que vai mudar tudo no seu look, aquela que leva um look básico para outro nível, sabe? Um item que faz diferença no guarda-roupas e que pode facilitar seu look do dia.

Garment Technology: pode ser traduzido como Tecnologia do Vestuário e inclui também inovações em materiais e designs. Diz respeito a todo o processo tecnológico de fabricação de roupas e acessórios na indústria têxtil.

Haute couture : termo em francês que se refere à moda alta costura.

Hi-lo : este termo é o diminutivo de high-low, estilo que mistura peças caras e sofisticadas com peças mais baratas e despojadas em um mesmo look.

colagem com cinco imagens demonstrando o conceito de hi-lo, termo presente no glossário de moda

Hit: algo que é o sucesso da estação.

Hype: é algo moderno, da última moda, que está em destaque, sendo muito enfatizado.

Insight: capacidade de obter uma compreensão intuitiva precisa e profunda de uma pessoa ou coisa. É como uma lâmpada que se acende sobre sua cabeça mostrando algo que está acontecendo ao seu redor e que não fazia ideia.

It Girl: termo usado para definir as mulheres que têm um estilo próprio e acabam criando tendências, como youtubers e blogueiras. 

Jacquard: padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo.

Lettering: arte de desenvolver letras e padronagens originais que transmitem uma mensagem específica.

Low-profile: Alguém ou algo muito discreto, com estilo simples, desencanado.

Mainstream: em Inglês, significa corrente principal. A expressão é usada para se referir à uma moda dominante.

Maximalista: é o estilo extravagante, onde estampas e cores chamativas se encontram e misturam com pedrarias, formas exageradas e riqueza de detalhes.

Métier: trabalho, profissão.

Mindset: é a configuração da mente, ou seja, um conceito que busca entender a mentalidade de uma pessoa que tem padrões de comportamento e pensamentos, para depois, lhe propor uma nova abordagem.

Minimalista: estilo simples, sem muitos detalhes, mistura de cores, estampas ou texturas. É composto por um visual mais sóbrio e limpo.

quatro imagens de looks minimalistas representando o conceito do termo presente no glossário de moda

Moodboard: é um quadro com referências visuais e conceituais, que ajudam a construir todo o estilo de uma nova coleção. Muito usado por designers, logo nas primeiras etapas de produção, ele auxilia a definir as cores, texturas e modelagens das peças.

imagem de um moodboard, representando o conceito do termo presente no glossário de moda

Must Have: é aquela peça que você precisa ter no seu guarda-roupas. Pode ser um item essencial, como uma calça jeans ou um blazer, ou aquela peça que está super em alta no momento.

Old Fashionable: Termo usado para definir peças e estilos que estão fora de moda.

Outwear: tendência de usar a lingerie aparente/visível nos looks.

Oversized: São roupas em proporções maiores, muitas vezes mais largas ou compridas. Elas são confortáveis e não seguem as proporções do corpo.

colagem de três imagens representando o conceito de oversized, conceito presente no glossário de moda

Patchwork: é uma técnica que utiliza retalhos de tecido para criar vestimentas do zero ou customizar peças que já existem. Está muito relacionado à tendência artesanal Craftcore.

Preppy: é o termo em inglês que define o estilo “patricinha”. Mas, como a versão em português é muito ligada à classe social, é preferível usar o termo em inglês, pois é mais abrangente e associado a estilo e peças específicas. 

Retrô: estilo baseado em peças que parecem antigas, remetendo a épocas passadas.

Runway: passarela.

Slow Fashion: é uma adaptação do slow food, adotado por italianos na década de 90 e que contestava o desperdício de alimentos. Na moda, o slow fashion busca por formas de estimular a conscientização para os danos sociais e ambientais do sistema atual da moda. 

Slow Living: tendência que incentiva uma mudança de pensamento de uma sociedade regida por hábitos, assim como visa reduzir o esgotamento humano (corpo, mente e espírito) e também da natureza. É um movimento muito ligado à sustentabilidade. 

Shape: silhueta, formato.

Statement: é aquela peça que faz diferença, que não passa despercebida e que causa impacto por onde passa. 

Stats: abreviação usada para se referir ao conjunto de medidas em inglês das modelos. As principais medidas são: quadril, cintura e busto.

Strappy: tiras usadas no decote de roupas e lingeries que costumam ficar aparentes nas produções. Nos anos de 2016 e 2017, principalmente, o strappy bra, sutiã com tiras aparentes, foi uma das principais tendências.

colagem com quatro imagem mostrando strappy bra, termo presente no glossário de moda

Street Style: na maioria das vezes, são os estilistas e as grandes confecções de moda que exercem influência no estilo das pessoas. O street style faz um movimento contrário: os looks urbanos e as composições do dia a dia é que viram tendência.

Tie-dye: técnica de tingimento artístico de tecidos que teve seu auge nas décadas de 60 e 70 e retornou às ruas e passarelas nas últimas temporadas.

Trendsetter: gerador de tendência, em outras palavras, gente que lança moda.

Trendy: é uma variação de trend ou tendência. A diferença é que trendy, com o y no fim, é usado como adjetivo.

Underground: expressão usada para um movimento ou um grupo fora dos padrões da sociedade convencional. 

Upcycling: consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, como os tecidos. Com criatividade é possível criar peças de qualidade igual ou até melhor que a do produto original.

Vintage: estilo com base em uma tendência antiga, que foi trazido para o mundo moderno com uma nova releitura.

colagem de três fotos representando o conceito vintage, termo presente no glossário de moda

 

Gostou do assunto e gostaria de se aprofundar ainda mais? Abaixo indicamos quatro livros com glossários de moda, confira!

colagem com sugestão de quatro livros que são glossários de moda

 

Acompanhando o nosso blog, você fica por dentro das principais tendências de moda. Também recebe muitas dicas de negócios, confecção e gestão!


Deixe um comentário