Mulher de óculos deitada com vários livros de moda

10 livros de moda que você precisa ler

17 junho, 2022


9 min (tempo estimado de leitura)

Livros de moda são extremamente importantes para qualquer profissional da área. Conheça nossas sugestões e as inclua na sua lista de leitura!

A carreira na área da moda envolve muita criatividade, originalidade e claro, muitas referências! E, além da internet e dos desfiles, outro ótimo local para conseguir inspiração são nos livros de moda!

Os livros são considerados essenciais tanto para estudantes como para profissionais que já atuam no ramo da moda. Por meio da leitura é possível adquirir muito conhecimento, inclusive teórico que auxilia muito nas criações e produções

Por isso, preparamos uma lista incrível com 10 livros de moda que você precisa ler. No final você também encontra um bônus. Continue a leitura!

100 anos de moda Cally Blackman

Esse livro é apaixonante! Com mais de 400 imagens, ele conta a história da moda no século XX. Passando pela influência das vanguardas artísticas, abordando a entrada das mulheres no mercado de trabalho e chegando aos movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo da contemporaneidade.

Como dito em seu nome, o conteúdo aborda os 100 anos de moda e toda sua transformação. Para isso, descreve quais foram as adaptação e melhorias de cada época. Tudo pensado e reconstruído de tempo em tempo para atender o perfil de comportamento de consumo da sociedade.

A obra reúne estilistas clássicos, como Coco Chanel,Cristobal Balenciaga e Christian Dior. Além disso, traz também nomes contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.

livro de moda: 100 anos de moda

O Império do Efêmero Giles Lipovetsky

Esse livro dividiu opiniões desde o seu lançamento, na França, em 1987. De um lado, recebeu duras críticas; de outro, é considerado um verdadeiro guia dos anos 80

É a leitura perfeita para quem gosta de questionar, filosofar e entender significados mais profundos por trás da moda e sua movimentação pelo mundo. O livro aborda questões como momentos históricos e o papel da moda nas transformações que levaram ao surgimento das sociedades democráticas. 

Livro de moda: o império efêmero

Inventando moda Planejamento de coleção – Doris Treptow

Esse é um dos livros de moda considerado um verdadeiro guia. Ele explica o caminho completo para criar uma coleção e aborda todos os detalhes: desde uma breve história da moda, passando por consumidor, marca, design, pesquisa de moda, planejamento, desenvolvimento e até a promoção e comercialização.

A obra traz conceitos de moda e marketing, com uma metodologia de trabalho que possui foco principal nos designers. É referência obrigatória quando o assunto é planejamento de coleção!

Livro de moda: inventando moda

A moda imita a vida André Carvalhal

A moda imita a vida é um livro que traz, em sua essência, a relação da moda com o autoconhecimento. Não se trata de um material de autoajuda. Mas sim, de um livro de moda que aborda a relação de sucesso de uma marca com a vida das pessoas. 

Trazendo entrevistas com grandes nomes do mercado, a obra traça paralelos com os momentos de evolução, aprendizado, crescimento e os erros e acertos que estão ligados a uma marca de moda. Vale a leitura!

Livro de moda: a moda imita a vida

Cronologia da moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueeen Ny Stevenson

Esse livro pode ser considerado uma verdadeira organização cronológica da evolução da moda nos últimos séculos. Nele, você encontra mais de 100 ilustrações, que permitem um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até o século XXI.

Também traz a relação entre moda, artes e esportes, tecidos, estampas e muito mais. 

Livros de moda: cronologia da moda

Moda com propósito: Manifesto pela grande virada André Carvalhal

André Carvalhal tem mais uma indicação na nossa lista de livros de moda essenciais. Com um tom questionador, André aborda neste livro a necessidade de produzir e pensar a moda com propósito.

De fato, inspirar as pessoas que estão inseridas no mercado da moda a não produzir e criar mais com foco no consumo desenfreado, isto porque leva ao esgotamento do meio ambiente

Mais atual do que nunca, depois das grandes mudanças que vivenciamos nos últimos anos e o crescimento do slow fashion, a obra, de 2016, traz uma reflexão sobre hábitos de produção e também de consumo. 

Livros de moda: moda com propósito

Moda ética para um futuro sustentável Elena Salcedo

Essa é mais uma obra que aborda a necessidade de se repensar o processo produtivo da moda, em busca de alternativas mais sustentáveis. Temos acesso a uma profunda análise sobre os impactos da moda em seu formato atual. 

Além disso, é possível “viajar pelo mundo”, com várias ideias inspiradoras sobre como mudar nosso formato atual de produção. Do planejamento da coleção até o descarte de peças: todos os tópicos são abordados neste livro. 

Com certeza, essa obra precisa estar na sua lista de leitura, principalmente no momento atual onde cada vez mais os processos estão sendo repensados.

Livros de moda: moda ética para um futuro sustentável  Design de moda: Olhares diversos Doroteia Baduy Pires

Esta é a primeira publicação do gênero no Brasil. Ela apresenta ao leitor, diferentes leituras sobre o design de moda e suas etapas. 

Dorotéia Baduy Pires reuniu, neste livro, as análises de mais de 20 autores. Cada um deles aborda temas como o design de moda e as conexões desta área com muitas outras. 

Livros de moda: Design de moda -olhares diversos

Princípios de gestão de negócios de moda Susan Dillon

Nem só de história é feita a nossa lista. Um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio é a gestão. Nesta obra, Susan analisa processos e funções desta área que é tão diversa. 

Cada capítulo analisa um ponto fundamental para o sucesso de um negócio de moda, como as compras, a análise de tendências, o marketing e muito mais. Além dos conceitos, também são abordados casos práticos e exercícios que tornam os aprendizados aplicáveis. 

Esta é com certeza uma leitura obrigatória para quem busca uma produção com foco principal na gestão de negócios de moda. 

Livros de moda: principio da gestão de negócios de moda

Pesquisa e design Simon Seivewright

Esse é mais um dos livros de moda obrigatórios para quem deseja se aprofundar na área. A obra, extremamente completa, traz desde conceitos iniciais, como os tipos de briefing e a escolha de temas de coleções, até o desenvolvimento de peças personalizadas. 

Ou seja: muito conteúdo reunido em um livro incrível que traz todos os passos para a organização de um trabalho de criação. 

Livros de moda: Pesquisa e Design

Dica bônus: livros para estilistas

Os livros abordados na lista acima podem ser consumidos por estudantes de moda e profissionais das mais diversas áreas do setor. Mas existem muitas outras referências importantes dentro deste ramo. Por isso, trouxemos uma lista bônus com indicação de dois livros de moda especialmente para estilistas!

Color Forecasting: As Previsões de Tendências de Cores na Moda

Pense um minuto em qual cor simboliza a paz na maior parte do mundo: é o branco! Usamos esse simples exemplo para mostrar como as cores têm grande importância na sociedade e também são atreladas a determinados significados. 

Neste livro, a autora aborda a moda como cultura material, além de trazer informações sobre as pesquisas de tendências, suas metodologias e importância. 

Livros de moda: Color Forecasting: As Previsões de Tendências de Cores na Moda

Shopee

Desenho de moda – Técnica de ilustração para estilistas

O processo de criação de uma peça de roupas passa por várias etapas. Mas seu início é no desenho de moda. Este é o momento de o estilista expressar os conceitos da peça e suas referências. 

Além disso, o desenho de moda também é uma especificação técnica de um projeto que possui grande importância, tanto na parte criativa como na parte técnica das coleções. 

Este livro aborda o passo a passo para um desenho de moda, traçando todas as etapas necessárias, além de provocar reflexões sobre alguns conceitos. 

Livros de moda: Desenho de moda – Técnica de ilustração para estilistas

Schopee

Livros de moda são e sempre serão uma fonte de busca e conhecimento primordial para o desenvolvimento de todos os profissionais dessa área. A leitura e a busca por informações são sempre o primeiro passo para agregar conhecimento.

Quais desses livros você já leu? E quais vão entrar para sua listinha de leitura? Lembre-se que investir em conhecimento é essencial e essa deve ser uma busca contínua. 

Falando em conhecimento, no nosso blog você encontra diversas matérias sobre tendências, gestão, processo produtivo e mais. Acesse!


Deixe um comentário