Cor do Ano 2023: Pantone elege o tom Viva Magenta

5 dezembro, 2022


6 min (tempo estimado de leitura)

A Cor do Ano 2023 é o tom de vermelho Viva Magenta eleita pela autoridade em cores –  Pantone.

Para quem é antenado em tendências de cores, dezembro é sempre um mês de muita expectativa. É neste mês que a Pantone revela qual é a cor eleita como tendência para o próximo ano. Em 2023, não poderia ser diferente!

Na última quinta-feira (01/12), a empresa que é autoridade mundial em cores divulgou qual é a Cor do Ano 2023: Viva Magenta. Da família dos vermelhos, a cor de código Pantone 18-1750 transmite força e energia.

Depois de eleger o tom de roxo Very Peri (Pantone 17-3938 TCX) como Cor do Ano 2022, a empresa resolveu se manter nos tons vivos para a próxima temporada. 

 

De acordo com os especialistas da Pantone, a cor Viva Magenta é inspirada na natureza e nas coisas reais. Para eles, isso é muito necessário, pois vivemos uma era repleta de tecnologias.

Cor do Ano 2023: Viva Magenta

Na busca de evidenciar a natureza, a inspiração da Pantone para eleger a Cor do Ano 2023 foi a cochonilha. A cochonilha é um inseto que libera um corante natural avermelhado bastante precioso em todo o mundo.

A Viva Magenta se destaca por ser uma das mais brilhantes e fortes. Nas tendências, esse tom expressa um novo vigor e evidência a autoexpressão. 

A Pantone descreve a cor como corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo.

Além disso, a intenção da Cor do Ano Viva Magenta é explorar a dinâmica entre a Inteligência Artificial (IA) e criatividade humana para criar o “Magentaverso”. Descrita como uma cor híbrida, funciona entre o universo físico e virtual.

Esse tom de vermelho rosado apresenta um equilíbrio entre o quente e o frio. No design e na moda, a cor exala otimismo para criações criativas e assertivas, sendo um vermelho carmim que transmite ousadia.

A empresa também explica que essa cor deve transcender o design e a moda para refletir diretamente no estilo de vida dos consumidores em nível global.

Para isso, os especialistas Pantone estudam o comportamento do público e das culturas, entendendo o que está acontecendo e se destacando no mundo.

Post no Instagram da Pantone divulgando a Cor Viva Magenta

Viva Magenta ressalta o metaverso e a natureza na moda

A Cor do Ano Pantone 2023 é interessante pois destaca o universo virtual e o metaverso, mas sua coloração é extraída da natureza. 

O tom de vermelho passa um sinal de força para a população, que atravessam um momento de pós-pandemia e a guerra da Ucrânia.

Associada aos tons de vermelho, a Viva Magenta mantém viva desejos relacionados à paixão e amor. Para a WGSN, autoridade em previsões e tendências, para as próximas temporadas é essencial aplicar as cores para acalmar, acolher e energizar.

Neste sentido, as cores hipervibrantes revigoram os designs e evocam as sensações de cuidado e carinho, apropriados para estilos confortáveis. Além disso, o metaverso está influenciando nas criações de moda.

Comportamento do consumidor e a cor Viva Magenta

O público está cada vez mais demonstrando interesse por produtos relacionados ao digital. Por isso é essencial que as cores da sua coleção de moda possam ser inspiradas no metaverso: precisam ser atraentes em várias plataformas e ambientes.

A Pantone defende que a Cor do Ano 2023, a Viva Magenta, é perfeita para esse cenário. Essa cor deve dominar o mercado no próximo ano, ditando um mundo mais positivo nos cenários digital e físico.

A Viva Magenta é elegante e facilmente conceitual e comercial. Utilizar a psicologia das cores para se conectar aos consumidores é importante: você precisa pensar em produtos e cores que se conectem emocionalmente com seu público-alvo

Esse tom de vermelho vibrante da Cor do Ano transmite otimismo e por isso deve ser evidenciada.

Cartela de Cores Zanotti e a Viva Magenta

A Cartela de Cores da Zanotti Elásticos reúne tonalidades que transmitem otimismo, com uma paleta que vai de tons vibrantes até pastéis e básicos.

Conforme citamos acima, harmonizar o tom e o design das peças é essencial para atender aos desejos do público.

As dicas relacionadas ao uso abundante de cores para transmitir criatividade, alegria e conexões positivas aparecem nos portais de moda.

Por isso, nas suas coleções, procure criar modelos onde a felicidade aparece como ponto de destaque.

Percebe-se que, por mais que os consumidores estejam voltados ao universo digital, também esperam que as peças transmitam autenticidade e promovam o bem-estar e conforto.

Neste ponto a Cor do Ano 2023 Viva Magenta e sua paleta harmoniosa fazem sucesso. Na Cartela da Zanotti, as cores Ninfa (Pantone 17-1842 TCX) e Lipstick (Pantone 19-1656 TCX) estão relacionadas para criações otimistas e dentro dos tons de vermelho.

A cor Lipstick é um tom de vermelho mais escuro, ideal para lingeries e peças das linhas romântica e sensual. Peças sedutoras, românticas e luxuosas ganham uma pegada digital ao aplicar tons escuros. Confira a inspiração abaixo.

Lipstick é inspirada na paleta da cor do ano 2023.

Por outro lado, a cor Ninfa é mais viva e alegre que o Lipstick. Ideal para coleções Primavera/Verão e que transmitem alegria, essa cor é viva e mais clara – similar a um rosa avermelhado. Ninfa faz sucesso na cartela de cores da Zanotti e está entre a paleta monocromática da cor Viva Magenta.

Ninfa é inspirada na paleta da cor do ano 2023.

Além das cores próximas a Cor do Ano 2023 Viva Magenta, a dica da Zanotti para você se inspirar e arrasar nas próximas coleções é conferir o nosso editorial.

É um conteúdo rico, com informações de tendências, fotos e vídeos-looks, painéis inspiracionais, dica de paleta de cores e moldes gratuitos para download. Todas as dicas e conteúdos são com base no portal WGSN para as próximas temporadas.           Para acessar de forma gratuita, clique no banner abaixo.

banner com frase para download do guia fashion Leveza Sensorial da Zanotti


Deixe um comentário