Os hábitos de consumo das novas gerações são super diferentes dos nossos. Conheça as tendências de moda íntima para adolescentes e pré-adolescentes.
A geração Alpha, que compreende as pessoas nascidas a partir de 2010, está aos poucos chegando ao mercado. As pessoas mais velhas dessa geração já têm por volta de 12 anos. O que significa que já fazem parte do universo de consumo, e estão atentos ao posicionamento das marcas.
Com a puberdade começando mais cedo, também é notável que as marcas de moda íntima precisam estar preparadas para as necessidades desse público.
Por isso, é muito importante conhecer as principais tendências de moda íntima para adolescentes e pré-adolescentes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Geração Z x Geração Alpha
O público de adolescentes e pré-adolescentes engloba nascidos no final da geração Z e no início da Geração Alpha. O grande marco que divide essas gerações é o lançamento do primeiro iPad.
Esses consumidores, mesmo tão novos e ainda vivenciando a supervisão dos pais, já começam a mudar o mercado com sua nova visão de mundo.
Por isso, a comunicação das marcas precisa estar alinhada a essas novas necessidades. E também oferecer produtos que contemplem o que essas gerações buscam.
Tendências de moda íntima para adolescentes e pré-adolescentes
Um ponto relevante, que embasa boa parte das tendências identificadas é a importância da experiência de compra. Pense que, mesmo que os pais ainda tenham papel fundamental no acompanhamento e supervisão no momento das compras, oferecer uma boa experiência para os adolescentes é fundamental.
Isso pode, inclusive, ajudar na fidelização de clientes dessa faixa etária. Que podem continuar comprando da sua marca após terem vivenciado uma boa experiência em uma fase tão importante e desafiadora.
Entre as principais tendências de moda íntima para adolescentes e pré-adolescentes que você precisa ficar atenta estão:
Numeração com inclusão
Na pré-adolescência e adolescência, é normal que o corpo das meninas ainda mude bastante, pois estão passando pela fase de crescimento. E essa fase é diferente para cada pessoa. Por isso, é super importante que no seu mix de produtos você tenha peças que atendam às diversas numerações.
Dados do e-commerce da WGSN, uma das maiores referências mundiais em tendências, mostraram um crescimento grande na busca por peças nos tamanhos XG e XGG nos Estados Unidos e na Europa.
Ou seja: sua marca precisa estar preparada para trabalhar com diferentes numerações em todas as linhas de produtos, não apenas na moda íntima adulta.
Mas a inclusão vai além da numeração. Também é necessário pensar, por exemplo, numa multiplicidade de opções de peças em tons de nude. Afinal, um sutiã em tom nude discreto é uma peça fundamental para momentos como o ambiente escolar.
Como estamos falando de um público em fase de desenvolvimento, é normal que as meninas cresçam rápido. O que significa que suas peças também precisam estar preparadas para isso.
Busque inovações, como tecidos e modelagens diferentes, que possibilitem que a peça acompanhe o crescimento da consumidora.
Modelagens e designs esportivos
Os famosos tops de academia também podem fazer parte do universo da moda íntima para adolescentes e pré-adolescentes. Peças com tecidos flexíveis e sem costura oferecem muito conforto. E são ideais para essa fase onde os seios estão mais sensíveis.
Mas sempre pense em soluções voltadas especificamente para o público certo. Os sutiãs sem costura podem ser produzidos com modelagem, cores ou estampas mais alinhados com o desejo do público.
Uma boa ideia é usar os nossos elásticos de domínio público na base dos tops ou na cintura das calcinhas. Recomendamos os elásticos IMM Body Power 40, IMM Canelado Mescla 40, IMM Feminina Girl 30, IMM Love 30, e IMM Stars 30
Outro detalhe importante, que tem tudo a ver com o tópico de conforto que falaremos na sequência, é a necessidade de um cuidado específico com os aviamentos utilizados na produção das peças para essa faixa etária.
Lembre-se que estamos falando de pessoas que estão iniciando sua experiência com os sutiãs. Então é importante oferecer peças com aviamentos que não machuquem a pele, nem prejudiquem a mobilidade.
Uma alternativa, que combina com o grande volume de buscas pelas peças com cara esportiva, são os tops sem abertura e fechamento.
Conforto
Já falamos várias vezes aqui no blog sobre a importância do conforto na produção de qualquer tipo de peça. E, quando nos referimos à moda íntima para adolescentes e pré-adolescentes, isso é ainda mais importante.
Porém, falar simplesmente em conforto parece não ser mais o suficiente. Dados do e-commerce da WGSN mostram que o número de buscas com termos como “sutiã respirável” tem aumentado nos Estados Unidos e Europa.
Isso evidencia que o conforto é sim buscado. Porém, atualmente as consumidoras têm cada vez mais informação. E as buscas específicas, pelos benefícios que as peças podem trazer, têm ganhado maior destaque.
Para se adequar a essa tendência, invista em materiais como as fibras e tecidos naturais, que já tem sua segurança e benefícios amplamente difundidos. Também, tenha atenção ao custo-benefício das peças produzidas.
E evidencie isso em sua comunicação. Se a peça conta com determinado material que oferece respirabilidade, controle dos odores, ou qualquer outro benefício, é preciso deixar isso claro para o público.
Materiais sustentáveis
Cada vez mais os consumidores buscam por peças que realmente solucionem alguma demanda. E, nesse sentido, investir em produções com materiais sustentáveis e de alta qualidade é importante para produzir peças duráveis e com bom custo-benefício.
Além disso, a preocupação com o meio ambiente e a natureza também vem crescendo, especialmente entre as novas gerações.
Por isso, é preciso ficar atento a todos os pontos que podem influenciar em uma decisão e consumo dos novos consumidores.
O que significa que essa geração de consumidores não vai apenas avaliar a peça final que sua marca comercializa. Mas sim prestar atenção em todo o processo de produção, da compra da matéria prima até as relações trabalhistas da empresa.
Propagandas voltadas à educação
Mais do que comprar um sutiã ou uma calcinha, as meninas na fase da adolescência e pré-adolescência querem se sentir acolhidas em um período de tantas mudanças. Uma boa forma de a sua marca contribuir com isso é investir em propagandas e canais voltados para a educação do público.
Você pode contar com blogs, podcasts ou até mesmo divulgar algumas postagens em seu Instagram ou TikTok. Com dicas para tornar mais tranquila a passagem por esse período.
Sugestões de produtos Zanotti para suas produções
Para garantir que as peças de moda íntima para adolescentes sejam confortáveis e tenham boa durabilidade, é imprescindível contar com produtos de qualidade para sua confecção.
No catálogo da Zanotti, você encontra dezenas de opções, entre alças, bicos debruns, viéses e muito mais.
Nossa sugestão é usar alças de largura menor, para manter a delicadeza das peças. Para as pré-adolescentes, o ideal é usar alça de 6 ou 7 milímetros de largura, como a Cactus 7 e a Clívia 6. Essa largura de alça é ideal para peças que não precisam de tanta sustentação.
Para as peças voltadas para o público adolescente, o ideal é usar alças de largura 10, que proporcionem uma sustentação maior. Sugerimos a Cactus 10, que é um dos destaques do nosso mix. Além dela, também estão disponíveis na largura 10mm as alças Genciana N, Hera 10 e Papiro N.
No nosso mix, você também encontra 8 opções de debrum, além de muitas opções de bico com diferentes larguras. Para garantir um acabamento bonito e confortável e contribuir para a durabilidade das peças.
Outro produto essencial para a confecção das peças são os elásticos embutidos, que também garantem o conforto das peças. Eles podem ser aplicados no cós das calcinhas e também na base de sutiãs e tops. O Elástico Embutido Jaraguá é nosso principal produto da linha, e está disponível em diferentes larguras.
O que a sua marca vem fazendo para se adequar aos novos hábitos de consumo? Você está preparada para oferecer alternativas diferentes, que estejam de acordo com o que as gerações Z e Alpha buscam?
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