Mulher jovem gravando conteúdo para tiktok para empresas

TikTok para empresas: como usar para sua marca de moda

13 setembro, 2022


7 min (tempo estimado de leitura)

O TikTok é uma rede social com foco no entretenimento, mas tem trazido à tona tendências de moda e novos comportamentos. Entenda como utilizar o TikTok para empresas.

A internet veio para revolucionar a forma como as empresas enxergam o mercado consumidor, que está cada dia mais atualizado e buscando tendências, principalmente nas redes sociais

Dentre as inúmeras formas de buscar conteúdo de entretenimento, principalmente a geração Z, tem encontrado no TikTok a grande fonte de informação, tanto de moda quanto de estilo de vida e de personalidade. 

É com este olhar comercial, que o TikTok está sendo para as empresas, uma maneira direta de divulgar a sua marca.

De acordo com a própria plataforma, cerca de 3 em cada 4 pessoas disseram ter comprado um produto de moda por ter visto na rede social.

Os dados mostram que 64% das pessoas já compraram roupas, 59% compraram acessórios e 47% adquiriram calçados.

O que significa que, considerando os milhões de usuários desta plataforma, o número de pessoas que consomem a partir do TikTok, é muito grande.

Ainda dentro desta pesquisa, os números apontam que 78% descobriram uma marca ou produto através do TikTok e 77% dos que descobriram esta novidade, foram buscar mais informações.

Então, com estes números é possível perceber que a função do TikTok não é somente entretenimento, mas uma forma de ter acesso a conhecimento e as tendências de moda.

Qual o diferencial do TikTok? 

A geração Z, (nascidos entre 1995 e 2010) é a que mais consome conteúdo do TikTok. Eles buscam a diversificação, constância e dinamismo nas publicações.

A maioria das publicações dessa rede social são vídeos caseiros, sem grandes produções e editados com os recursos do próprio aplicativo. 

Mas com a popularização da rede é cada vez mais comum vermos vários segmentos apostando na produção de conteúdo nessa plataforma. E aqui falamos de conteúdo de forma variada, temos as famosas trends, vídeos informativos e claro, seguimos com muita dancinha! 

Ainda, virou mania entre as pessoas desta geração, como forma de se manter atualizado, buscar novidades sobre moda, comportamento ou estilo de vida. 

Por isso, o TikTok para empresas é uma grande ferramenta para divulgar seu trabalho, sua marca e suas produções.

Além de ser um lugar que atrai muitas pessoas, tanto de geradores quanto de consumidores de conteúdo, o TikTok acabou criando uma grande leva de influencers.

A plataforma tem se tornado chamariz para muitas marcas que querem promover sua empresa.  Grandes marcas estão investindo, interagindo e criando desafios, dentro da modalidade que já é usual do aplicativo.

Entre as tendências que já surgiram ou se popularizaram por causa do app, podemos citar a moda vintage, o Quiet Luxury e o estilo emo. Mas essas são apenas algumas, já que a plataforma é conhecida por impulsionar tendências.  

Jovem bonita usando celular para gravar conteúdo do tiktok para empresas

Como usar o TikTok para empresas e marcas de moda

Você já imaginou divulgar sua marca, e atingir mais de 500 milhões de pessoas ao mesmo tempo? Esse é o número atual de usuários ativos do TikTok!

Através dele, é possível alcançar um público amplo e de maneira envolvente de se conectar com os clientes em potencial.

Mas, antes de criar a conta da sua marca no app, você precisa entender se o seu público está lá. 

Seu público alvo está no Tiktok?

Antes de decidir por um canal de comunicação, rede social ou outro local, seja na internet ou fora dela, é preciso saber se o público que consome o seu produto, está realmente naquele lugar.

Ao realizar qualquer investimento, é preciso entender se vale a pena trabalhar nesta ou naquela plataforma. Para isso é preciso conhecer qual o perfil do seu público consumidor.

O próprio TikTok entende que sua plataforma é bem direcionada ao público mais jovem, com raras exceções.

A grande maioria dos seus usuários está na faixa etária de 16 a 24 anos.  Então, se este é o seu nicho, este é o lugar certo para você se estabelecer. 

TikTok para empresas: por onde começar?

Antes de iniciar qualquer planejamento de marketing da sua marca, primeiro é preciso conhecer a plataforma, a maneira que se comunica e o perfil dos seus usuários.

A partir deste conhecimento é que serão definidas as estratégias de marketing digital, e decidido que tipo de conteúdo é preciso criar para atingir bons resultados. 

Após todas essas avaliações, você pode começar a criar vídeos curtos, envolventes e originais, dentro da faixa etária da maioria dos seguidores.

Também vale apostar em formas de trazer as trends do momento para o seu nicho de atuação.

Outra dica importante é usar técnicas de filmagem para produzir vídeos de qualidade, que chamem a atenção do público.

A ideia é que sejam conteúdos dentro da estética e perfil dos materiais vistos comumente na plataforma.

Mulher jovem gravando conteúdo para o tiktok

O que é possível fazer?

Além dos passos iniciais que trouxemos acima, existem várias possibilidades de uso do TikTok para sua marca. Confira nossas dicas: 

  • Use hashtags e desafios para envolver seu público;
  • Mantenha seus vídeos curtos e vá direto ao ponto;
  • Seja criativo e original nas suas produções;
  • Fale a língua do seu público alvo;
  • Tenha uma postura menos comercial;
  • Preste atenção nos concorrentes;
  • Incentive o compartilhamento;
  • Contrate influenciadores;
  • Crie vídeos engraçados;
  • Invista em anúncios pagos;
  • Seja original;
  • Produza conteúdo em tela cheia;
  • Escolha músicas do momento;
  • Invista nas lives;
  • Observe antes de tudo se seu público realmente está nesta plataforma.

Mulher fazendo atividade física e gravando vídeo para o tiktok

Apostar em marketing no TikTok, pode ser uma ótima forma de melhorar o reconhecimento do seu negócio e atrair mais clientes.

Esta é uma rede social que tem um grande potencial de crescimento. Se você ainda não utiliza a plataforma como estratégia de divulgação, comece a pensar em investir aos poucos. 

Vá fazendo testes e descobrindo maneiras de aumentar a audiência e fazer com que os usuários da plataforma conheçam e comprem da sua marca.

Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso aos mais diversificados conteúdos sobre moda e tendências. Boa leitura!


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