Mulheres com sacolas de compras vestindo roupas da tendência Quiet Luxury,

Tendência Quiet Luxury: conheça o movimento inspirado nos anos 90!

16 agosto, 2022


7 min (tempo estimado de leitura)

O Quiet Luxury e a exclusividade andam de mãos dadas. O luxo discreto é valorizado principalmente por que apenas algumas grifes têm esta tradição. Saiba mais.

O mundo da moda é super dinâmico e, por isso, é normal vermos várias tendências surgindo. Principalmente com o abrandamento da pandemia, os lançamentos também passaram a refletir o novo momento que estamos vivendo. 

Enquanto alguns consumidores estão optando pelo minimalismo na escolha das peças, outros preferem extravagância, expressando assim o sentimento de liberdade após o isolamento social.

Cores vibrantes, recortes, transparências, plumas… Tem de tudo um pouco pelas ruas. Para quem gosta de um estilo mais descontraído e por vezes até exagerado, as últimas temporadas foram perfeitas. 

Por outro lado, tendências focadas no menos é mais, na sustentabilidade e no consumo consciente também vêm surgindo. O tema que iremos abordar hoje é o Quiet Luxury: essa estética teve seu auge nos anos 90 e agora voltou com tudo!

O principal foco da Quiet Luxury são peças mais duráveis e versáteis, além de uma estética limpa e minimalista, ressaltando a discrição e a elegância como artigos de luxo.

Mas afinal, o que é a tendência Quiet Luxury?

O Quiet Luxury, ou luxo quieto, em tradução literal, são peças produzidas por marcas mais preocupadas com a durabilidade e versatilidade. O que se pode observar é uma produção sem muitas cores e detalhes.  

Esse estilo agrada, principalmente, pessoas que preferem um visual clean e elegante, sem muitas cores. Também é ideal para quem, dentro dos sete estilos universais de moda, se encaixa no estilo tradicional/clássico e elegante/refinado. 

Ao contrário de tendências recentes como o Y2K, que traz de volta às ruas as principais peças dos anos 2000, o foco do Quiet Luxury é a elegância discreta. Nesta modalidade, o destaque é ser prático com classe, é ser básico com elegância.

Outro detalhe que identifica esta tendência são as cores neutras, como os tons de nude, combinados com cortes retos e tradicionais. É o marrom, cinza, preeto, branco e bege que predominam. 

Essas cores podem ser combinadas entre si ou usadas no tom sobre tom. Apesar do foco em tons discretos, você também pode incluir pontos de cor nos looks. Uma boa combinação é apostar em acessórios de cores mais chamativas para trazer mais estilo às produções. 

Três mulheres elegantes andando pela rua usando roupas no estilo Quiet Luxury,

Inspirações para aderir a tendência

No tópico anterior trouxemos algumas das principais características das peças que seguem essa tendência. Mas você sabe como incluir o Quiet Luxury no dia a dia?

A principal forma é buscar por marcas que tenham foco na matéria-prima de qualidade, além de um cuidado especial na produção das peças. Como comentamos, uma das características é a durabilidade das peças, portanto opte por marcas que usam tecidos e aviamentos de qualidade

Algumas marcas tradicionais como Bottega Veneta, Hermés, Salvatore Ferragamo e Brunello Cucinelli trazem peças nesse estilo. São marcas com confecção quase 100% artesanal, utilizando até técnicas de alta costura.  

Entre as peças que podem fazer parte de um guarda-roupas nesse estilo estão blazers e calças de alfaiataria e camisas. Além de peças diversas em tons nudes e terrosos e tecidos como linho e algodão. 

A partir daí é só montar as combinações. Você pode optar por jeans lisos e camisa de algodão, caso não queira montar uma produção apenas com peças desse estilo. Também vale incluir no guarda-roupa algumas peças em tricô.

Mulher jovem elegante vestindo roupas Quiet Luxury, no meio das flores

Na moda íntima, lingeries que são pensadas para o dia a dia e para manter o conforto podem ser encaixadas dentro da tendência. Afinal, no momento atual, a ênfase se dá para peças com versatilidade e durabilidade.

Outro foco nessa temporada são as lingeries de festa. Elas podem ser usadas por baixo de alguma peça ou como sobreposição, principalmente os modelos rendados, com tule ou bordados.

Entretanto, para que uma peça de moda íntima faça parte desse movimento, é importante ressaltar a qualidade dos materiais e aviamentos usados. Procure por alças, debruns, bases, bicos, viés e tecidos que sejam altamente de qualidade e que possuam alta durabilidade.

A Zanotti Elásticos está por dentro de cada uma das tendências e é por isso que garante em seus produtos a durabilidade, qualidade, versatilidade e excelência em fitas elásticas.

jovem loira usando lingerie preta no estilo Quiet Luxury

A sustentabilidade e a quiet luxury

Quando se procura a definição de luxo e sustentabilidade, se percebe que não há nenhuma ligação direta que possa aproximar os dois termos.

O luxo pode ser relacionado com brilho, elegância, com um certo equilíbrio entre o parecer e o ser. No dicionário Aurélio, se define luxo como modo de vida, grandes gastos, ostentação e prazer. 

Já a palavra sustentabilidade tem origem do latim, “sustentare”, que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade normalmente está ligado ao ecologicamente correto.

Então, como fazer uma ligação entre estes dois conceitos? 

Vamos começar juntando o que pode aproximar os dois termos. Com o aumento das discussões em torno de temas sociais e ambientais, o conceito de luxo tende a mudar, evoluir e sofrer transformações. 

Seguindo esta linha, se nós passarmos a ver como luxo algo que dê prioridade para a durabilidade e orgulho em comprar menos e melhor, damos o primeiro passo para que estes dois termos se tornem menos distantes. 

Seguindo esta linha de pensamento, então, o luxo sustentável é uma realidade. Esta é uma estratégia para que todas as marcas que estão se preocupando com as questões sociais e de meio ambiente, passem a pensar e produzir de forma diferente. 

Portanto, sai na frente quem conseguir ser diferente no mercado, apresentando produtos que mesclam sofisticação, exclusividade, criatividade, naturalidade e sustentabilidade. 

Mulher adulta sorridente e feliz usando roupas no estilo Quiet Luxury, dentro de casa

A tendência Quiet Luxury, que teve seu auge nos anos 90, voltou com uma nova pegada, agora com destaque para sustentabilidade. Os termos que tem uma distância gramatical e de significado, se unem pela nova maneira de ver e produzir moda. Pensando em peças de alta qualidade, sem deixar de lado a elegância, primando pelo menos é mais. 

A definição de luxo neste caso, é optar por peças que mesclam elegância e sofisticação com durabilidade, versatilidade e cores neutras. Pensando em menor consumo e menor desperdício.

E você, já aderiu ao Quiet Luxury? O que acha dessa tendência? Em nosso blog você encontra diversos outros conteúdos sobre tendências e confecção. E, em nosso vídeo-book gratuito, você tem acesso a uma pesquisa de tendências completa, além de muitas referências das principais linhas de estilo. Clique no banner abaixo e acesse!


Deixe um comentário